Seu cão vai comer quase tudo o que você der. No entanto, seus estômagos não são tão avançados quanto o de seus donos. Mas quais as melhores carnes para cães?

Como proprietário de um animal de estimação, você ainda precisa estar ciente de como alimentar seu cão, para que ele não tenha um problema de saúde.

A maioria das pessoas alimenta o cachorro com carne. Mas é importante saber como você está preparando esta carne para seu filhote. Aqui está tudo o que você precisa saber sobre as melhores carnes para cães e como prepará-las!

Posso oferecer carne ao cachorro?

morango para cachorro

Foto: Freepik

É comum ouvirmos falar nas rodas de conversa se podemos ou não oferecer carne ao cão. Isso é uma dúvida bastante comum entre os tutores e especialistas, sendo um marco para muitas discussões e pesquisas.

Existem profissionais médicos veterinários que não indicam ao tutor dar carne crua ao animal. isso é devido à probabilidade do cão adquirir uma doença, ou parasitas, no momento da ingestão. Em contrapartida, existem profissionais que apoiam o uso rotineiro de carne na alimentação dos pets.

Antes de mais nada, é importante ressaltar que todo alimento, independentemente de ser carne ou não, deve ter uma origem de procedência e, nos casos de verduras, legumes e frutas, devem ser bem lavados antes do consumo.

A qualidade da carne servida ao cachorro é importante

cachorro pode comer peixe

Foto: Freepik

É sabido por todos, que toda carne, independente da espécie, tem características típicas que fazem ela estar apta para o consumo ou inapta, quando corre o risco de haver algum prejuízo à saúde do animal.

Uma carne indicada para o consumo, não deve apresentar as seguintes características:

  • Cheiro desagradável;
  • Cor anormal (Muito clara, muito escura ou amarelada comparada ao padrão da espécie, é claro);
  • Apresentar muco pela superfície;
  • Presença de manchas ou caroços;
  • Consistência da carne (muito dura ou se desmanchando); entre outras coisas.

Quais as melhores carnes para cães?

cachorro pode comer peixe

Foto: Freepik

Os cães domésticos estão livres para se alimentarem de qualquer tipo de carne, sendo ela: Carne de bovino, caprino, ovino, bubalino, suíno, peixe e carnes de caça em geral.

A escolha do tipo de carne a ser ofertado ao animal, vai depender da preferência do paladar de cada animal, da saúde do pet e também do que o tutor está preparado para gastar.

Tipos de carne que são seguros para alimentar cães:

  • Frango: O frango é uma das carnes mais comuns que os cães comem e há boas razões para isso. O frango é uma carne magra que contém muita proteína, o que é ótimo para a energia e massa muscular do seu cão. O frango também é cheio de nutrientes que sustentam a pele saudável, pelagens brilhantes e a saúde dos ossos.
  • Carne vermelha: A carne vermelha é outra carne nutritiva para o seu cão. Contendo ácidos graxos que podem ajudar a manter o tônus ​​muscular e o apoio articular. Assim como o frango, a carne vermelha contém Omega-6.
  • Cordeiro: O cordeiro é uma carne saborosa para cães com qualquer sensibilidade alimentar. Ela também contém gorduras alimentares que ajudam a dar energia, mantendo a pele, pelos e músculos.As carnes comuns a serem evitadas são as carnes processadas, como linguiça, mortadela, salsicha, etc. Evite também dar ossos ao seu cão, pois eles são extremamente quebradiços e podem danificar o estômago e a garganta do seu cão.

Melhores carnes para cães: como oferecê-las

cachorro comendo

Foto: Pixabay

Preparar essas carnes para o seu cão é incrivelmente importante. Todas as carnes listadas acima são extremamente saudáveis ​​para o seu cão, mas apenas se forem preparadas adequadamente.

Na verdade, não há uma maneira certa ou errada de administrar a carne, isso vai variar de acordo com o porte do animal e a situação odontológica do pet.

1 – Remova os ossos

Primeiro, certifique-se de remover cuidadosamente os ossos da carne. Esses pequenos ossos encontrados na carne são extremamente frágeis. Eles podem se romper na garganta ou no estômago do seu cão se ingeridos.

2 – Lave a carne

Em seguida, certifique-se de enxaguar a carne adequadamente, caso haja produtos químicos adicionados para preservação e para garantir que a carne esteja limpa. Em seguida, verifique se toda a carne não é temperada. O tempero é muito forte para o estômago do seu cão e pode resultar em um filhote muito desconfortável. Evite manteiga também pelas mesmas razões.

3 – Cozinhe a carne para dar ao cachorro

Ao cozinhar a carne para servir seu cão, cozinhe-a bem. Certifique-se de remover qualquer gordura da carne. Isso pode ser feito antes ou depois da carne ser cozida. A gordura pode ficar alojada na garganta do seu cão e resultar em asfixia.

Como oferecer peixe ao cachorro?

cachorro pode comer peixe

Foto: Freepik

Um ponto muito importante a ser ressaltado é a administração de carnes de peixe.

Existem muito tutores que oferecem ao animal peixes inteiros ou em grandes pedaços, fazendo com que o animal entre em contato direto com as espinhas.

Isso é uma prática errônea, pois assim o animal pode traumatizar sua boca ou fazer com que a espinha perfure órgãos internos dando grandes danos à saúde do animal.

A carne pode ser uma grande fonte de nutrientes para seu animal. Porém tudo deve ser feito com cautela, e claro, com a opinião do médico veterinário de sua confiança.

Cuidados com a saúde oral do cachorro

Existem animais que têm bastante perda dentária, fazendo com que o uso de carnes em cubos ou bifes fique sendo inviável.

Quando um cão tem boa saúde oral, é indicado que as carnes sejam ofertadas em cubos, do tamanho proporcional para cada porte canino.

Animais com perdas significantes de elementos dentários devem receber carne moída para que se proporcione uma boa digestão do alimento e não cause um possível engasgo no animal, pelo fato de não haver a mastigação do alimento da forma correta.

Os cães podem comer tudo?

Só porque o seu cão come quase tudo, não significa que você deve alimentá-lo com tudo.

Espero que esta lista de carnes que seu cão pode comer e como prepará-las ajude você na próxima vez que planejar um churrasco ou piquenique e seu cão quiser se divertir!