Como adaptar um cachorro ao novo lar? Quais são os passos essenciais para que seja possível fazer com que o cão sinta-se em casa, mesmo depois de uma mudança brusca? Como manter a alimentação em dia, se o pequeno demonstrar certa falta de apetite?

Estas e outras dúvidas serão respondidas ao longo deste artigo de hoje. Para que assim, você saiba quais são os cuidados essenciais que garantirão um desenvolvimento mais saudável para o seu melhor amigo. Para isso, acompanhe o texto até o fim.

Como adaptar um cachorro ao novo lar? Dicas para te ajudar

Diversas atitudes que, no dia a dia, podem parecer simples e até mesmo “banais”, são essenciais quando o assunto é como adaptar um cachorro ao novo lar. Pois imagine só, todo o estresse que o bichinho pode estar sentindo, diante deste tipo de situação, não é mesmo? Por isso, todos os cuidados, por menores que sejam, serão bem vindos durante o processo.

Abaixo explicamos cada um deles. Estude-os e coloque-os em prática a partir de agora mesmo. Em pouco tempo você notará que o seu pequeno amigo já estará muito mais confortável no novo ambiente. E a gente sabe que este é exatamente o objetivo primordial.

Então, vamos lá!

Como adaptar um cachorro ao novo lar

Foto: Freepik

1- Deixe o ambiente preparado

O ambiente em que o seu pet será adaptado precisa estar preparado o quanto antes. Ou seja, não deixe para organizar o mesmo apenas quando for levar o cachorro para o novo lar.  Mas sim, busque manter a organização desde muito cedo.

Mas o que seria esta organização? Basicamente, você deverá deixar o cantinho da alimentação já bem preparado. Com os potinhos que ele costuma usar, além de estar bem abastecido com água fresca e ração na medida certa.

Outra parte do ambiente que precisa estar bem preparada é com relação ao “banheiro” do cachorro. Você precisa deixar esta parte muito “parecida” com o banheiro que ele costumava ter na outra casa. Para que assim, ele se sinta à vontade e confortável o suficiente para fazer as necessidades no lugar certo.

2- Se houver outros pets, faça a adaptação gradativamente

Se houver novos pets neste novo lar, os cuidados com a adaptação precisam ser redobrados. Pois além de ter que apresentar o novo ambiente para o cão, você ainda terá que apresentar o novo amigo. O ideal é que, portanto, você primeiramente apresente alguns cômodos da casa, para que o seu amigo consiga, pouco a pouco, ter a sensação de lar por ali.

Apenas depois de um período de adaptação neste sentido, é que você deverá iniciar a adaptação com o outro pet. E isso também deve ocorrer de um modo mais gradativo, sem exagerar. Ou seja, pouco a pouco. Uns minutinhos hoje, mais alguns minutinhos amanhã, e assim por diante.

E não caia na tentação de deixar os pets sozinhos por um período muito longo, ok? Pois você poderá provocar um estresse muito grande, especialmente naqueles que são mais territoriais. E, com isso, consequentemente a adaptação poderá ser ainda mais demorada, ao invés de rápida.

Portanto, paciência é uma virtude!

Como adaptar um cachorro ao novo lar

Foto: Freepik

3- Vá apresentando os cômodos aos poucos

Como mencionamos acima, apresentar os cômodos aos poucos é uma importante estratégia de como adaptar um cachorro ao novo lar. Especialmente se a casa for muito grande. Querer apresentar muitos cômodos de uma só vez pode fazer com que o cachorro fique muito ansioso e estressado. E sabemos que não é este o resultado que você deseja.

Por isso, comece “prendendo” o pequeno em um cômodo menor. Lembre-se de preparar tudo, com comida e todos os cuidados com relação a higiene. O ideal é que no primeiro dia o mesmo fique apenas neste quartinho, para que possa se sentir à vontade por ali. Conforme ele vá se “desenvolvendo” naquele espaço (ou seja, demonstre conforto ao brincar, dormir e comer bem), é hora de ir avançando.

Parta para outros cômodos da casa. Permita que o mesmo faça descobertas a cada dia, mas sem exagerar. Quando você se der conta, ele já conhecerá todo o novo lar.

Lembre-se também que ao apresentar o segundo cômodo, o primeiro precisa ser de fácil acesso. Para que assim, ele comece a circular pelo ambiente de uma maneira muito mais natural.

4- O lado de fora deve ser mostrado por último

A casa também possui sacada, quintal, varanda ou qualquer espaço externo deste tipo? Então saiba que este ambiente também deverá ser apresentado. Porém, deverá ser mostrado por último. Pois esta é uma das melhores estratégias de como adaptar um cachorro ao novo lar.

Sempre pense no quanto ele pode estar estressado e até mesmo assustado com toda a situação. Baseie-se neste ponto para sempre tentar promover o maior conforto possível para o seu amigo. E é exatamente por conta disso que você deverá mostrar o lado de fora apenas por último.

Pois imagine só, se deparar com uma imensidão tão grande, quanto um pátio, por exemplo, desconhecido? Pois é! Por isso, mostre apenas no final. E, além disso, procure também “levá-lo para passear” no quintal, assim que for apresentar o ambiente. Para que ele conheça, do mesmo modo, aos poucos. E assim, novamente você evita qualquer baque em excesso.

Como adaptar um cachorro ao novo lar

Foto: Freepik

5- Só leve o animal DEPOIS da mudança

Este é outro fator muito importante que pode acabar passando despercebido dentre as pessoas. O ideal é que você apenas leve o animal para o novo lar depois que toda a mudança já foi. Sabemos que nem sempre isso é possível, visto que ter alguém para ficar com o cachorro durante toda a mudança pode ser um pouco “caro demais”.

Mas, esta é a melhor forma de evitar que o nosso amiguinho sinta-se perdido dentro de todas as mudanças que estão acontecendo. Afinal, enquanto você estiver descarregando as coisas e organizando os ambientes, é claro que não será possível dar a atenção que ele merece, não é mesmo? Por isso, procure apenas levá-lo quando as coisas estiverem mais “calmas”.

6- Lembre-se da segurança do animal

Além de todos os pontos anteriores serem postos em prática, você também deverá levar em conta a segurança do animal. Pois você precisa deixar todo o ambiente preparado não somente para ele se sentir em casa, como também, para que nada de ruim possa acontecer com o seu amiguinho.

Aqui, todas as nossas dicas de como evitar acidentes domésticos podem ser postas em prática. Pois elas serão primordiais para o bem estar do seu cão. Pois pare e pense… Se, por algum motivo, ele vier a se acidentar no novo ambiente, qual será a reação do mesmo? Possivelmente ele se sentirá com ainda mais medo do novo local, desencadeando uma esquiva ainda maior.

Por conta deste fator, cuide da segurança do cão!

cão em sua nova casa

Foto: Freepik

7- Deixe objetos com “cheiro” espalhados pela casa

Você sabe muito bem quais são os brinquedos favoritos do seu cachorro, não sabe? Pois bem! Aposte nos mesmos para trazer mais tranquilidade para o bichinho. Assim ele sentirá o “cheiro” dele em todas as partes que ele estiver conhecendo. E é por isso que falamos de deixar o cheirinho do cão pela casa, como uma ótima estratégia de adaptação.

8- Dê atenção para o seu cão, mas não exagere

Por fim, esta é uma das principais formas de como adaptar um cachorro ao novo lar: dando a atenção na medida certa. O ideal é que você mostre a sua presença para o pequeno, mas sem passar do limite. Para isso, você deverá demonstrar carinho e atenção quando perceber que ele estiver muito ansioso e com muito medo.

Porém, assim que notar certa tranquilidade no mesmo, o ideal é que você procure se distanciar. Nem que para isso, precisa se afastar aos poucos. Para que desse modo você não corra o risco de tornar o cachorro completamente dependente da sua presença, o que poderia ser bastante prejudicial para a saúde mental e até física do mesmo.

cão em sua nova casa

Foto: Freepik

A paciência é sua aliada

Lembre-se que para saber como adaptar um cachorro ao novo lar, você precisa ter em mente algo muito importante: a paciência sempre será a sua melhor aliada. Pois é a partir dela que você desenvolverá todo o processo de cuidado e desenvolvimento do seu cão, para que, desse modo, o mesmo sinta-se verdadeiramente em casa.

Tente não forçar a situação, e tampouco pular etapas no processo. Considere ainda que cada pet pode ter um tempo diferente de adaptação, e você deverá levar isso em conta também. Quanto mais atencioso você for neste sentido, melhor serão os resultados. Pode acreditar!