Uma certa expressão do cachorro é percebida pelas pessoas como uma expressão de vergonha ou culpa, aquela carinha de cachorro arrependido. Mas os cães sentem vergonha?

O animal desvia o olhar, muitas vezes pisca, olha com olhos tristes e compassivos, abaixa a cabeça, encosta as orelhas na cabeça, lambe ou boceja, abaixa a cauda ou se encolhe, alguns animais até se escondem. O animal pode se afastar da cena do “crime”, como se tivesse vergonha do que fez.

A questão surge imediatamente: os cães são capazes de sentir culpa e expressar remorso?

Os cães são capazes de sentir vergonha

Por mais que se queira humanizar os animais, na verdade, a aparência culpada só parece.

Como resultado de vários estudos realizados, os cientistas estabeleceram que, quando um cão encontra um dono zangado ou chateado, seu olhar se torna culpado, independentemente de culpa ou inocência.

Os animais de estimação observam o comportamento de seu dono todos os dias, interpretam seus gestos, entonação e humor.

Quando um animal de estimação vê um dono zangado, ele procura reduzir a raiva e a probabilidade de agressão contra ele e, portanto, assume uma posição inofensiva, mesmo com sinais de submissão.

Os gritos do dono serão apenas um sinal de que ele quer obediência do animal. E como uma pessoa é um líder do ponto de vista de um animal, o cão obedece, e a pessoa, por sua vez, interpreta o comportamento do cão como culpa.

cães sentem vergonha

Cachorro com vergonha. Fonte: Freepik

O sentimento de culpa é uma emoção secundária (complexa) extremamente rara em animais. Na verdade, o que é percebido como culpa é humildade.

Cães sentem vergonha? Entenda o que é comportamento aprendido

Seu cachorro se sente envergonhado? A verdade é que não há evidências científicas de que os cães realmente sentem culpa ou vergonha, mas também não há evidências em contrário.

E ainda, o PBS News Hour relata que alguns estudos, como o de Alexandra Horowitz, professora assistente de psicologia no Barnard College em Nova York, sugerem que o olhar culpado em cães quando pegos em flagrante é um reflexo adquirido nas reações de uma pessoa.

Durante o estudo, os animais se comportaram de forma culpada quando repreendidos por seus donos, independentemente de terem ou não feito o que foram repreendidos. É provável que os cães aprendam rapidamente que, se seus donos estão infelizes com eles, podem apaziguar a situação parecendo tristes.

Outro estudo da Universidade. Loranda Eötvös em Budapeste, publicado na revista Applied Animal Behavior Science, confirmou essas descobertas.

O experimento teve que responder a duas perguntas: Os “cães culpados” que se comportaram mal cumprimentarão seus donos de forma diferente daqueles que se comportaram bem, e os donos podem saber com certeza, por meio de sua saudação, se os animais de estimação fizeram alguma coisa?

O estudo descobriu que não apenas os donos de cães ficaram confusos sobre se seus cães foram travessos, mas, como no outro estudo, cães culpados e inocentes pareciam envergonhados apenas quando seus donos presumiam que eles estavam se comportando mal e conversavam com seus animais de estimação, respectivamente.

cachorro com vergonha

Cachorro com vergonha. Fonte: Freepik

Cães sentem vergonha? É prejudicial culpar o cachorro?

A tendência de envergonhar seu cão pode fazer mais mal do que bem. O problema é que o que é interpretado como culpado é na verdade um sinal de ansiedade ou medo. Assim, envergonhar ou repreender o animal só aumentará seu estresse.

Além disso, existe a possibilidade de que muitos dos comportamentos que fazem com que os animais de estimação apareçam como cães culpados. Por exemplo, quando eles mastigam coisas que não são permitidas, pode ser sinal de um transtorno de ansiedade ou problemas de saúde, como infecções do trato urinário.

Embora pareça improvável que seu animal de estimação seja prejudicado de alguma forma se você publicar uma foto da espécie culpada online para se divertir, é útil discutir o comportamento inadequado com seu veterinário, especialmente se for algo excepcional ou se tornar uma doença crônica.

  • Confira também: Amor pelos pets é igual ao amor por crianças? Ciência prova que sim!

Como repreender um cachorro corretamente?

Em última análise, é importante ter em mente que repreendê-lo ou envergonhá-lo por muito tempo depois do erro fará você se sentir melhor, mas não fará com que seu cão se sinta culpado por suas ações – ele apenas ficará triste por você estar chateado.

Portanto, se você encontrar travesseiros rasgados ou poças no chão depois de voltar para casa, é melhor considerar um treinamento para seu amigo.

Se o mau comportamento persistir, você pode querer verificar com o veterinário para uma verificação de sua saúde ou consultar um especialista em comportamento para aconselhamento de treinamento.

Os cães são animais que percebem você como seu líder. Eles querem que você esteja feliz, não zangado, então lembre-se de que eles não estão se comportando mal de propósito ou para irritá-lo.

Fique calmo e certifique-se de elogiá-la por fazer a coisa certa, não punindo-o pelo mal. Com o tempo, o cão começará a entender tudo e você poderá fortalecer ainda mais o relacionamento entre vocês.