Cachorro pode comer camarão? – Provavelmente só de ouvir falar a palavra camarão sua boca já enche de água. De fato, para quem ama frutos do mar, o camarão é o rei de todos eles. Mas o cachorro pode comer camarão?

Além de delicioso, o camarão tem propriedades no combate à artrite e à artrose graças à glicosamina. A substância é eficaz na redução da velocidade do processo de desgaste das articulações, melhorando o estado geral e a qualidade de vida das pessoas com artrose.

O camarão é rico em vitaminas, como as do complexo B, que atuam no metabolismo; vitamina D e vitamina E, que previne o aparecimento de doenças neurológicas.

cachorro pode comer camarão

cachorro pode comer camarão – Foto: Freepik

O camarão é também uma boa fonte de ômega-3 os ácidos gordos, que reduzem o risco de problemas cardiovasculares, pois reduz o colesterol no sangue.

Omega-3 ácidos gordos também podem aliviar os sintomas da síndrome pré-menstrual, evitar a formação de coágulos sanguíneos, impedir o desenvolvimento da artrite reumatoide, retarda o crescimento de tumores cancerígenos.

Mas e os nossos pets podem desfrutar de todos esses benefícios?

A resposta é sim, mas com moderação.

Muitos cães acham o camarão delicioso e, por serem tão pequenos, o camarão pode ser um excelente presente para o treinamento.

Como estão cheios de nutrientes como vitamina B12, niacina e fósforo, além de antioxidantes que retardam o envelhecimento cerebral, eles podem realmente trazer alguns benefícios à saúde do seu filhote.

cachorro pode comer camarão

cachorro pode comer camarão – Foto: Freepik

A vitamina B12 aumenta o metabolismo e a saúde gastrointestinal e cerebral, a niacina pode ajudar a melhorar o nível de energia geral do seu cão, protegendo o sistema cardiovascular e promovendo a pele saudável, enquanto o fósforo é um nutriente essencial para a manutenção de ossos saudáveis.

O camarão também tem pouca gordura, calorias e carboidratos, assim é uma boa opção para cães de dieta. No entanto, os camarões são ricos em colesterol.

Isso significa que, embora dar um ou dois camarões de vez em quanto seja um petisco saudável, grandes quantidades pode aumentar o colesterol do seu cão.

Cachorro pode comer camarão? Como preparar o camarão?

Além de remover a casca (e a cabeça, as pernas e a cauda) e oferecer apenas ao seu cão a carne de camarão totalmente cozido, você também deve ter certeza de que não está servindo camarão frito ou cozido. cozido em manteiga, óleos ou sal que podem ser prejudiciais para o seu animal de estimação.

O preparativo mais seguro e saudáveis para os cães são camarões cozidos.

cachorro pode comer camarão

cachorro pode comer camarão – Foto: Freepik

A casca não é apenas difícil de digerir pelo cachorro, mas também pode ser um risco de asfixia. Há também a chance de causar cortes ou outras irritações na boca ou na garganta.

Cães com excesso de peso ou diabéticos, ou com problemas circulatórios, não devem ser alimentados com camarão.

O camarão é um tipo de frutos do mar gorduroso com alto colesterol, que pode contribuir para complicações circulatórias, como hiperlipidêmica, marcada por um alto teor de lipídios/gorduras no sangue do seu animal de estimação.

Certamente, um ou dois camarões pequenos provavelmente não machucarão seu cão, mas como regra geral, é recomendável manter uma dieta reduzida em gordura e em colesterol baixo para cães que lidam com esses tipos de problemas de saúde.

Cachorro pode comer camarão, mas cuidado com a alergia!

cachorro pode comer salada

Cachorro comendo salada. Foto: Freepik

Outros cães que devem evitar o camarão são aqueles com doenças da tireoide, pois os moluscos são uma fonte comum de iodo na dieta, o que pode piorar uma condição existente.

Limite o camarão para o seu cão e fique de olho neles para garantir que não haja sintomas. de uma reação alérgica. Sinais de uma reação alérgica em cães.

  • Arranhões agressivos da pele ou orelhas.
  • Dificuldade ao respirar.
  • Vômito.
  • Diarreia.

Os donos de animais com cães que já têm sensibilidades ou alergias devem sempre ter um cuidado especial ao introduzir um alimento como camarão – e lembre-se de que, assim como os seres humanos, seu cão pode desenvolver alergia a frutos do mar a qualquer momento da vida.

Esteja ciente de que temperos comuns para camarão, como alho ou cebola, podem realmente ser tóxicos para o seu cão, o camarão pode não fazer mal para seu amiguinho, mas muitos outros fazem.

Chocolate

cachorro comendo chocolate

Cachorro comendo laticínio – Foto: Freepik

A grande vilã aqui é a teobromina. Presente principalmente nos chocolates amargos, essa substância age como estimulante e chega a causar extrema excitação nos animais. “Como o organismo de cães e gatos demora muito tempo para se livrar dela, eles podem apresentar taquicardia, hiperatividade, tremores e convulsões”, explica o zootecnica Flávia Borges Saad.

Abacate

A persina, substância encontrada na polpa, na casca e no caroço do abacate, é a culpada por intoxicar os animais que abusam do alimento. Vômito, diarreia, lesões gastrointestinais e até necrose nas fibras do miocárdio, o músculo do coração, são algumas das consequências do exagero.

Cebola e alho

cachorro pode comer cebola

cachorro pode comer cebola – Foto: Freepik

Eles contêm alicina, que, em felinos e cachorros, pode perpetrar um tipo de anemia conhecido como hemolítica. Trata-se da destruição dos glóbulos vermelhos, os encarregados pelo transporte de oxigênio no sangue. “A intoxicação aparece gradativamente e, para isso, é necessário que o animal consuma uma grande quantidade de cebola ou de alho crus”, lembra a veterinária Christine Martins.

Ossos

Muita gente imagina que os ossos são o petisco canino ideal. Um alerta da FDA, agência que regulamenta o consumo de remédios e alimentos nos Estados Unidos, contraria esse senso comum.

Segundo a entidade, não se deve oferecê-los em nenhuma hipótese aos cachorros. “Ao serem mastigados, os ossos, principalmente os cozidos, podem lascar e formar pontas, causando lacerações na boca e no esôfago, quebra de dentes, além de aumentar o risco de infecções bacterianas e obstruções intestinais”.

Peixe cru

Salmão - Foto: Freepik

Salmão – Foto: Freepik

Alimentar cães e gatos com pescados crus nunca é uma boa ideia. Algumas espécies de peixe, sobretudo a tilápia, armazenam doses generosas de avidina e tiaminase.

Esse dueto impede a absorção de algumas vitaminas do complexo B, como a biotina e a tiamina. “A deficiência delas está ligada a problemas neurológicos”.

Leite

Trocar o leite da cadela pelo da vaca é péssimo para a saúde dos filhotes. É que o leite canino possui mais proteínas, gorduras, cálcio e fósforo do que o bovino.

Ao observar sinais de irritação, transtornos gástricos, alterações do ritmo cardíaco e respiratório, o bicho de estimação deve ser levado rapidamente ao veterinário.

“É muito comum que, ao constatarem a ocorrência de intoxicação, os donos ofereçam leite, o que só piora a situação”. O melhor mesmo seria estimular o animal a beber bastante água e não provocar o vômito.

Cachorro pode comer camarão, mas a ração é a melhor opção!

As rações de cachorro são desenvolvidas por especialistas que pensam em cada detalhe da alimentação do pet. Por isso, por mais que seja difícil saber que nosso amigo come todos os dias a mesma ração seca, saiba que os cachorros adoram e que, aliada a uma rotina saudável, a ração é a melhor opção para eles.

Mas é comum que os tutores queiram dar outros alimentos para seus pets. Além disso, oferecer uma comida diferente pode ser muito útil para ajudar no adestramento e também para fortalecer o vínculo entre vocês, desde que sejam alimentos saudáveis para cães.

mudar a ração do cachorro faz mal

Cão comendo sua ração – Foto: Freepik

Além do camarão existem outros alimentos que, além de estarem na lista dos favoritos dos cachorros, também são super nutritivos e cheios de vitaminas.

  • Cenoura: outra opção que os cachorros adoram, a cenoura tem betacaroteno, cálcio e outras vitaminas que são ótimas para saúde do seu pet! Ela pode ser servida crua e sem casca. Ajuda a limpar os dentes e a desenvolver os músculos mastigatórios. Se preferir, sirva cozida, sempre sem tempero.
  • Chuchu: se muita gente acha que chuchu não tem gosto de nada, saiba que os cachorros adoram este legume cozido e sem tempero! É muito indicado para cachorros em dieta, porque aumenta a sensação de saciedade, e possui vitaminas e fibras.
  • Couve-flor: versátil e agradável, a couve-flor também é permitida, se estiver cozida e sem tempero. Possui vitaminas A e B e é fonte de fibras.
  • Espinafre: o espinafre, além de delicioso, é uma das verduras mais ricas em nutrientes, como cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro. Deve estar cozido e sem tempero.
  • Goiaba: a goiaba também está na relação dos alimentos que cachorro pode comer. A fruta é rica em ferro e vitaminas A, B e C. Se consumida com casca, possui mais nutrientes e fibras.
  • Maçã: outra fruta que faz sucesso entre os cães, a maçã possui vitaminas B, C e E, além de ser fonte de fibras. Para o seu cachorro aproveitar com mais tranquilidade, retire a casca, as sementes e o miolo.
  • Manga: os cachorros costumam adorar manga e, acredite, ao contrário do que diz o ditado popular, ficam muito fofos chupando essa saborosa fruta! Rica em vitamina C, a manga deve ser oferecida sem casca e sem caroço.

É muito importante destacar que todos esses alimentos devem ser oferecidos apenas ocasionalmente, como um petisco mesmo