Um problema comum de quem cuida de um cachorro é a queda de pelos. E muitos donos se preocupam em como tirar pelo do cachorro do banco do carro.
É bem normal, e algumas raças soltam mais que outras, só que esses pelinhos podem gerar desconfortos principalmente nos bancos do carro.
Ao passear com o pet no automóvel é inevitável não ficar aqueles pelinhos nos estofados do carro. E para piorar, tirar esses pelos pode ser uma tarefa trabalhosa, mas não precisa ficar assustado, já que com essas dicas a limpeza dos bancos do carro vão ser bem mais simples.
Essas dicas vão desde objetos simples, encontrados em casa ou em algum mercadinho, aos próprios para fazer limpeza.
Luva de borracha para tirar pelo do cachorro do banco do carro
Essa é uma daquelas dicas que todo mundo precisa saber. Além de ser bem econômico e fácil de encontrar, as luvas de borracha são eficazes para remover aquele pelinho que fica no banco do carro.
Ele também funciona em outros lugares como no sofá e na cama. O truque é o seguinte, você só vai precisar de um par de luvas, prefira as que possuem textura nas pontas dos dedos. Depois é só colocar a luva e fazer movimentos circulares com as pontas, juntando os pelinhos e removendo com muita facilidade.
Outra opção antes de remover os pelos com a luva é usar uma solução de água e amaciante, misturando metade de cada ingrediente e depois umedecendo a área que deseja remover os pelos.
Esponja
Esponja é um acessório de limpeza bem comum e muito utilizado nos diversos lares. E para aqueles pelinhos, a esponja vai ser uma ótima e prática forma de removê-los. Basta molhar a esponja, pode ser usada aquela solução de água e amaciante, tirar o excesso e esfregar pela superfície a ser limpa. É bem simples de fazer e quando a esponja estiver cheia de pelos é só molhar novamente, tirando o excesso de água e dos pelos que ficaram na esponja e passar novamente até que a limpeza fique concluída.
Use bexiga para tirar pelo do cachorro do banco do carro
Talvez você já conheça uma experiência que consiste em esfregar a bexiga nos cabelos e como reação os fios são atraídos pela bexiga. Então para remover os pelos do cãozinho, só será necessária uma bexiga cheia e esfregar na área que precisa ser removido os pelos. Pronto, assim os pelos são removidos de uma forma simples e econômica.
Para quem ficou curioso e quer entender como ocorre essa “mágica” é simples, isso acontece por conta da eletricidade. Quando a bexiga entra em atrito com outro corpo, acaba criando uma carga de eletricidade na bexiga, que faz com que atraia cargas elétricas de outros corpos.
Fita adesiva
A fita adesiva é algo bem comum nos lares, o que vai facilitar bastante ao fazer dessa forma. Para fazer a remoção dos pelos com a fita adesiva é bem simples. Se for uma fita adesiva comum, enrole sobre a mão, mas com a parte adesiva virada para o lado de fora, já que vai ser a cola da fita que vai servir para recolher os pelos. Se for uma fita de dupla face só precisa enrolar pela mão e usar como uma luva adesiva.
Assim que a fita ficar cheia de pelo, remova o antigo e faça o mesmo processo novamente até que o banco fique limpo.
Use aspirador de pó para tirar pelo do cachorro do banco do carro
O aspirador de pó pode ajudar bastante na manutenção da limpeza do carro. Existem os próprios para carro e para pelos de animais. Usar o aspirador é bom para quem quer manter o carro sem pelos, além de ser bem prático e rápido.
Ele também pode ser usado na finalização da limpeza feita por algumas das opções citadas acima. Que permite uma limpeza mais completa.
Rolo adesivo
Com o rolo adesivo, o efeito é parecido com o uso da fita adesiva, só que o rolo já é feito para essa função é mais prático para quem não quer enrolar fita adesiva na mão. O uso é simples, passe o rolo nos locais que se deseja limpar, os pelos vão ficar colados deixando o local limpo.
Capa pet
Essa não é uma forma de limpeza, mas uma forma de evitar que os bancos do carro fiquem cheios de pelos. Essa capa vai evitar que o cão tenha um contato direto com o estofado do carro, então os pelos que caírem vão ficar na própria capa. Essas capas costumam ser em material impermeável, que também evita que alguma secreção passe para os bancos.
Uma opção para quem não quer ou não possui uma capa é usar um lençol para forrar o local em que o animal fica, só que um lençol não proporciona o mesmo efeito de uma capa pet.
Dicas para diminuir a queda de pelo do cachorro
A queda de pelo é bem comum entre os cachorros, principalmente na época de troca de pelo. Mas algumas dicas podem ser bem úteis para ajudar na diminuição da queda de pelo. Mesmo sendo um processo natural, é importante prestar atenção, pois a queda em excesso pode indicar algum problema ou desequilíbrio no organismo do cão.
Vários motivos podem influenciar na queda excessiva dos pelos. Uma alimentação desequilibrada, o excesso ou a falta de banhos e problemas de pele causada por parasitas são alguns desses motivos. Então é sempre importante observar se o cachorro está apresentando uma queda de pelo fora do normal.
Alimentação
É na alimentação que encontramos todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo. Nos cachorros não é diferente, uma má alimentação pode ser o responsável por vários problemas relacionados à saúde do cão, como a queda excessiva dos pelos.
Procure sempre ração de alta qualidade, que contenha todos os nutrientes essenciais para o cão. Um veterinário pode indicar qual é a melhor dieta para o pet, incluindo algum alimento ou vitamina para complementar a dieta.
Hidratação
O cãozinho precisa se manter hidratado. É importante manter sempre água limpa para o cão, como algumas rações são muito secas, o pet pode ficar desidratado com facilidade, em épocas mais quentes também é preciso ficar atento para evitar que o animal fique desidratado. Quando o cachorro fica desidratado ele fica mais sujeito à perda de pelos.
Escovação
A escovação está ligada diretamente com a queda de pelos. A frequência da escovação vai depender do tipo do pelo do cachorro, já que alguns sofrem mais com a queda do pelo do que outros.
A escovação é muito importante para remover os pelos antigos, que ficam acumulados no corpo do cachorro, evitando que esse pelinho caia em outros lugares pela casa. É pela escovação que a oleosidade natural do cão é espalhada por todo o corpo do pet, o que torna a pelagem mais saudável diminuindo a queda do pelo.
Em épocas de troca de pelos, as escovações são mais frequentes, já que é nessa época que os pelos caem mais. Também existem escovas específicas para cada tipo de pelagem, desde as mais curtas às mais abundantes.
E para evitar que o carro fique cheio de pelos, antes de sair com o cão, passe a escova pelo corpo do animal, fazendo uma boa escovação, assim o excesso fica na escova, diminuindo a quantidade de pelos nos bancos.
Banhos
É muito importante manter o cão sempre limpinho, mas se deve ter cuidado com a quantidade de banhos, pois banhos em excesso podem fazer com que o cachorro fique com a pele ressecada colaborando para a queda dos pelos.
Mas não deixe de dar banho em seu pet, ele precisa ser limpo e o banho até ajuda a remover os pelos mortos, só precisa ter cuidado para não exagerar.
A quantidade de banhos varia de raça para raça, sendo o mais ideal procurar um profissional para indicar a frequência de banho do pet.
Tirar pelo do cachorro do banco do carro – Estresse
O estresse causa desequilíbrio no animal, que pode fazer com que o cão sofra com uma queda excessiva de pelos. É importante manter um ambiente tranquilo para o pet, uma boa caminhada também é uma forma de deixar o cão mais tranquilo.
Tirar pelo do cachorro do banco do carro – Tosa
A tosa é uma opção para eliminar o excesso de pelos, o corte ajuda a diminuir a queda. É importante lembrar que a tosa deve ser feita de forma profissional para evitar que o corte não seja exagerado e o cão perca uma grande quantidade da pelagem.
Tirar pelo do cachorro do banco do carro – Cuidado com os carrapatos e pulgas
Esses parasitas podem causar a perda de pelos no cão. A queda é diferente dos outros fatores, os carrapatos e as pulgas costumam causar falhas e feridas. O cão também sofre com muitas coceiras e irritações na pele.
Além da queda, esses parasitas podem causar problemas mais graves que podem levar à morte. Manter o animal em um ambiente higiênico é uma das maneiras de evitar os carrapatos e pulgas.
Se o cão apresenta muita coceira e falhas no corpo, procure atendimento com um veterinário, ele vai prescrever medicamentos para tratar e evitar o surgimento desses parasitas.