Se você viu seu cachorro comer plástico ou está preocupado com o que ele pode ter comido, você precisa fazer algo rápido. Os cães não podem ou não devem digerir o plástico. Cachorro comeu plástico, o que fazer?

Se você notar que seu cão comeu um pedaço de plástico, ele pode estar em apuros. Quando esses pedaços são pequenos, ele pode ter sorte de eles passarem pelo sistema digestivo sem causar muitos danos ao seu cão.

Razões pelas quais os cães podem comer plástico

cachorro comeu plástico

Cachorro comendo – Foto: Freepik

  • Alguns cães, até mesmo gatos, podem comer itens não comestíveis porque não estão recebendo certos nutrientes em sua dieta.
  • Alguns cães desenvolvem comportamentos compulsivos para lidar com o estresse, como a ansiedade de separação.
  • Muitas pessoas acham que seus cães precisam de brinquedos para mastigar quando seus dentes estão começando a aparecer. Se o filhote não receber um brinquedo adequado, ele procurará coisas para mastigar como o plástico.
  • Alguns cães parecem ter um apetite infinito, procurando comida em todos os lugares. Se você deixar garrafas de plástico vazias e recipientes de comida em cima de bancadas, etc., o cão faminto tentará comê-los.

Cachorro comeu plástico: onde está o perigo?

cachorro comeu plástico

Cachorro comendo guloseimas. Foto: Freepik

Se o seu cão comeu o plástico e começa a engasgar e a apresentar dores abdominais, até mesmo vômitos, é hora de levá-lo ao veterinário com urgência e considerar isso uma emergência médica.

Mesmo que seu cão só apresente esses sintomas depois de comer algo pequeno, como um filme plástico ou uma garrafa, esta é uma emergência médica.

Se o objeto de plástico for pontiagudo, ele pode danificar o interior e o sistema digestivo durante o movimento.

Alguns objetos, se grandes e afiados o suficiente, podem até perfurar os pulmões do seu cão ou qualquer outro órgão. Tudo isso pode fazer com que seu cão precise de uma cirurgia.

Quando se trata de seu animal de estimação engolir um objeto estranho, como plástico, o tempo é importante. Isso ocorre porque um bloqueio nos intestinos pode interromper o suprimento de sangue a certos órgãos por várias horas.

Se você não sabe o que o cão engoliu, felizmente, um raio-x ou endoscópio pode ajudar o veterinário a determinar o que é.

Cachorro comeu plástico: sintomas

cachorro comeu plástico

Cachorro roendo osso. Foto – Freepik

Mesmo que você não tenha percebido se seu cachorro engoliu algo, você deve ser alertado por sinais que indicam uma possível obstrução:

  • Vômito: O principal que deve alertar o proprietário é a regularidade dos vômitos. Ou seja, tudo o que o cão tenta engolir volta em pouco tempo.
  • Diarreia. As fezes líquidas geralmente contém muito muco ou vestígios de sangue. Se o cão engoliu um objeto pontiagudo que feriu as paredes do estômago ou intestinos, as fezes podem ficar pretas – um sinal de sangramento interno abundante.
  • Dor no abdômen. A postura do animal fala de dor – costas arqueadas e estômago tenso e esgalgado. O cão não se deixa tocar.
  • Falta de apetite. O cão se recusa a comer não apenas a comida normal, mas também uma guloseima. Na maioria das vezes, o animal nem chega até a tigela ou, se ficar interessado por um segundo, cheira e se afasta.
  • Esforço durante as evacuações. O cão senta várias vezes, empurrando, geme e grunhe, às vezes grita durante o ato de defecar. Via de regra, quando o trato gastrointestinal é bloqueado por um corpo estranho, apenas pequenas porções de fezes saem do animal. Esse, aliás, é outro dos principais sinais de obstrução.
  • Fraqueza. A perda de líquidos leva à desidratação do corpo e, como resultado, fraqueza. Você pode verificar o quão desidratado está o corpo do seu animal de estimação usando um teste simples: pegue a pele do cachorro com dois dedos e puxe-a o mais longe possível. Mas se a pele não se uniformizar em alguns segundos, a perda de fluido atingiu um nível crítico.
  • Mudança de comportamento. Falta de interesse pela vida e falta de vontade de se comunicar indicam problemas de saúde de um cão. Além disso, possíveis manifestações de agressão ao tentar apalpar o estômago ou examinar a boca do animal.
  • Tosse. Se um corpo estranho estiver preso na garganta ou nas vias aéreas, o cão pode tentar tossir para se livrar do objeto. Nesse caso, pode haver aumento da salivação e tentativas convulsivas de engolir.