Quando uma pessoa masca e engole chiclete, é improvável que algo ruim aconteça com ela. Mas com um cachorro, sim. Chiclete para cães não é o produto mais adequado, pois seu corpo é completamente diferente do humano. O cachorro comeu chiclete? Veja o que fazer.

Por exemplo, chicletes com xilitol e sorbitol podem causar baixa de glicose no sangue e danos ao fígado.

Se o seu cão for grande, considere-se com sorte, talvez nada de ruim aconteça com ele. Bem, se for pequeno, pode haver grandes problemas. Mesmo que você consiga tirar o chiclete da boca, ele ainda terá um efeito tóxico no corpo do animal.

Cachorro comeu chiclete: o que pode acontecer com ele?

chiclete

Chiclete. Fonte: Freepik

Depois que o animal engoliu ou segurou a goma de mascar na boca, em meia hora, o seguinte pode acontecer com ele:

  • Convulsões.
  • Vomitar.
  • Letargia.

Se você tem um cachorro pequeno, precisa consultar o veterinário com urgência dentro de uma hora. Se seu animal de estimação não apresentou nada semelhante na lista de sintomas acima, isso significa que não havia xilitol na goma de mascar. Mas não relaxe, pois a goma de mascar será liberada em 24 horas.

Se o cachorro comeu chiclete, haverá inchaço ou prisão de ventre. É melhor ir ao veterinário de qualquer maneira.

O perigo de comer xilitol varia de acordo com o peso do seu cão e a quantidade de xilitol ingerida. Lembre-se de que mesmo que você consiga tirar a goma de seu cão antes que ele engula, ele ainda terá ingerido um pouco de adoçante.

Para cachorros e raças pequenas como Chihuahuas, que pesam apenas alguns quilos no total, um único chiclete pode causar muitos danos.

Quanto mais eles comerem, mais chances de danos ao fígado tem. Assim, chame o veterinário imediatamente e leve o pacote de chiclete.

A goma de mascar não pode ser digerida pelo corpo, e é por isso que não se decompõe quando mastigada, mas é mais provável que seja simplesmente expelida do corpo com o resto dos resíduos permanecendo em algum lugar do trato digestivo!

O que é xilitol

O xilitol é um substituto cristalino do açúcar que não contém carboidratos. É mais doce que o açúcar, mas com menos calorias. É considerado seguro para consumo em qualquer idade, sendo também aprovado para atletas e gestantes.

Na maioria das vezes, o xilitol é usado como um açúcar dietético para diabéticos, que é absorvido sem insulina e não provoca hiperglicemia.

Ao consumir produtos com xilitol regularmente, você não precisa se preocupar com o potencial de consequências graves. Os pesquisadores afirmam que o dano máximo que uma overdose desse adoçante pode causar é diarreia ou flatulência.

Mas para quem o xilitol é realmente perigoso, são os cães. O suficiente para 500-1000 mg de substância por quilograma de peso para que o animal tenha insuficiência hepática, convulsões e colapso.

Como evitar envenenamento?

chiclete

Chiclete. Fonte: Freepik

Para reduzir a possibilidade de envenenamento por xilitol em seu cão, mantenha todos os alimentos (especialmente alimentos dietéticos que contenham xilitol), doces, chicletes, medicamentos em um lugar seguro fora do alcance do animal.

Mantenha bolsas, carteiras, casacos e quaisquer outras roupas e recipientes fora do alcance do cachorro. Os cães aprendem sobre o mundo através do olfato, portanto, qualquer bolsa ou bolso aberto é um convite para enfiar a cabeça nele e examinar o conteúdo.

Por que o xilitol é tão perigoso para os cães?

Quando um cão consome xilitol, ele é rapidamente absorvido pela corrente sanguínea e começa a agir no pâncreas, causando uma produção excessiva de insulina.

A insulina é usada pelo corpo para controlar os níveis de açúcar no sangue, mas o xilitol faz com que o cão produza esses níveis elevados de insulina rapidamente, resultando em uma queda dramática no açúcar no sangue do animal – chamada hipoglicemia.

A hipoglicemia é uma condição séria que, se não tratada, pode levar à morte de um cão. O envenenamento por xilitol também pode levar à insuficiência hepática e outras complicações.

Cachorro comeu chiclete na Hungria

Em 2018, o húngaro Vizla Ruby, de sete anos, morreu envenenado por xilitol após roubar dois brownies de chocolate caseiros contendo o adoçante. Ruby desmaiou 36 horas depois de comer os bolos e foi levada às pressas para os veterinários, onde lutou sem sucesso pela vida durante oito dias na UTI. O Royal Veterinary College, que tratou Ruby, confirmou que ela morreu dos efeitos tóxicos do xilitol.

A Animal PoisonLine, no Reino Unido, documenta centenas de mortes por xilitol em cães todos os anos, mas eles estimam que o número real pode chegar aos milhares, pois muitas pessoas simplesmente não saberão o que matou seu amado animal de estimação.