Não se tem dúvidas de que os animais são ótimos companheiros, mas existem coisas que você nunca deve fazer com o seu cachorro. 

Mesmo sendo extremamente leais e companheiros, os cães estabelecem limites para uma relação, além de realmente merecerem respeito. 

Assim, se você souber respeitar o animal, será capaz de ter uma excelente convivência, estabelecendo e mantendo uma relação de parceria e amor entre vocês. 

Uma coisa que você deve saber é que existem várias coisas de que os cães não gostam de jeito nenhum.

Então, compreender isso é essencial e, esse post tem como intuito principal te ajudar com essa questão e te mostrar quais são as coisas que você nunca deve fazer com o seu cachorro. 

 

cães brincando juntos

Cães brincando – Foto: Freepik

Conheça as coisas que você nunca deve fazer com o seu cachorro 

Se você quer respeitar o seu animal de estimação, precisa saber quais são as coisas que você nunca deve fazer com o seu cachorro. 

Então, nós listamos as nove mais importantes para uma boa convivência com o seu pet. 

Coisas que você nunca deve fazer com o seu cachorro – 1. Não respeitar o bem estar animal 

como educar um cachorro sem brigar

Cão olhando – Foto: Freepik

Quando se fala nos cuidados com pets ou qualquer ser vivo, é preciso ter em mente a questão das liberdades do bem estar animal. 

Afinal de contas, todos os animais merecem ter uma vida saudável, feliz e digna. E para isso é preciso que os humanos que cuidam deles respeitem os seus direitos básicos. 

Esse é o pilar fundamental para que posteriormente você consiga construir uma relação sólida entre vocês. 

Sendo assim, você jamais deve ignorar os direitos básicos do seu cão, que são os seguintes: 

  • Todo animal deve viver livre de sede, fome e desnutrição; 
  • Livre de desconforto; 
  • Livre de dores e doenças; 
  • Liberdade de expressar os seus comportamentos naturais; 
  • Livre de stress e de medos. 

2. Ficar triste ou bravo com os seus comportamentos caninos 

cachorro triste

Cachorro triste Fonte: Freepik

Pode parecer um pouco obvio e estranho dizer isso, mas uma das coisas que você jamais deve fazer com o seu cachorro é se chatear pelos seus comportamentos naturais. 

Isso mesmo, se você levou um cão para a sua casa, deve ter em mente que em diversos momentos ele terá comportamentos que são inadequados do ponto de vista dos humanos. 

Se o seu cão estiver feliz, é bem provável que ele pule em você e suje a sua roupa, além de babar por aí. 

Em muitos momentos você terá sim que organizar toda a bagunça enquanto o seu bichinho te olha com carinha de dó. 

Além disso, sobretudo os animais filhotes vão sim destruir alguns objetos, ao mesmo tempo em que todos os cães possuem um cheiro característico da espécie. 

Ou seja, o seu cachorro simplesmente vai se comportar como um cachorro e você deve ter noção disso, evitando se irritar com isso porque ele não faz por mal. 

Os cães são muito autênticos e, você pode ter a certeza de que eles são capazes de fazer quase qualquer coisa para te agradar. 

Sendo assim, nunca dê punições ao seu amiguinho pelos seus comportamentos naturais. Ao invés disso, se você julgar necessário, contrate um adestrador que possa ensinar ele a se comportar melhor.

3. Humanizar ou querer mudar o cão

cachorro com depressão

Cachorro triste – Foto: Freepik

Antes de mais nada, você tem que compreender que os animais são animais e, que a reação deles é bem diferente naturalmente. 

É fundamental que você tenha a consciência de que o seu cão não é um ser humano e nem muito menos um bebezinho. 

Diante disso, uma das coisas que você nunca deve fazer com o seu cachorro é transformar ele em um bebê fazendo e deixe de expressar as suas necessidades naturais.

Como já foi dito, um dos fundamentos do bem estar animal é permitir que o indivíduo manifeste os seus comportamentos naturais. 

Quando um cão é humanizado pelo seu tutor, ele passa a ter várias regalias e deixa de expressar o seu comportamento natural. 

Por isso, ofereça o seu animal tudo o que ele precisa para se expressar, evitando mimá-lo demais para que ele não perca os seus instintos naturais.

4. Não educar e ser muito permissivo

the-dog-runs-on-the-grass

Corrida com cachorro – Fonte: Freepik

Independentemente da raça, idade e porte do animal, é muito importante compreender que se deve ter cuidado com a educação dele. 

Além de amar incondicionalmente o seu pet, você precisa agir para educa-lo e ensinar a ele como viver e conviver em paz na sua casa. 

Sobretudo durante as primeiras semanas de vida do animal, é fundamental ter atenção ao treinamento e socialização. 

E mesmo no caso de animais mais velhos ainda é possível educa-los e ter grande sucesso em relação a isso. 

5. Nunca aplique castigos físicos no seu cachorro

coisas que você nunca deve fazer com o seu cachorro

Cachorro olhando triste – Foto: Freepik

Durante muitos anos a humanidade como um todo teve o pensamento de que o castigo físico fosse uma alternativa eficaz para reverter comportamentos dos animais e dos próprios humanos. 

No entanto, uma das coisas que você nunca deve fazer com o seu cachorro é agir com violência, pois isso não tem nenhuma função educativa. 

Inclusive, qualquer ação violenta contra os animais não só deixa de ter o efeito desejado, como também é prejudicial para o indivíduo e para a relação dele com outros da mesma ou de outra espécie. 

Sendo assim, se você precisa ensinar algo para o seu pet, contrate um adestrador profissional e, sempre utilize recursos de reforço positivo, com muito respeito e paciência. 

6. Abandonar ou ignorar o seu cachorro 

Infelizmente, muitos animais sofrem diariamente com o abandono e, na maioria das vezes isso acontece por falta de consciência no momento da adoção. 

Dessa forma, quando surge algum problema ou dificuldade o tutor já pensa logo em se livrar do animal. 

coisas que você nunca deve fazer com o seu cachorro

Cachorro deitado – Foto: Freepik

Mas antes de adotar um cão, deve-se ter a noção de que esse é um animal que leva tempo para se desenvolver adequadamente. 

Além disso, é preciso dar a ele condições de vida favoráveis e cuidar do animal devidamente, levando-o ao veterinário e cuidando da sua saúde de maneira geral. 

Assim, além de jamais deixar o seu cão abandonado na rua, você também nunca deve permitir que ele passe tempo demais sozinho ou fechado em algum ambiente. 

Dessa forma, na medida do possível esteja sempre próximo ao seu pet, levando-o com você a passeios e atividades ao ar livre.

7. Fazer brincadeiras agressivas com o seu cachorro

Com certeza os cães são seres incríveis e muito interessantes, que possuem reações que deixam as pessoas curiosas. 

No entanto, uma das coisas que você nunca deve fazer com seu cachorro é brincar com ele de maneira inadequada, provocando sensações negativas nele. 

Estresse, medo e ansiedade são sentimentos muito ruins, aos quais você não deve submeter o seu animalzinho que tanto ama. 

Sendo assim, se você perceber que o animal não gosta de alguma coisa, não insista. Simplesmente respeite e limite-se a acaricia-lo de maneira tranquila e amigável. 

8. Coisas que você nunca deve fazer com o seu cachorro: oferecer alimentos inadequados 

Se você escolheu ter um cão de estimação, deve estar ciente de que ele requer uma dieta adequada, que seja balanceada e ofereça a ele todos os nutrientes de que necessita para se desenvolver. 

Existem diversos alimentos que são proibidos para cachorros, como sal, chocolate, açúcar e, até algumas frutas e vegetais. 

Alimentos artificiais, fritos e processados também são maléficos para os cães, uma vez que eles não têm preparo para assimilar eles. 

Sendo assim, sempre peça orientação ao médico veterinário para saber qual é a dieta mais adequada para o seu amigo e, evite oferecer alimentos que possam fazer mal ou atrapalhar a dieta do cão.

9. Privar o seu cachorro de uma vida social

Como você já deve saber, os cachorros são seres muito sociáveis, que adoram contato com humanos e outros animais. 

Sendo assim, eles adoram quando podem interagir com outros animais ou expressar a sua curiosidade, descobrindo novos estímulos. 

Justamente por isso que a maioria dos cães ama o momento do passeio. Quando eles podem sair de casa e interagir com outros indivíduos bastante diferente deles. 

coisas que você nunca deve fazer com o seu cachorro

Cachorro brincando com o homem. Foto Freepik

De fato, esse é um momento bastante positivo para esses animais e, isso é inclusive muito importante para o seu desenvolvimento de maneira geral. 

Mas para ter uma boa convivência, o animal deve passar por uma socialização adequada, que vise prepara-lo para as diferentes situações em relação a outros animais e pessoas. 

Por isso, uma das coisas que você nunca deve deixar de fazer com o seu cachorro é justamente deixar de socializa-lo com humanos e outros animais. 

Procure leva-lo a passeios pelo menos três vezes por semana para que isso se mantenha. 

E lembre-se de começar o processo o mais cedo quando for possível para minimizar a chance de ocorrerem problemas. 

Conclusão

Homens e cães se dão super bem, mas existem algumas coisas que você nunca deve fazer com o seu cachorro para evitar problemas na relação entre vocês. 

Nesse texto você conheceu os principais e, agora já está preparado para cultivar o relacionamento perfeito com o seu animalzinho de estimação, para ter com ele uma parceria longa e prazerosa para ambos os lados.