Como saber se meu cachorro tem alergias a alimentos? Essa dica está aqui para facilitar o seu cuidado com o amigo de quatro patas!

Alergias alimentares em cães podem ser difíceis de identificar. Os sintomas não são o que muitos pais esperam, e há muitos mitos por aí sobre alergias alimentares em cães. Alergias alimentares verdadeiras não são tão comuns em cães, por exemplo.

Veja como você pode descobrir se o seu cão tem alergias alimentares e o que você pode fazer sobre eles.

cão com alergia

Cão com alergia – Foto: Freepik

Razões para suspeitar de alergias a alimentos para cães

Quando as pessoas pensam em alergias a alimentos para animais de estimação, elas costumam pular para problemas gastrointestinais. No entanto, alergias alimentares em cães podem ou não vir com uma dor de estômago.

Os sintomas mais comuns de alergias alimentares em cães realmente aparecem como reações na pele.

Problemas de pele e ouvido em cães com alergias alimentares

Problemas de pele são comuns em cães com alergias alimentares. À primeira vista, isso parece meio estranho, mas faz mais sentido quando você pensa sobre como as pessoas reagem a alergias alimentares.

Cães com alergias alimentares não controladas também podem ter problemas com os ouvidos.

Alguns dos problemas de saúde mais comuns associados a alergias alimentares legítimas são:

Coceira crônica

Lesões na pele, especialmente quando um cão se auto-agride em um esforço para coçar a coceira

cachorro com dor no estômago

Cachorro com dor no estômago – Foto: Freepik

Infecções de ouvido frequentes

Sintomas semelhantes podem ser causados ​​por alergias ambientais a gatilhos como pólen, mofo e ácaros da casa, mas esses, pelo menos para começar, geralmente são sazonais.

Por esse motivo, é importante acompanhar se os sintomas do seu cão diminuem e fluem com a mudança das estações.

Como saber se meu cachorro tem alergias a alimentos?

É importante lembrar que as alergias alimentares podem se desenvolver a qualquer momento. Um alimento que seu cão consome há anos sem problemas pode causar uma reação alérgica repentina ou sintomas podem surgir logo após a alteração da dieta do cão.

Diagnóstico

Diagnosticar alergias alimentares em cães nem sempre é um processo simples. Não é como se houvesse um teste simples que possa dizer instantaneamente a que seu cão é alérgico ou, se é que ele realmente tem alergias alimentares.

Você precisa começar do início, com a ajuda do seu veterinário, para ter certeza de que os problemas de pele ou ouvido do seu cão são causados ​​por alergias alimentares.

Descartar outros problemas de saúde

Seu veterinário fará uma história completa do seu animal de estimação e fará um exame geral.

Em seguida, eles provavelmente farão testes para descartar condições com sintomas semelhantes, como sarna, micose, infecções fúngicas, infecções bacterianas, infestações por pulgas e alergias ambientais.

veterinária examinando cão

Veterinária examinando cão – Foto: Freepik

Descartar essas condições é o primeiro porque as verdadeiras alergias alimentares são relativamente incomuns.

Se não houver outra causa aparente para os sintomas do seu cão, seu veterinário pode começar a suspeitar que alergias alimentares estão por trás de infecções de coceira ou pele do seu cão.

Mesmo que o seu veterinário encontre uma “razão” para os problemas de pele do seu cão, ele ainda pode suspeitar que uma reação alimentar adversa seja pelo menos parcialmente responsável, pois, por exemplo, infecções por fungos podem se desenvolver como resultado de alergias alimentares.

Uma vez que o diagnóstico de alergias alimentares pareça ser uma possibilidade razoável, seu veterinário recomendará um teste com alimentos.

Iniciando um teste alimentar

Iniciar seu cão em um teste de comida significa que seu animal de estimação fará uma dieta prescrita e absolutamente nada por alguns meses para ver se os sintomas desaparecem.

Se o fizerem, alguns veterinários sugerirão voltar à dieta antiga do cão para verificar se os sintomas retornam para garantir que o cão seja realmente alérgico a um ou mais ingredientes da dieta “regular”.

cachorro tomando remédios

Cachorro tomando remédios – Foto: Freepik

Alergias alimentares x intolerância alimentar

Ver os resultados do teste com alimentos não garante que seu animal de estimação tenha alergias alimentares. Em alguns casos, você pode descobrir que seu cão tem intolerância alimentar.

Alergias a comida

As alergias alimentares ocorrem quando o sistema imunológico responde inadequadamente a algo (geralmente uma proteína) encontrado na dieta.

Em vez de tratar essa substância perfeitamente inócua como deveria, o sistema imunológico a trata como uma ameaça – uma espécie de invasor.

Intolerância alimentar

Uma intolerância alimentar é diferente de uma alergia, pois os sintomas não são causados ​​por uma reação imune.

Em cães, as intolerâncias alimentares geralmente causam problemas na barriga; eles podem vomitar ou ter diarreia, ficar seriamente gasosos ou com pouco apetite.