Nem sempre é possível adotar todos os cachorros que foram abandonados e algumas pessoas não podem adotar nem um, seja por falta de espaço, condições financeiras ou outros motivos. Às vezes, mesmo tendo muito amor pelos animais, não é possível tê-los em casa.

Porém, existem outras formas de ajudar animais abandonados ou que estão em abrigos esperando por um lar. E foi pensando nisso que a Humane Society of Missouri criou o projeto “Shelter Buddies Reading Program”, em português Programa de Leitura Amigos do Abrigo.

Programa traz crianças para ler para cães tímidos e que têm medo de interagir com humanos. (Fotos: Reprodução / Missouri Humane Society)

Programa traz crianças para ler para cães. (Foto: Reprodução / Humane Society of Missouri)

O programa, que tem como objetivo tornar cães tímidos mais sociáveis para facilitar as adoções, traz crianças que estão aprendendo a ler para treinar lendo para os animais que estão no abrigo à espera de um lar.

“Nós queríamos ajudar nossos cachorros tímidos e medrosos sem forçar a interação física com eles, e observar o efeito que isso poderia ter sobre eles“, disse o diretor do programa, Job Klepacki, ao site The Dodo.

Para participar do programa a criança precisa ter entre 6 e 15 anos e fazer sua inscrição pela internet. Passando por essa fase, as crianças recebem um treinamento para aprenderem a ler a linguagem corporal dos cães e saberem dizer se eles estão se sentindo a vontade ou se ficam ansiosos durante as leituras.

O programa procura ajudar cães tímidos e que passaram por traumas e tem medo de interagir com humanos. (Fotos: Reprodução / Missouri Humane Society)

O programa procura ajudar cães tímidos e que passaram por traumas e tem medo de interagir com humanos. (Foto: Reprodução / Humane Society of Missouri)

Após passarem pelo treinamento, os jovens voluntários são então estimulados a sentar-se com um livro na frente do canil de um dos cães que fazem parte do projeto e começar a ler para eles.

Os cães que fazem parte do programa são os mais necessitados do abrigo e os que mais precisam de atenção, aqueles que não conviveram muito com humanos ou sofreram algum tipo de trauma e por isso não socializam com humanos ou outros animais.

Objetivo final do projeto é tornar os cães mais sociáveis e fazer com que eles sejam adotados mais rápido. (Foto: Reprodução / Humane Society of Missouri)

“O ideal é que o cão tímido e medroso se aproxime e mostre interesse. Se assim for, a criança reforça esse comportamento dando-lhe um agrado”, disse Klepacki. “Isto também ajuda a trazer os animais para frente nos canis em caso de potenciais adotantes passarem pelo local. Eles são mais propensos a serem escolhidos se eles estiverem se aproximando e interagindo, ao invés de se esconderem ou ficarem encolhidos”, explicou.

Os cães mais tímidos não são os únicos beneficiados pelo programa. Cães com muita energia também estão mostrando melhorias com as leituras. “Ouvindo uma leitura de uma criança pode realmente acalmar os animais”, disse Klepacki. “É incrível a resposta que temos visto nestes cães.”

Com pouco tempo o projeto já tem trazido bons resultados e é considerado um sucesso. (Fotos: Reprodução / Missouri Humane Society)

Com pouco tempo o projeto já tem trazido bons resultados e é considerado um sucesso. (Foto: Reprodução / Humane Society of Missouri)

Após concluir o programa de treinamento de 10 horas e aprender a trabalhar com os animais, tudo com a supervisão de um responsável, a criança pode voltar com seus pais a qualquer momento para sentar e ler para os cães.

Além de ajudar os animais, o programa também é bastante benéfico para as crianças, pois faz com que elas desenvolvam uma empatia e uma ligação com os animais e aprendam com eles a superar medos.

Embora o programa tenha sido lançado recentemente, os bons resultados já podem ser vistos e ele já é considerado bem sucedido. Se tudo correr bem, Klepacki espera expandir o programa de leitura a todos os abrigos da Humane Society do Missouri.

Vídeo: Youtube Humane Society of Missouri

 

Fonte: The Dodo