Alguns cães ingerem a comida praticamente como um aspirador de pó, apenas engolindo o conteúdo o mais rápido possível. Lidar com a hora da refeição com esse nível de excitação não é saudável e todo comportamento obsessivo pode ter ramificações na saúde física do cachorro, incluindo problemas na digestão.

Os motivos para essa anormalidade no comportamento do animal podem variar desde um sentimento de ansiedade individual, um passado de fome e negligência a um ambiente competitivo com outros animais.

É importante julgar quando a ingestão do alimento de fato está rápida demais e manter em mente que esse problema tem solução.

dando ração ao cão

Dando ração ao cão – Foto: Freepik

Como ajudar o cachorro a comer mais devagar?

Separamos dicas que o ajudarão diminuir a velocidade da ingestão de comida de seu pet.

  • Não dê atenção ao seu cachorro enquanto você estiver durante uma refeição. O melhor a fazer é ignorar as investidas e de maneira assertiva e calma, afaste o seu cão. Mesmo que ele continue pedindo, repita a ação até que ele entenda que com esse comportamento não irá ganhar mais lanchinhos.
  • Separe uma área calma destinada para a alimentação do seu cão. Dessa maneira, trabalhará na ansiedade do seu animal, tornando o ambiente mais propenso para uma refeição tranquila.
  • Em caso de outros animais na casa, deixe seu cachorro comer sozinho. Enquanto o seu cão não tiver aprendido a se relacionar melhor com o alimento, separe-o dos outros animais durante as refeições. Muitas vezes esse comportamento surge como uma proteção do animal para garantir que não ficará com fome. A presença de outros pets pode gerar competitividade.
  • Só libere o seu cão para comer uma vez que ele estiver calmo. Colocou a refeição no comedouro e seu cão está pulando, fazendo um verdadeiro show? Com paciência, espere que se acalme e se sente. Coloque o comedouro no chão e só permita que o cachorro coma quando receber seu comando. Dessa maneira, já terá diminuído muito a ânsia inicial de engolir como se não houvesse amanhã o conteúdo.
  • Não faça alarde quando oferecer comida. E isso inclui não só as principais refeições do dia, como os lanchinhos eventuais. Esse passo é importante pois visa remover a excitação associada ao momento de comer.
  • Tenha um horário fixo para as refeições. No processo de tornar a hora da refeição em um momento mais tranquilo, separe uma hora exata no dia para dar o alimento, e repita o processo todos os dias, religiosamente.
  • Não deixe a comida disponível 24 horas. Se o cão não comer toda a refeição na hora exata, retire o restante do alimento. Deixar o alimento disponível em todas as horas pode incentivar no cão um sentimento de possessão e proteção do conteúdo, causando não só ansiedade como uma possível agressividade. Além disso, ajuda a evitar que haja alguma contaminação na comida.
  • Dê porções menores de comida. Não dê apenas uma grande refeição o dia inteiro, divida em menores porções. A voracidade que o cão lida com a comida pode indicar fome.
  • Utilize um comedouro lento. Há disponível no mercado comedouros que possuem obstáculos que fazem com que o cão demore mais tempo para comer. Eles têm justamente a finalidade de diminuir o processo de ingestão do alimento.
  • Utilize comedouros-brinquedos inteligentes. Há quebra-cabeças, bolas, jogos de xadrez e uma infinidade de opções que trabalham como um passa-tempo, aliviando estresse.
  • Converse com um profissional. Em todos os casos, consulte um médico veterinário, assim como um especialista em comportamento, e peça auxílio para o seu caso em específico.
  • Use a criatividade para ajudar o cachorro a comer mais devagar. Ainda não possui produtos que o auxiliem a diminuir a velocidade do animal ao comer? É possível achar dentro de casa possibilidades que desafiem e ofereçam um obstáculo na hora do seu cão se alimentar. Que tal uma bandeja de muffin?

Veja mais: Problemas de comportamento do gato: aqui estão os mais comuns