Quer dicas para treinamento básico de obediência? Seu cão está cada dia mais teimoso e não te obedece de forma alguma?

As informações, a seguir, podem ser bastante úteis! Afinal, todo mundo quer um cachorro perfeitamente bem-comportado. Mas nem todo mundo percebe quanto trabalho é necessário para ter um cão obediente.

Muito tempo e esforço são necessários para criar um forte relacionamento com seu cão e ajudá-lo a desenvolver boas habilidades de obediência. Quando feito corretamente, praticar obediência com seu cão pode ser uma ótima atividade de vínculo que ajuda os dois a se aproximarem ainda mais.

bulldogs passeando

Bulldogs passeando – Foto: Freepik

Por que dicas para treinamento básico de obediência são importantes?

Embora seja divertido treinar seu cão para fazer truques divertidos, como fingir de morto, sacudir e buscar, há muito mais no treinamento de obediência do que isso.

A obediência básica e boa pode ajudá-lo a manter seu cão seguro.

Por exemplo, uma lembrança forte, em que seu cão responde e volta para você, pode tirar seu cão de uma situação potencialmente perigosa (como correr na rua). Uma sugestão forte de “largar” pode ajudar a manter itens perigosos ou com risco de vida fora da boca do seu animal de estimação.

A obediência básica também pode ajudar o seu veterinário, porque fará do seu cão um paciente melhor.

5 dicas para treinamento básico de obediência com seu cão

Então, como você começa com a obediência básica? Aqui está um guia rápido e prático para ajudar seu cão no treinamento de obediência.

1. Comece a treinar cedo (ou quando você levar seu novo cachorro para casa)

Se você tem um filhote, comece a treinar o mais rápido possível.

Se você adotou um cão adulto, avalie-o com cuidado para determinar o que ele sabe e como você pode aprofundar seu conhecimento.

Ao começar cedo, ajuda você a desenvolver um vínculo e a imprimir essas habilidades na mente do seu cão.

2. Saiba o que seu cão gosta como recompensa!

Nem todo cachorro trabalha para comer. Alguns cães preferem cuidados pessoais, brinquedos ou brincadeiras. Você precisa descobrir o que o seu cão vê como uma recompensa de alto valor, para que você possa focá-lo e motivá-lo.

shih tzuh recebendo petisco

Shih tzuh recebendo petisco – Foto: Freepik

Você também deve ter diferentes níveis de recompensa – isso permite que você recompense seu animal de estimação de acordo com o nível de importância de uma habilidade. Por exemplo, uma sugestão bem executada deve ser recompensada com o tratamento de maior valor, porque é uma habilidade que salva vidas.

3. Faça o treinamento básico de obediência do cão divertido

O treinamento não precisa ser uma ocasião séria.

Na escola, você não estava mais inclinado a aprender com o envolvimento de professores? Esses professores tornaram o aprendizado divertido.

Usar reforço positivo e criar novos jogos de aprendizado é uma ótima maneira de treinar seu cão.

4. Seja consistente e use reforço positivo

Escolha as dicas para treinamento de obediência que você lembra para usá-las de maneira consistente, em vez de usar diferentes dicas a cada vez e esperar a mesma resposta do seu cão.

Não use a mesma sugestão para significar mais de uma coisa – isso é confuso. Tente não usar qualquer sugestão, principalmente o nome do seu cão.

Não castigue seu cão por erros. O castigo pode levar a uma sugestão envenenada e a uma confiança diminuída entre vocês dois. Sempre use recompensas.

5. Ajude o seu cão a se sentir confortável no veterinário

Seu cão precisará ir ao veterinário para verificar seu bem-estar e se ele ficar doente. Isso não deve ser estressante para você ou seu cão.

Cachorro obediente no carro

Cachorro obediente no carro – Foto: Freepik

Existem muitas maneiras de treinar seu cão para aceitar ser tratado pelo veterinário e ter os procedimentos realizados.

Você também pode perguntar ao seu veterinário sobre consultas “felizes”. São visitas nas quais seu cão cria associações positivas com o veterinário. Durante uma consulta, seu cão:

  • vai para o consultório;
  • recebe recompensas da equipe;
  • sobe na balança;
  • entra em uma sala de exames
  • sai.

Nessas consultas, seu cão não terá procedimentos médicos, apenas animais de estimação e guloseimas de você e da equipe veterinária enquanto eles realizam uma rotina típica de visita ao veterinário.

Isso ensina ao seu cão que essas pessoas são amigas dele. Ajude seu cão a criar essa confiança com o veterinário, para que as visitas não sejam extremamente estressantes para todos.