Durante muitos séculos, os humanos cruzaram alguns pets – especificamente algumas raças de cachorro – para ter uma pelagem mais grossa que outros.
Hoje, essas raças podem precisar de um pouco de ajuda para se refrescar nos dias de verão, diz o veterinário Jean Sonnenfield.
Se você tem um cachorro que foi criado para viver em climas mais frios (ex.: São Bernardo, Husky Siberiano, Malamutes), tose sua pelagem quando o verão chegar. Resista raspar outras raças, cachorros como os Labradores não irão obter nenhum benefício se raspados e eles ainda correrão o risco de sofrer uma queimadura, diz Stickney, especialista em saúde pet da WebMD.
Deixe sempre pelo menos um a dois dedos de pelagem para protegê-lo dos raios solares.
Você pode também tosar um cão que fica mais no quintal, tem a pelagem com nós e gosta de se molhar com frequência.
Nestas circunstâncias, um cão pode desenvolver uma condição desagradável chamado miíases – larvas na pele. Se o seu cão está propenso, a tosa pode ser útil, mas antes de qualquer decisão, converse com o seu veterinário primeiro
Fonte : WebMD | Tradução : Portal do Dog
Por Dicas de saúde para seu pet no verão | Portal do Dog - O maior Portal de Cachorros do Brasil
[…] Em cães que possuem muito pelo, é recomendado que no verão eles recebam uma tosa. Para que sua pele não fique exposta ao sol diretamente, é recomendado deixar pelo menos 1 dedo de altura de pelo. (Lei mais sobre em nosso artigo). […]