Assim como os humanos, os cães também desenvolvem algumas técnicas para se manterem calmos diante de situações de estresse.

Apesar dos cachorros não falarem, podemos entender o que eles estão sentindo se soubermos analisar a linguagem corporal.

 

Os cães se comunicam através da linguagem corporal. (Foto: Reprodução / Bark Post)

Os cães se comunicam através da linguagem corporal. (Foto: Reprodução / Bark Post)

 

Turid Rugaas, um renomado adestrador norueguês, afirma que existem mais de 30 maneiras dos cães evitarem situações em que se sentem ameaçados e se manterem calmos.

Veja os 5 comportamentos mais comuns dos cães quando estão tentando se acalmar diante de algo que os deixam estressados, ansiosos ou assustados:

 

  1. Evita contato visual – Quando um cão vira a cabeça e evita o contato visual de qualquer maneira, significa que ele não está confortável naquela situação ou se sente ameaçado pela pessoa ou por outro animal. É muito comum que as pessoas confundam esse comportamento com “sentimento de culpa”, mas na verdade, o cachorro está desconfortável com seu tom de voz ou com a sua linguagem corporal.
  2. Lambe o próprio lábio – Os cachorros costumam fazer isso quando estão ansiosos ou muito empolgados.
  3. Congela ou anda bem devagar – Quando um cachorro estranha a presença de alguém (pessoa ou outro cão), pode ser que ele fique sem saber como reagir e acaba congelando (ficando parado) ou ande bem devagar até saber se é realmente uma ameaça. Se você estiver se aproximando de um cão e ele se comportar dessa maneira, é melhor diminuir o passo e evitar o contato visual. Dessa maneira, ele vai perceber que você não é perigoso para ele.
  4. Boceja – Quando um cachorro boceja mesmo estando sem sono, é porque está em uma situação estressante.
  5. Se aproximar de outro cão de maneira cautelosa – É comum que os cães se aproximem devagar uns dos outros, para saber como será a reação do possível novo colega. E, para mostrar que não é preciso se preocupar com ele, porque não se trata de uma ameaça.

 

A famosa "cara de culpa" geralmente é um sinal de que o cachorro não está confortável com a situação. (Foto: Reprodução / Google)

A famosa “cara de culpa” geralmente é um sinal de que o cachorro não está confortável com a situação. (Foto: Reprodução / Google)

 

Referência: Bark Post