Da literatura clássica para Game of Thrones e famosos animais do Instagram, parece que o cão lobo está em toda parte hoje em dia, e por uma boa razão! Esse cachorro um pouco selvagem não é apenas bonito, mas é super intrigante e misterioso também.

Beleza e mistério à parte, há muita controvérsia em torno dos cães lobos e debate sobre se eles são ou não animais de estimação seguros para as famílias. Se você está pensando em adquirir um cão lobo, leia sobre alguns fatos vitais e seus comportamentos.

1. Cão lobo: definição

cão lobo

Cão lobo – Foto: Freepik

O que, exatamente, é um cão lobo? Como o nome indica, um cão lobo é um híbrido de um lobo e um cão domesticado: o Husky siberiano, os malamutes e os pastores alemães são as raças domesticadas mais comumente cruzadas.

Tanto os lobos quanto os cachorros domesticados são “interferentes”, o que significa que são geneticamente similares o suficiente para se reproduzirem, mas esses cães híbridos raramente ocorrem na natureza porque os lobos são super agressivos e territoriais.

E, sim, é verdade que todos os cães têm algum lobo em seus ancestrais, mas um animal só pode ser considerado um verdadeiro cão lobo se eles tiverem um ancestral lobo puro nas últimas cinco gerações.

2. Os primeiros cães lobos eram parte Zwergspitz

Acredite ou não, os primeiros cães lobos eram na verdade híbridos entre lobos selvagens e pomeranos. Os pomeranos do século 18, no entanto, não eram os “cães de bolsa” que são conhecidos hoje . Em vez disso, eram cães de trabalho grandes e musculosos que eram usados ​​para reunir animais e puxar trenós por terrenos difíceis e nevados.

3. Cães lobos são um pouco controversos

Cão lobo marrom e branco

Cão lobo marrom e branco – Foto: Freepik

Como muitos outros cães que são considerados “perigosos”, há alguma controvérsia em torno dos cães lobos e se eles são bons animais de estimação.

Enquanto alguns dizem que são animais leais, amorosos e totalmente treináveis, outros afirmam que são muito selvagens, agressivos e imprevisíveis. A verdade é que não há um cão lobo “típico” e não há como prever como será.

Consequentemente, há muito mais variedade de comportamento e temperamento do que, digamos, um Golden Retriever, o que pode ser difícil para os pais de estimação que não estão dispostos a dedicar tempo e paciência para criar um cão lobo.

4. Filhotes de lobos podem se comportar totalmente diferentes do resto da ninhada

Embora muitas ninhadas de cachorrinhos domesticados compartilhem vários traços físicos e comportamentais, os filhotes de cães lobos podem parecer e agir de maneira diferente de qualquer um de seus irmãos e irmãs. Por quê?

Alguns filhotes podem ter mais características do cão domesticado, enquanto outros podem ter mais características do lobo selvagem. Como dissemos, não há maneira verdadeira de prever o grau de lobo do seu cão lobo.

5. Seu cachorro lobo vai tentar lamber seus dentes

Cão lobo na floresta

Cão lobo na floresta – Foto: Freepik

Sim, você leu certo: se o seu cão lobo tenta lamber os dentes, você deve permitir. Por quê? Ele sinaliza que eles reconhecem você como um membro da sua equipe.

Assim como os lobos na natureza, os cães lobos mostram seu amor e apreço lambendo os dentes uns dos outros. Se você tentar se afastar enquanto seu cão lobo está realizando este ritual, eles se sentirão rejeitados da matilha e segurarão seu rosto na boca deles até completar a saudação, lambendo os dentes de volta.

6. Cães lobos precisam de muito espaço

Cães lobo são geralmente recomendado para pessoas que vivem no deserto ou floresta porque eles precisam de uma tonelada de espaço para permanecer feliz, saudável e exercitado.

7. Cães lobos precisam de uma dieta especial

Não, o ração padrão que você alimenta seus outros cães não vai servir para um cão lobo. Eles precisam de dois a quatro quilos de carne crua por dia. Alimentar o seu cão lobo com comida de cachorro regular não irá fornecer-lhe os nutrientes que ele realmente precisa.

8. Eles uivam muito

Existem inúmeras razões pelas quais os cães lobos uivam, comunicando-se com outro cão lobo (ou lobo!). Dizendo a outro cão para ficar longe de seu território, ouvindo uma sirene ao longe. Se você trouxer um cão lobo para casa, esteja preparado para muitos uivos.