O vômito, ou também conhecido tecnicamente por êmese, é um dos sinais clínicos mais encontrados nas principais doenças, tanto dos animais quanto nos seres humanos. No caso dos animais domésticos, é o principal sintoma que faz com que o tutor perceba que há alguma anormalidade no seu cão, acarretando bastante preocupação. A maioria das queixas na clínica veterinária, é que o animal apresentou nos últimos dias ou horas vômitos pela residência.
Vômito em cachorros. Foto: ReproduçãoAo contrário do que muitos pensam, o vômito pode ser uma reação boa para o animal, pois a êmese é nada mais nada menos que a expulsão do conteúdo gástrico, podendo ser desencadeada por vários fatores, como: Problemas gástricos, intoxicação, ingestão de alimento estragado, alergia a componentes de algumas rações e etc. Nem todo vômito é sinal de uma doença grave. É importante que todo tutor saiba, que animais tem o costume de comer plantas que contém no quintal das casas. Essa prática feita pelos cães ainda não tem uma explicação científica, porém há teorias que alegam que eles usam as plantas como “ervas medicinais”para provocar o vômito quando estão enjoados. Nem sempre os vômitos são sinais de ingestão de plantas, as doenças virais e de outras origens causam bastante êmese no animal.
Existe uma grande confusão por parte dos proprietários de animais no que diz respeito à diferença entre vômito e regurgitação. O vômito é quando o conteúdo aparece 90% digerido, ou seja, o conteúdo se apresenta sem forma. Já na regurgitação, é possível ver a forma do alimento, como: arroz, pedaços da ração, carne , entre outras coisas. Há algumas classificações de vômitos na medicina, porém as duas principais, para ajudar a descobrir a causa primária que provocou essa ação, são as seguintes:
Vômito Alimentar: Esse tipo de vômito é de fácil percepção. Nesse caso, o conteúdo do vômito apresenta partículas digeridas de comida caseira ou ração. Essa condição é bastante comum, principalmente no caso de tutores que trocam de alimentação semanalmente e bruscamente.
Vômito Biliar: Ocorre principalmente em cães que estão há alguns dias sem se alimentar. Tem sua forma líquida e amarelada.
É importante que qualquer vômito que o animal apresente, seja verificado pelo tutor. O animal normalmente vomita, principalmente os que são criados soltos em sítios e casas, por conta da ingestão de plantas. Todo animal que apresente vômito deve ser levado a um médico veterinário para uma avaliação. Muitos tutores só levam o seu cão quando o mesmo apresenta um quadro bastante avançado. A êmese é um sinal clínico que é apresentado na maioria das doenças dos cães, principalmente no estágio inicial, como a Cinomose, Parvovirose, Ehrlichiose, Coronavirose, entre outras. Além de poder ser um sinal de uma doença grave, o vômito feito em repetidas vezes, causa uma desidratação severa no cão, levando-o à óbito. Qualquer comportamento anormal no seu cão, leve-o imediatamente a uma clínica. Uma doença tratada no início aumenta muito as chances de uma excelente recuperação.
[george]
Por Ian Bono
O meu volta e meia vomita no carro :/
Por Sandra Roussenq Souza
Agora…
pergunto pra você:
Quantos você já viu que
passaram dos 15!?
Como isso!?
Como tanta diferença!?
Eu respondo essa pergunta nessa
pequena apresentação aqui!
Ali você vai descobrir a resposta dessa pergunta….
Também vou mostrar pra você como você pode simples e facilmente ter
um cachorro podendo viver até 134% A MAIS que a média!
Nada mal não!? 🙂
Então dá uma olhada aqui
que eu já conto pra você como fazer isso!
Abraços!
-Cássio
PS: sabia que o cachorro mais velho do mundo viveu 29 anos e 282 dias!?
“Éééé amigo… o Brasil vive um drama!”, como diria meu bom e velho
amigo Galvão Bueno…
E o segundo cachorro mais velho viveu
exatos 29 anos e 193 dias…
E o terceiro, 29 anos e
160 dias…
E todos de raças, regiões, temperaturas, países e o que for diferente… Tudo
diferente MENOS um
detalhe específico:
E o que fez a diferença é isso aqui <
Por André Dal Corsi
am?
Por maria do socorro
Boa tarde, meu nome e maria carneiro, gostari de saber se o a minha cachorra pode comer arroz bem cozido sem temperos com file de frango desfiafo tb sem tempero. E se realmente a cebola e o alho sao realmente veneno p o cao?
Por Sandra Roussenq Souza
Minha resposta não foi postada …Imagino o porquê.
Dê tudo o que puder, como filé de frango e peixe com legumes como cenoura, abobrinha italiana refogada, a comum. Frutas alcalinas, pouco…Arroz, segundo acabei de ler, contém um pouco de arsênico- dê com moderação..poucas vezes…A cebola e o alho fazem bem à saúde dos humanos.Não sei responder se faz bem para cães…pois são alergênicos para algumas pessoas. Nunca dê uvas para seu cão, ele pode desenvolver insuficiência renal aguda ou crônica. Fuja das rações. Falo por mim e pelo que soube e estou vivenciando.
Por Valeria
Tenho um Schnauzer pequeno que vai fazer 17 anos em Janeiro/2014, ninguem acredita a idade dele porque ele corre e pula muito quando chega alguem em casa que ele gosta ou mesmo quando colocamos a coleira nele pra dar uma voltinha. Sempre criei meu cãozinho (Petrus) com alem da agua, a ração pedigree nos pratinhos dele no chão. Hoje em dia como ele esta perdendo os dentes dianteiros por causa da velhice, compro aquele saché da Pedigree e misturo com arroz. Ele adora! Nunca passou mal, nunca teve diarreia. Graças a Deus.sobe escadas aqui de casa num pique melhor que qq um.De vez em quando meu filho dá pao de queijo a ele,pois fica maluquinho só com o cheiro. Veterinários nao recomendam nada disso (p. de queijo, arroz etc..) mas se o meu Petrus esta feliz e saudavel, isso é que importa. Porque nao deixar-lo comer de vez em quando algo que ele goste, a vida desses bichinhos são tão curtas.