Ver seu cachorro latindo para o nada pode parecer uma situação estranha, mas isso é mais comum do que você pode imaginar.

Os cães usam o latido como forma de comunicação e, portanto, usam essa estratégia em praticamente todos os momentos que você possa imaginar.

Na maioria das vezes, não há nada de anormal, a não ser em casos de latidos excessivos. Mas ver o cão vocalizar sem motivo algum também preocupa.

Se você tem dúvidas sobre isso, continue lendo esse post para saber mais sobre os motivos e, o que fazer com cachorro latindo para o nada.

Cachorro latindo para o nada ou por algum motivo?

cachorro latindo

Cachorro fazendo posse. Foto: Freepik

É difícil saber exatamente o motivo de o cão estar latindo, visto que eles fazem isso em diversas situações.

Além disso, os cães latem de maneiras diferentes dependendo do motivo e, também da estrutura do aparelho vocal do animal.

Apesar de serem domesticados, os cães atuais ainda mantêm os seus instintos primitivos e, por isso latem para comunicar e alertar algo. Os principais motivos são:

  • Chamar a atenção de outros animais ou das pessoas;
  • Dar alarme de que há alguém desconhecido invadindo o seu território;
  • Reagir a um objeto que os ameaça;
  • Mostrar que estão prontos para um ataque, se necessário;
  • Demonstrar felicidade e recepcionar a família;
  • Manifestar tristeza e solidão.

Principais causas do cachorro latindo para o nada

Relaxamento para cães estressados

Cachorro bravo. Foto: Freepik

Muita gente pensa que um cachorro latindo para o nada indica algo sobrenatural. No entanto, não há nenhuma comprovação disso.

Existem diversas explicações de porque isso pode acontecer e, elas são muito mais realistas e aceitáveis. As principais são:

Audição muito bem desenvolvida

Você deve saber que os cães possuem sentidos muito mais desenvolvidos do que os seres humanos.

Por isso, muitas vezes você não vai conseguir descobrir o motivo pelo qual ele está vocalizando, simplesmente porque não é capaz de detectar.

Isso vale para sons distantes, mas também para odores de outros animais, por exemplo.

Cachorro latindo para o nada pode tentar chamar a sua atenção

Cachorro com raiva. Foto: Freepik

Essa é a causa mais comum para um cachorro latindo sem motivo aparente. Às vezes o tutor nem se dá conta, mas o animal não mede esforços para a chamar a atenção.

Geralmente, a forma como os humanos reagem aos animais faz com que eles pensem que latir vai chamar a atenção do tutor.

Por isso, a maior parte dos cães realmente vocaliza bastante para tentar atrair o dono.

O cão pode latir só porque não se sente bem

Cachorro latindo para o nada muitas vezes quer dizer que existe alguma necessidade que não está senso totalmente satisfeita.

Ele pode estar estressado ou entediado por não ter gasto a energia da maneira como deveria ou, simplesmente pode estar se sentindo sozinho e inseguro longe do seu humano.

Também há a possibilidade de o cão latir porque está desconfortável ou com dor e, você deve sempre descartar isso.

O cão late em resposta ao seu humor

Cachorro latindo. Foto: Freepik

Alguns cães são extremamente sensíveis ao estado de humor dos seus tutores e, têm alta capacidade de perceber quando algo não vai bem.

Então, dependendo do seu estado de humor e da maneira como o animal perceber isso, ele pode acabar reagindo com barulho.

Comportamento estereotipado

Os comportamentos estereotipados são do tipo compulsivos e, devem ser motivo de preocupação e atenção. Essa é uma situação de difícil solução e, que exige atenção e paciência por parte do tutor.

Nessa situação, o latido é monótono e repetitivo, além de se prologar por muito tempo. A causa é um pouco mais difícil de se explicar.

Basicamente, quando o animal late, o seu próprio corpo o recompensa. Dessa forma, ele quer latir cada vez mais para ser recompensado a cada vez.

Isso é mais comum em animais que vivem em ambientes inadequados e, que não recebem atenção o suficiente.

Idade avançada e problemas cognitivos

Cachorro latindo para o nada pode significar apenas que ele está velho e, que passa por uma etapa de deterioração da sua capacidade de cognição.

Esses animais podem apresentar sinais de demência que levam a comportamentos fora do normal, como latir sem motivo aparente.

O que fazer com cachorro latindo para o nada?

Cachorro ruivano. Foto: Freepik

Cachorro latindo para o nada pode ter várias causas e, não há motivo para grande preocupação.

Mas é claro que se você perceber que o comportamento está muito persistente, precisa tomar algumas atitudes como:

  • Leve o animal ao veterinário: Se o seu cachorro está latindo para o nada com frequência e você acha que tem algo errado, leve-o a um profissional que possa avaliar e ver se não há nenhum problema grave com o seu amiguinho;
  • Estimule o cão: às vezes o excesso de latido pode acontecer por causa de tédio, estresse ou frustração. Procure brincar e passear com o cão e, estimule-o a interagir com outros animais;
  • Reeduque o animal: muitas vezes, os tutores nem percebem o quanto reforçam positivamente a atitude do cão de latir. Perceba se isso está acontecendo no seu caso e, tente corrigir o problema o mais rápido possível.

Você precisa de paciência se o seu cachorro está latindo para o nada

Cachorro latindo para o nada

Cão latindo – Foto: Freepik

Ter um cachorro latindo para o nada com frequência pode ser extremamente frustrante para o tutor porque é difícil reverter o problema.

Mas se isso estiver acontecendo com o seu animal, você vai precisar de muita paciência e cuidado.

Se você começar a ser agressivo com o cão e chamar a sua atenção com frequência, ele pode se sentir ainda mais triste e o problema pode piorar.

Por isso, procure agir sempre de maneira calma e agradável com o animal, deixando-o o mais confortável quanto for possível.

Procure agir de maneira positiva para estimular ainda mais o vínculo que existe entre vocês ao invés de afastar o seu cão e deixa-lo arredio.

Caso sinta que não dá conta de ensinar o animal sozinho, não hesite em pedir ajuda a um profissional capacitado para fazer o adestramento do cão.

Conclusão

Existem várias causas para um cão estar latindo para o nada e, é preciso compreender bem o problema para saber o que fazer para reverter a situação.