Você tem se deparado com o cachorro comendo fezes? Este tipo de comportamento tem feito você se questionar sobre a saúde do seu cão? Então não deixe de acompanhar o nosso guia de hoje!

Pois, apesar de ser um comportamento bastante comum no universo canino, o mesmo precisa de atenção para que seja interrompido. Afinal, o consumo de fezes pode, em longo prazo, prejudicar a saúde digestiva do animal.

Portanto, acompanhe as informações que trouxemos hoje e descubra o que pode significar quando o cão está comendo fezes.

Cachorro comendo fezes – O que pode ser?

Abaixo listamos as maiores causas do comportamento de ingestão de fezes:

  • Fome: Sim, por mais estranho que isto possa parecer, muitas vezes o cachorro não está tendo acesso à uma alimentação saudável e suficiente. Desse modo, como as fezes não são repugnantes para eles, é possível que ele se interesse pela mesma.
  • Deficiência nutricional e/ ou digestiva: Quando algo não vai bem, e o cachorro não consegue ter uma boa absorção nutricional, ele pode acabar consumindo as fezes pelo simples fato da mesma ter resídios de alimento de um modo muito expressivo.
  • Ansiedade e medo: Se o cachorro estiver com medo ou ansioso, poderá ter este tipo de comportamento.
  • Tentativa de chamar a atenção do dono: Você tem deixado o seu cãozinho mais tempo sozinho, do que de costume? Pois é! Ele pode estar comendo fezes para simplesmente chamar a sua atenção.
  • Punição em excesso: Quando o cachorro é punido por fazer as necessidades no lugar errado, pode acabar comendo as fezes para tentar “esconder” o erro.
  • Má organização espacial: Se o espaço onde o seu cachorro permanece for muito pequeno, onde a divisão entre o local das necessidades, o de dormir e do se alimentar forem muito próximos, ele poderá acabar confundindo as funções de cada coisa.

cachorro comendo fezes

A tentativa de reeducação

Agora que você já sabe quais podem ser os motivos do cachorro comendo fezes, fica o questionamento: Como resolver o problema? Bem, o ideal é que você ensine o não ao seu animal, para assim, todas as vezes em que ele for tentar consumir as fezes, você o barre com o comando negativo.

Desse modo, não retire as fezes rapidamente, limpando o local. Mas sim, observe o comportamento dele e o repreenda caso ele comece a comer. E só depois disso, retire-o do ambiente e limpe-o. Faça isso regularmente e, se notar a melhora apenas com esta intervenção, ótimo! Caso contrário deverá buscar o auxílio de um veterinário.

cachorro comendo fezes

Visite o veterinário para uma constatação mais precisa

Como mencionamos, se apenas o comando negativo não resolver o problema, é interessante visitar o veterinário. Pois caso seja algum problema digestivo, é importante que seja feito o melhor diagnóstico, para que tudo corra bem. Assim, você garante o bem estar e a saúde do seu melhor amigo.

Além disso, é fundamental a visita regular ao veterinário, para evitar qualquer tipo de desequilíbrio, como este. Mantenha uma rotina saudável e dê uma ótima vida para o seu grande companheiro!