Um cachorro que não precisa passear pode ser o “sonho” de muitos tutores. Especialmente aqueles que moram em apartamento. No entanto, é preciso tomar cuidado com esse tipo de “critério” para escolher um cãozinho, já que ao adotar um dog, a sua vida vai mudar.
Neste artigo, o Portal do Dog vai te ajudar a entender mais sobre o tema e a importância dos passeios na vida dos cães. Continue lendo e saiba mais sobre cachorro que não precisa passear e se eles realmente existem.
Afinal, existe cachorro que não precisa passear?
Não existe cachorro que não precisa passear, já que essa é uma necessidade latente na vida de todos os cães. Especialmente aqueles que vivem muito tempo dentro de um local muito fechado e sem estímulos, como é o caso da grande maioria dos apartamentos.
No entanto, alguns tutores podem encontrar cachorros que não precisam passear tanto assim, o que é bem diferente de não precisar passear nunca.
Os cães com poucas necessidades de passeios são aqueles que tem alguma condição especial, como os braquicefálicos, ou os cães de apartamento, como é o caso do Yorkshire.
Mas ainda assim, os passeios são importantes e estimulantes para várias condições de saúde física e mental. Portanto, não existe cachorro que não precisa passear. Mas existe, sim, cachorros que podem passear pouco durante a sua vida adulta.
Por que os passeios são tão importantes para os cachorros
Os passeios são muito especiais para a vida do cão. Alguns usam os passeios para irem ao banheiro, mas as necessidades de uma boa caminhada são muito maiores do que apenas ir ao banheiro.
Abaixo, veja por que você deveria levar o seu dog para passear mais durante a sua vida de adolescente e adulto.
- Gasto de energia física e mental;
- Faro e investigações;
- Socialização e reconhecimento do ambiente;
- Redução de ansiedade;
- Perda de fobias e medos;
- Mais abertura para adestramentos;
- Menos destruição de coisas em casa.
Continue lendo.
Gasto de energia física e mental
Uma das principais necessidades de um cachorro é ter um bom gasto de energia física e mental. Independente da raça e do tamanho, os cães precisam receber os estímulos certos para não canalizarem determinados tipos de energia nas coisas erradas.
O gasto de energia física serve para os cães da mesma maneira que para os humanos: ajuda a conservar a saúde, melhora o condicionamento físico, a autoestima e reduz quadros de depressão ou ansiedade.
Já o gasto de energia mental é também muito importante, fazendo com que o cão se torne mais calmo e até durma melhor a noite.
Cachorro que não precisa passear – Faro e investigações
Os cães gostam de farejar. Faz parte do seu dia a dia encontrar pistas e assim se certificar de que seu ambiente é realmente seguro. Por isso, levar o cão para passear é tão importante, já que nesse momento ele poderá farejar bastante.
Se você estiver em um local aberto e seguro, deixe a guia do cão bem longa para que ele possa ir explorando o ambiente. Ele vai adorar. Mas se certifique de que o local é realmente seguro para ele e não seja perto de estradas.
Você pode até mesmo estimular o cão a farejar levando ele para passeios em locais diferentes.
Veja também: Importância de farejar no passeio – Por que os cães precisam disso?
Socialização e reconhecimento do ambiente
Os cães precisam socializar e reconhecer o ambiente em que estão. E como eles fazem isso? Basicamente, durante os passeios na rua perto de casa. Isso ajuda a deixá-los mais confortáveis, pois eles sabem onde estão e o que tem por perto.
Se o seu cão ainda não é socializado, é fundamental que você faça isso o quanto antes. Afinal, a socialização garante muito mais tranquilidade e conforto físico e mental para o dog.
Caso você não saiba como fazer, veja este artigo: Como socializar filhotes de cachorro.
Não há necessidade de forçar a barra. Vá aos poucos, se não, o seu cão pode ficar mais assustado e bravo do que socializado.
Cachorro que não precisa passear – Redução de ansiedade
A ansiedade é um problemão para os cães. Com ela, eles ficam muito mais passivos a sentir raiva, tristeza e outros sentimentos ruins. Eles também podem se tornar cães destruidores.
Durante os passeios, portanto, o cão pode ter uma grande redução dos níveis de ansiedade, já que ele estará gastando energia física e mental.
Especialmente os cães que ficam muito tempo dentro de casa e sem estímulos de brincadeiras ou gasto de energia, precisam mais do que nunca de atividades para reduzir a ansiedade.
Cachorro que não precisa passear – Perda de fobias e medos
Os cães quem têm medo de tudo sofrem todos os dias por causa disso. E o tutor precisa entender essa condição, além de respeitá-la.
Passear com o cão e oferecer outros estímulos visuais, de faro e de audição, podem fazer com que o cão, aos poucos, perca esses medos.
Mas cuidado: eles são muito sensíveis e, os estímulos errados podem deixá-los ainda mais assustados e piorar qualquer quadro de fobia.
Para fazer isso, conte com ajuda profissional, de alguém que sabe como lidar com cães com medo.
Mais abertura para adestramentos
Os cães adestrados são muito mais tranquilos. Afinal, eles têm uma rotina, sabem que o tutor é o seu guia e por isso não têm muito com o que se preocupar.
Portanto, os passeios ajudam a deixar o cão mais aberto a adestramentos, já que ele vai ter menos energia e ansiedade para se preocupar naquele momento.
Menos destruição de coisas em casa
E por fim, um cão que passeia e gasta energia é um cão menos destruidor em casa. Se você tem um cão que destrói tudo o que vê pela frente, o problema pode estar justamente na falta de passeios.
Cachorro que não precisa passear não existe, embora alguns precisam menos do que outros. Por isso, considere montar uma rotina adequada de passeios para o seu melhor amigo.
Cuide do seu dog!