Dieta de verão para cachorros. Foto: Reprodução

Na estação mais quente do ano, é importante conhecer quais alimentos comuns à época são ruins para o seu cão e como deve ser sua dieta.

O verão tende a diminuir naturalmente a fome dos cães, provavelmente porque a comida faz com que a temperatura do cão suba, e por isso, ele pode não comer tanto quanto deveria em épocas de muito calor. Observa-se que os cães selvagens dormem na parte mais quente do dia como um mecanismo de proteção contra o calor. Para auxiliar nesse período, ajuste a hora de dar ração para um horário mais agradável do dia.

Qualquer mudança na dieta natural do seu pet, mesmo que seja apenas uma refeição, pode ocasionar em problemas digestivos. Então, continue dando uma ração de qualidade e na quantidade ideal para o tamanho e peso do seu cão e lanchinhos só mesmo os indicados para cães. Nesse quesito nada deve mudar.

Importantíssimo : Manter água fresca e limpa disponível para o seu cão a todos os momentos do dia.

Não deixe comida parada : Se o seu cão não comeu porção inteira da ração, remova a comida e jogue fora. Uma vez que o seu cão se alimentou, as sobras ficam molhadas de baba e água podem facilmente apodrecer no calor.

A temperatura alta deixa propensa a proliferação de animais, e é provável que algum deles venha se alimentar nas sobras de ração do seu pet.

 

Alimentos comuns no verão que são maléficos para os cães:

 

Comidas de festa : Os lanches que você geralmente separa para você e seus amigos em festas não são adequados para os cães e não devem ser dados para o seu pet. Mantenha bebidas alcoólicas, batatas fritas e chocolates longes do seu cão.

Abacate : Todas as partes do abacate, incluindo a pele e caroço, contém uma substância que pode causar vômitos e diarréia em cães.

Cebolas : Cebolas e alho podem destruir as células vermelhas do seu cão, levando a uma anemia. Sintomas incluem fraqueza, vômito, pouca vontade de comer e falta de ar.

Limão e limonadas : Essas frutas contém uma substância chamada Psoralenos, que, quando combinada com a sua acidez, pode tornar a ingestão perigosa.

Uvas e Uvas passas : Apesar de não se saber qual substância específica, sabe-se que as uvas e as uvas passas são conhecidas por causar vômito, letargia, depressão e eventualmente, problema nos rins (este principalmente em cães idosos e filhotes).

Sorvete : Porque os cães não possuem enzimas suficientes responsáveis por quebrar a lactose, leite e outros produtos derivados do leite podem causar diarreia e problemas digestivos.

 

Fontes:

ASPCA

Today Show

Dogspired