Você já parou para pensar no que é preciso para viajar com um cachorro com mais segurança e praticidade?
Neste texto, a equipe do Portal do Dog reuniu uma série de considerações que podem ajudá-lo a atingir esse objetivo. Não deixe de conferir!
O que é preciso para viajar com um cachorro?
Saber o que é preciso para viajar com um cachorro é extremamente importante para que todo mundo aproveite a viagem da melhor forma possível.
A seguir, você pode dar uma olhadinha em alguns pontos que devem ser avaliados com atenção:
- Planeje com antecedência.
- Leve o pet no veterinário.
- Invista em coleira de identificação.
- Avalie se o seu pet tem o treinamento básico.
- Escolha um meio de transportar o cachorro com segurança.
- Separe água e alimentos para levar junto.
- Faça paradas estratégicas para o seu cão – e para você!
- Mantenha a higiene com saquinhos para as fezes.
- Leve brinquedos e distrações que ele ama.
- Considere adquirir um seguro de saúde para o cão.
- Verifique a necessidade de certificado de saúde.
- Exercite a sua paciência e vá com calma.
Agora, vamos juntos explorar esses aspectos para que você entenda, mais a fundo, cada uma das situações citadas na lista acima. Vamos lá!
Veja também: Carros feitos para cachorro: Quais são os carros ideais para transportar seu cão?
1. Planeje com antecedência
Quando pensamos no que é preciso para viajar com um cachorro, devemos ter em mente que o planejamento sempre será o ponto de partida.
No caso, o que você está fazendo neste exato momento já faz parte desse planejamento. Afinal de contas, você está aqui no blog buscando formas de tornar a viagem mais tranquila e organizada, não é mesmo?
Só que além disso, outros fatores também precisam ser considerados quando pensamos em planejamento, como, por exemplo:
- Destino da viagem: Para onde vocês desejam viajar? Será que é uma cidade ou local que pode trazer conforto para o pet, ou são ambientes que, de certa forma, podem ser perigosos, como locais muito frios e com nevasca?
- Hotel: O hotel aceita pets em suas hospedagens? Ou será necessário buscar outras opções? Verificar esse ponto com antecedência é extremamente importante para não chegar no destino e, depois, frustrar-se com o impeditivo de se hospedar no hotel reservado.
- Clima local: Será que a cidade é muito fria e você deve levar as roupinhas e cobertores mais grossos do seu cão? Ou é um local mais quentinho que não precisa disso?
- Itens necessários: Será que no destino há alimentos e itens que os pets precisam? Ou é melhor levar tudo de casa, como comidinhas e até mesmo alguns medicamentos de emergência? Pense bem sobre isso para não errar no seu planejamento!
2. Leve o pet no veterinário
Um segundo ponto que pode fazer toda a diferença nesse processo diz respeito à ida ao veterinário. Embora o seu cãozinho possa parecer saudável e feliz, o check-up deve ser feito para garantir que tudo esteja nos conformes.
Às vezes, o cão pode estar com algum probleminha que não apresenta sintomas, mas que precisa ser tratado antes de levá-lo para outra cidade, estado ou país.
Sendo assim, antes de decolar no avião ou embarcar no carro, considere agendar aquela visita ao veterinário e comente com ele sobre a viagem, pois ele pode, inclusive, recomendar alguma vacina extra, dependendo do destino dos passeios.
3. Invista em coleira de identificação
Quando pensamos no que é preciso para viajar com um cachorro, não podemos deixar de lado a segurança do animal com relação à possibilidade de ele se perder. Afinal, o pet pode ficar muito ansioso ou até mesmo estressado devido às mudanças causadas pelo passeio. Isso tudo pode levá-lo a comportamentos diferentes e até mesmo a uma fuga, que pode deixar os tutores muito preocupados.
Para evitar problemas ainda maiores nesse tipo de situação, atualizar a coleira de identificação do pet é de suma importância. Mantenha os seus dados de contato sempre atualizados, a fim de que o cãozinho, ao ser encontrado por alguém, possa voltar para casa com segurança e tranquilidade.
Esse é um ponto que não pode ser negligenciado, pois as chances de o cão fugir durante a viagem existem, e devem ser consideradas.
Veja também: Como levar cachorro no carro: Guia completo.
4. Avalie se o seu pet tem o treinamento básico
Um bom treinamento básico pode fazer toda a diferença na hora de viajar com um cachorro. Comandos como “sentar”, “deitar” ou algo do tipo são essenciais para que o pet obedeça o tutor quando ambos estiverem em um ambiente público, por exemplo.
Afinal de contas, perder o controle do cão em meio a uma multidão pode ser bem desesperador, concorda? Portanto, comece a treinar o seu amiguinho para que na viagem ele se dê super bem com os comandos.
Porém, se você acredita que esse treinamento não poderá acontecer a tempo de vocês fazerem a viagem, lembre-se da importância do uso da coleira de identificação e da guia, que ajudam a manter o pet perto de você e sempre identificado, caso fuja ou alguma coisa aconteça.
5. Escolha um meio de transportar o cachorro com segurança
Se você vai viajar de carro, deve escolher uma caixa de transporte que seja adequada para o tamanho do seu cachorro. Nada de querer colocar o seu amigo de quatro patas em uma caixinha que ele mal possa se mover, hein?
O cachorro precisa se sentir seguro e também confortável durante o passeio. Pois pare e pense: imagine você, durante horas a fio, dentro de uma caixa que dificulta os seus movimentos? Parece algo inviável, concorda? E realmente é!
Por isso, escolha bem a caixa de transporte com o intuito de oferecer ao seu cachorro todo o conforto e, também, a segurança que ele merece.
6. Separe água e alimentos para levar junto
Embora seja possível comprar alguns alimentos e também água no caminho até o seu destino de viagem, ainda assim é recomendado que você leve alguma coisa dentro do carro.
Afinal, pode ser que você se depare com um trânsito parado, longe de estabelecimentos que possam vender algo seguro para o seu pet comer. Nessas situações, ter algo dentro do carro para oferecer pode fazer toda a diferença.
Não permita que o seu pet fique muito tempo sem comer e sem se hidratar, pois isso pode prejudicar a saúde do animal e deixá-lo ansioso, irritado, triste, enfim! E como sabemos que você deseja que a viagem também seja agradável para ele, então lembre-se desse cuidado que é preciso para viajar com um cachorro, ok?
7. Faça paradas estratégicas para o seu cão – e para você!
O seu cachorro pode começar a sofrer impactos negativos no bem-estar se passar horas e horas dentro da caixa de transporte, sem poder andar nenhum pouquinho. O mesmo acontece com nós, quando ficamos muito tempo sentados ou na mesma posição.
Por isso, considere criar um roteiro de paradas no meio do caminho. Pare eventualmente e permita que o cachorro também “estique as pernas”.
Mas nada de deixar o pet solto em locais que você não conhece, especialmente aqueles que estão na beira da estrada, ok? É importante usar a coleira e a guia nesses casos, para dar toda a segurança possível para o seu amiguinho.
Passeie por alguns minutos, permita que ele faça as necessidades dele, dê um mimo em forma de comidinha, coisas do tipo. Tudo isso pode ajudá-lo a se sentir mais confortável e tranquilo para continuar a jornada de passeios.
8. Mantenha a higiene com saquinhos para as fezes
Não se esqueça de levar os saquinhos para recolher as fezes que o cachorro pode fazer durante as paradas no caminho, combinado?
Além disso, nós sugerimos que você coloque uma toalha impermeável no banco do carro, pois caso aconteça algum acidente – por exemplo, o cão se assuste com algo e faça xixi na caixinha de transporte -, esse cuidado pode fazer toda a diferença para o seu carro, concorda?
Outro ponto importante é o de levar alguns itens de higiene para o cachorro. Caso ele faça xixi, por exemplo, é necessário limpar a pelagem de alguma forma, como com o uso de lenços próprios para cães.
Assim, evita-se o mau cheiro dentro do carro e oferece-se mais conforto e saúde para o seu cachorro.
9. Leve brinquedos e distrações que ele ama
Outro fator que devemos considerar quando pensamos sobre o que é preciso para viajar com um cachorro, diz respeito aos brinquedos e às distrações que ele ama.
Quais são os brinquedos favoritos do seu cachorro? Quais brincadeiras ele mais gosta de fazer?
Pensar sobre isso é importante para, durante as pausas no trajeto, oferecer esse tipo de suporte para que o seu cachorro venha a se sentir ainda mais confortável e feliz durante toda essa etapa.
Evite deixá-lo no tédio absoluto, pois isso pode provocar ansiedade e mal-estar. Portanto, capriche na escolha dos brinquedinhos!
10. Considere adquirir um seguro de saúde para o cão
Existem diversas empresas que oferecem a possibilidade de você contratar um seguro de saúde para o seu cão. Apesar de isso não ser um item obrigatório em todas as viagens, nós aconselhamos que você realmente considere essa possibilidade.
Pois pare e pense: se qualquer acidente acontecer ou qualquer enfermidade acometer o seu cão, será que você terá os subsídios para lidar com isso da melhor forma, tanto no sentido financeiro quanto emocional?
Um seguro pode deixá-lo mais tranquilo ao saber que caso algum imprevisto ocorra, você terá o suporte necessário para manter o bem-estar e a saúde do seu pet. Por isso, pensando no que é preciso para viajar com um cachorro, nós também pensamos em seguro de saúde!
11. Verifique a necessidade de certificado de saúde
Alguns destinos podem requerer um certificado de saúde para o seu animal de estimação. Isso é muito comum em viagens internacionais, por exemplo.
Sem esse certificado, pode ser que você não consiga entrar em outro país, o que traria dores de cabeça para você durante todo o passeio.
Sendo assim, busque informações claras sobre a necessidade de ter esse tipo de certificado e já comece a providenciar todos os documentos, exames e vacinas necessários para tê-lo.
Lembra da importância do planejamento? Esse é mais um dos pontos que devem entrar no seu plano com uma certa antecedência, a fim de que tudo venha a correr da melhor forma possível mais tarde.
12. Exercite a sua paciência e vá com calma
Apesar de termos montado uma lista com o que é preciso para viajar com um cachorro, poderíamos colocar outros apontamentos aqui. Além disso, devemos listar este ponto que é indispensável em qualquer viagem com pets: a paciência.
Nós devemos ter a consciência de que não estamos levando uma pessoa que entende o que deve ser feito, como deve ser feito e quais são os riscos de uma viagem. Nós estamos levando um pet que não tem consciência dessas coisas e que é completamente inocente nesse sentido.
Isso quer dizer que contratempos, causados pelo comportamento inesperado do pet, podem existir. Mas cabe a nós exercitarmos a paciência para que cada desafio seja superado e, mais tarde, transformado em uma memória linda de uma viagem que rendeu muita coisa boa.
Ao invés de xingar ou maltratar o animal, vá com calma! Tenha paciência, seja carinhoso, ajude o seu pet a entender em que local ele está e como ele deve se portar.
Com carinho e dedicação é possível criar uma atmosfera mais segura para o nosso amigo de quatro patas, fomentando uma viagem mais tranquila e feliz. Pense nisso!