Foto: Reprodução / Google

Foto: Reprodução / Google

A quantidade de calorias que um cachorro deve consumir diariamente varia de acordo com o tamanho, raça e nível de atividade. Devemos entender que cada cachorro possui um metabolismo diferente e que algumas raças podem ter maior facilidade de engordar. Veja a matéria que fizemos sobre obesidade em cães para entender um pouco melhor sobre o assunto.

Há uma fórmula para estimar a quantidade de calorias que um cachorro deve ingerir por dia, a MER (Metabolic Energy Requirement ou português “Necessidade de Energia Metabólica”) utiliza o peso do cão como base.

MER(kcal)= 132 x (peso do cachorro em Kg)⁰’⁷⁵

Para facilitar, o Portal do Dog fez uma calculadora baseada na fórmula MER. Basta colocar o peso do seu cachorro no campo para ver o resultado.
 

 
Utilizando a fórmula MER temos que um cachorro com 10 quilos deve ingerir aproximadamente 742 calorias por dia. Sempre lembrando que a MER serve apenas como estimativa, não levando em consideração o estado físico do cão e seu estilo de vida. Para transformar este número calórico em quantidade de ração que o seu cachorro deve ingerir, devemos observar o rótulo da ração, que normalmente nos informa a quantidade de calorias presente.

Cachorros com um nível de atividade alta, filhotes, cachorros trabalhadores e grávidas necessitam do dobro de calorias informado pela fórmula MER. Já cachorros idosos, com pouca atividade física devem comer apenas 80% do resultado para manter seu peso.

Converse sempre com o seu veterinário para determinar a melhor dieta para o seu cãozinho.

Fonte: Obesidade em cães