O dogue alemão sem dúvida está entre as maiores raças do mundo, considerado um cão de tamanho desproporcionalmente gigante.

A alimentação desse grande dinamarquês (ou dogue alemão), seja ele adulto ou filhote, deve ser exclusivamente para cães de tamanho gigante e deve conter as necessidades nutricionais corretas.

Dogue Alemão

O desenvolvimento acelerado do dogue alemão exige um cuidado maior com sua alimentação, principalmente em sua fase de filhote.

Alimenta-lo de forma correta nos primeiros meses de sua vida será primordial para um estado de saúde ótimo.

Qual a quantidade de comida para um filhote de dogue alemão?

Quando ainda são filhotinhos os dogues irão precisar comer de forma fragmentada ao longo do dia, já os adultos podem realizar as refeições duas vezes ao dia.

Assim, a indicação dos veterinários é que o filhote se alimente no mínimo quatro vez por dia, até os seus três meses de idade.

Essa rotina deverá ser diminuída aos pouquinhos, de modo que ao completar seis meses, o cão realizará apenas duas refeições por dia.

Quantidade de comida para um dogue alemão Adulto

Dogue Alemão

Quando ele atingi seus um ano e meio de vida o dogue alemão pode ser considerado um cão adulto e a sua alimentação vai mudando de acordo com o seu peso.

É recomendado que; para um animal com cerca de quarenta e cinco quilos devam ser servidas cerca de meio quilo de comida por dia. Dessa maneira, as necessidades do animal serão completamente supridas.

Outro fator importante e que não deve ser esquecido nunca, é sempre deixar um recipiente com água à disposição do seu amigo.

A hidratação é fundamental para que o seu dogue alemão permaneça saudável e livre de uma possível desidratação.

Observe que o excesso de comida pode levar o dogue alemão à obesidade causando muitos problemas para a saúde do bichinho.

Além do sobrepeso, eles podem sofrer com alguns problemas de saúde (como a displasia de quadril). Portanto, tenha muita atenção na hora de escolher a alimentação, já que ela vai ajudar no fortalecimento dos músculos e ossos do pet.

Procure não alimentar o cão antes da prática de uma atividade física muito intensa, pois isso pode causar problemas gastrointestinais.

Comida caseira ou ração?

Atualmente é possível encontrar tipos de alimentação muito distintos para cachorros, que podem ser desde receitas caseiras, a ração.

Existem casos de pessoas que preferem combinar uma dieta à base de ração com alimentação caseira ou com uma ração mais úmida, isso de forma ocasional. Não existe uma escolha “melhor”, todas podem ser válidas.

Comida caseira

Este tipo de alimentação pode trazer muitas vantagens, contudo você deve escolher produtos de qualidade que irão impactar no pelo e na saúde do animal, além disso, costuma ter muito bem aceita por parte do pet.

No entanto, tendo em consideração as necessidades calóricas, esse tipo de dieta pode ser muito dispendiosa. Também será necessário fazer exames de sangue a cada seis meses para detectar possíveis deficiências nutricional em pet.

Ração

Este tipo de alimento, desde que contenha a etiqueta “nutricionalmente completo” está formulado para cobrir as necessidades de um cão. No entanto, existem produtos de boa qualidade e produtos de qualidade ruim.

Existem também, rações específicas para dogue alemão, o que é uma grande vantagem para os criadores. Economicamente é mais favorável, especialmente se for comprada quantidades grandes.

Os proprietário estão livres para escolher o tipo de dieta de sua preferência, entretanto não é aconselhável, misturar a ração e outro tipo de alimentação na refeição, já que elas terão tempos de digestão diferentes.