Muitas pessoas costumam dar maçã para os seus cachorros. Mas será que ele terá os mesmos benefícios que os humanos têm ao ingerir a fruta? O cachorro pode comer maçã mesmo?

Antes de oferecer qualquer alimento que foge da dieta normal do cachorro, o ideal é verificar se faz bem para o pet e se ele não poderá desencadear algum tipo de doença/alergia.

Sim! O cachorro pode comer maçã

cachorro-pode-comer-maça

Foto: Freepik

Primeiramente, a maçã é uma fruta muito saudável para quem quer que seja. O cachorro pode comer maçã e na verdade, os veterinários indicam muito o consumo dessa fruta tão rica em nutrientes. Ou seja, o seu pet não só pode como deve sim comer a maçã e é bem provável que ele goste muito como tantos outros geralmente gostam.

Você pode transformar a hora do petisco em algo mais saudável para o seu melhor amigo trocando aqueles industrializados por algumas fatias de maçã.

Até mesmo os próprios veterinários estão indicando a maçã como petisco.

Afinal, a maçã contém fibras, vitaminas e minerais, ou seja, eminentemente rica em nutrientes que irão auxiliar na saúde do seu cachorro promovendo vários benefícios. Um deles é o auxílio na higienização dos dentes do seu melhor amigo.

Ajuda a manter o seu cachorro hidratado, visto que é fonte de água também. É indicada para auxiliar na alimentação de cachorros com algum tipo de restrição ao consumo de proteínas, que pode ter sido causada por alguma doença específica.

Fique atento, o pet não deve ingerir o caroço!

Os tutores devem tomar cuidado ao ofertar a maçã ao pet. Afinal ele não deve ingerir nunca o caroço.

A substância encontrada no caroço da maçã, chamada cianeto contém um componente tóxico que, uma vez ingerido pode causar o envenenamento do animal e podendo até levá-lo a óbito.

Mas você já deve ter escutado algum tutor dizer que deu a semente para o pet e não houveram reações. Que ótimo! Mais isso pode ter acontecido apenas pelo fato do cachorro ser de grande porte e não ter consumido tantos caroços assim, a ponto de ter uma reação mais séria.

Porém, não arrisque, a substância tóxica está presente no caroço da maçã e seu cachorro pode não ter tanta sorte assim. Sempre retire o miolo da maçã antes de ofertá-la à seu melhor amigo, jamais dê uma maçã inteira para o seu pet.

O cachorro pode comer maçã, mas existem possíveis efeitos causados pelo excesso da fruta

Foto: Freepik

Como comentado anteriormente, não é uma opção viável oferecer a maçã inteira para o pet.

Além dele poder ingerir o miolo onde está localizada a semente, consumir essa fruta em excesso pode gerar alguns desconfortos no cachorro.

  1. Primeiro, tem cachorro que é tão ansioso que pode tentar engolir tudo de uma vez e se engasgar.
  2. Segundo que pode causar diarréia, desconforto no estômago e até uma irritação intestinal levando o animalzinho a ter episódios de vômito.
  3. Ou seja, dê moderadamente e perceba se o seu cãozinho está se dando bem com a fruta. Observe com atenção se não estão havendo reações. Afinal, cada cãozinho vai reagir de uma maneira.
  4. Se o seu pet tiver algum problema específico, consulte o veterinário antes de definir a quantidade que irá oferecer à ele. Suponhamos que ele seja diabético, como a maçã contém açúcar ele deverá consumir quantidades pequenas.

Benefícios da maçã para o seu pet

Foto: Freepik

Ao longo do conteúdo vimos alguns benefícios da maçã para o seu pet. Neste momento veremos alguns benefícios mais específicos. O primeiro e já comentado é:

  • – Hidratação. A maçã ajuda a manter seu cãozinho hidratado, afinal é uma fruta que contém água.
  • – É considerada uma fruta com ação purificante. Ou seja, conforme o animal ingere a maçã limpa seu organismo. Por isso é sempre indicada para cães com problemas renais.
  • – Rica em vitamina A e C garantindo uma derme e uma pelagem mais saudável.
  • – Contém ações antioxidantes que ajudam na precaução e prevenção de problemas de saúde como envelhecimento cerebral e câncer.
  • – É essencial para a atividade neuromuscular. Por conter um alto teor de potássio gera um equilíbrio hidroelétrico e facilita a transmissão de impulsos nervosos.
  • – Contém também cálcio, magnésio e fósforo que são essenciais para o funcionamento efetivo do corpo do cãozinho.
  • – Em geral não causa alergias ou hipersensibilidade e por esse motivo é muito indicada para os pets que lidam com algum desses problemas.
  • – Conhecida por fortalecer e ajudar na limpeza dos dentes. Ou seja, você pode oferecê-la para seu filhote e assim ajudá-lo a estimular o fortalecimento dos dentinhos.
  • – Têm propriedades anti-inflamatórias que agem direto na mucosa gástrica lesionada, se for o caso do seu amiguinho.

Inclua a maçã à dieta do seu animalzinho, afinal você encontrou muitas razões para isso. E já que o cachorro pode comer maçã porque não agregar tudo isso à saúde do seu melhor amigo?

Recomendações para ingestão da maçã

Apesar de termos visto todos esses benefícios que a maçã proporciona ao pet, existem alguns cuidados específicos que não podem ser ignorados.

Já falamos sobre a importância de não deixar o seu pet ingerir a semente e que não pode ser consumida em excesso.

Como tudo tem o seu lado bom, também pode haver um lado ruim se consumida em excesso. Por exemplo, a maçã consiste também em minerais e carboidratos. Porém alguns se destacam.

A frutose, a glicose e os açúcares que a maçã contém, em exagero podem trazer resultados negativos ao pet.

Como por exemplo, pode estimular a diabetes canina, o que submete o cão a injeções contínuas de insulina, que podem durar a vida inteira dele.

fruta para cachorro

Ou seja, você precisaria adequar a dieta do pet de acordo com a nova realidade. Agora, se seu cãozinho não se anima muito ao ganhar uma maçã, não desanime.

Existem outras frutas e legumes que os cães podem comer e que trazem resultados tão bons quanto os da maçã.

Sendo maçã ou outra fruta, o ideal é que você oferte isso como um bônus, até porque você não poderá dar mais de 3 vezes na semana, no caso da maçã. E em caso de outras frutas não esqueça de consultar o médico veterinário.

Afinal, se um caroço de maçã pode gerar reações perigosas em seu cãozinho isso quer dizer que qualquer outra fruta ou alimento também pode.

Esteja atento a isso. Agora que já sabe que cachorro pode comer maçã, ofereça ao seu e veja qual a reação dele.

Se ele reage bem fisicamente e se ele gosta do sabor. Afinal não vai adiantar tentar ofertar uma fruta que o seu melhor amigo não goste só porque faz bem.

Caso ele negue de primeira, você pode tentar cozinhar a maçã e oferecer com outras texturas.