A quantidade de calorias que um cachorro deve consumir diariamente varia de acordo com o tamanho, raça e nível de atividade. Veja como responder a pergunta: “calorias que meu cachorro deve ingerir?”

Muitos donos de animais de estimação estão abandonando alimentos naturais para seus animais de estimação e optando por alimentos prontos para consumo, pois esta é uma das maneiras mais convenientes e acessíveis de fornecer a seus cães todos os nutrientes de que precisam.

Devemos entender que cada cachorro possui um metabolismo diferente e que algumas raças podem ter maior facilidade de engordar. Veja a matéria que fizemos sobre obesidade em cães para entender um pouco melhor sobre o assunto.

cachorro que come grama

Cachorro sentado no meio da grama – Foto: Freepik

Há uma fórmula para estimar a quantidade de calorias que um cachorro deve ingerir por dia, a MER (Metabolic Energy Requirement ou português “Necessidade de Energia Metabólica”) utiliza o peso do cão como base.

MER(kcal)= 132 x (peso do cachorro em Kg)⁰’⁷⁵

Para facilitar, o Portal do Dog fez uma calculadora baseada na fórmula MER. Basta colocar o peso do seu cachorro no campo para ver o resultado

Calorias que meu cachorro deve ingerir

Utilizando a fórmula MER temos que um cachorro com 10 quilos deve ingerir aproximadamente 742 calorias por dia. Sempre lembrando que a MER serve apenas como estimativa, não levando em consideração o estado físico do cão e seu estilo de vida.

Para transformar este número calórico em quantidade de ração que o seu cachorro deve ingerir, devemos observar o rótulo da ração, que normalmente nos informa a quantidade de calorias presente.

comedouro lento para cachorro

Cachorro comendo – Foto: Freepik

Cachorros com um nível de atividade alta, filhotes, cachorros trabalhadores e grávidas necessitam do dobro de calorias informado pela fórmula MER. Já cachorros idosos, com pouca atividade física devem comer apenas 80% do resultado para manter seu peso.

Converse sempre com o seu veterinário para determinar a melhor dieta para o seu cãozinho.

Uma alimentação completa e equilibrada é garantia de saúde e longevidade tanto para o homem como para o cão, por isso é tão importante escolher não só produtos da mais alta qualidade para o seu animal de estimação, mas também uma alimentação adequada.