A perda de pelo pode ser prejudicial, tanto para os seres humanos e animais. E para o seu animal de estimação, descobrir uma maneira de remediar sua perda de pelo pode ser mais desafiador.

A maioria dos cães perdem um pouco de pelo, mas a perda de grandes quantidades de pelos pode ser motivo de preocupação. Alopecia, perda de pelo parcial ou completa em cães pode ocorrer ao seu animal de estimação canino da mesma forma que acontece com os seres humanos. Mas o que causa isso?

Causas da perda de pelo em cães

Alergias

queda de pelo

A causa mais comum de perda de pelo, e a mais tratável, pode ser causada por alergias. Os cães podem ser alérgicos a várias coisas, assim como as pessoas. Entre os contribuintes de alergias em cães são:

  • Ácaros
  • Pulgas
  • Alimentos (trigo e laticínios)

O problema com alergias em cães é que os donos de cães não percebem os sinais típicos de reações alérgicas em seus animais de estimação. Irritação da pele, vermelhidão da pele, aumento do risco de roer e morder são sinais comuns de alergias.

Visite o seu veterinário se você não tiver certeza desses sinais, ou se você acha que seu animal de estimação pode sofrer de alergias. Possíveis remédios incluem uma medicação interna ou tópica, ou possíveis mudanças na dieta, uma vez que você tenha descoberto a causa exata dos desencadeantes alérgicos.

Infestação ou Infecção

queda de pelo

Pulgas, ácaros e carrapatos gostam de estar sob a pele de animais e são comumente encontrados em cães. Parasitas e fungos, como micose, podem ter um impacto significativo na quantidade de pelo que cai do seu animal de estimação.

As anomalias da perda de pelo devido à infecção normalmente seguem um padrão que você pode acompanhar.

Preste atenção à perda de pelo ao redor das orelhas, peito, estômago e olhos. Antes de poder determinar o melhor remédio, você precisa saber o tipo de infecção que você estará tratando. Infecções mais graves geralmente exigem medicamentos tópicos ou shampoos anti-fúngicos para tratamento.

Foliculite

queda de pelo

A limpeza inadequada pode fazer com que o pelo do cão seja infectado. Se ocorrer uma infecção abaixo da superfície da pele, você poderá notar manchas de pelo ausentes. Se não for tratada, isso levará a piora da perda de cabelo.

As principais causas de folículos pilosos infectados são a pele suja e a lama, entre outras infecções mencionadas acima.

Desnutrição e Deficiências Nutricionais

Assim como em humanos, a dieta do seu cão desempenha um papel crucial na saúde de seus pelos. Uma juba brilhante se traduz em um cão saudável. Dependendo da recomendação do seu veterinário, você pode precisar ajustar a dieta do seu cão.

A dieta do seu cão deve ser rica em ácidos graxos essenciais, incluindo dietas ricas em gordura, entre outros. Idealmente, a sua opção mais segura é alimentar o seu cão apenas com alimentos que tenham um equilíbrio adequado de nutrientes essenciais.

Problemas de saúde já existente

queda de pelo

Na pior das hipóteses, a perda de pelo que você testemunhou em seu cão pode ser causada por um problema de saúde já existente.

Antes de concluir que a saúde do cão pode estar em risco, verifique os sintomas comuns:

  • Mudanças no apetite
  • Sede
  • Variações de peso
  • Insônia
  • Perda de energia

Se você perceber um ou mais desses sinais, consulte o seu veterinário para determinar o curso correto do tratamento.

Para mais dúvidas sobre queda de pelos no cão, deixe um comentário!