Como acalmar cães latindo é uma das principais dúvidas dos tutores que têm animais com esse comportamento.

Cachorros latem por muitos motivos, visto que essa é a principal forma de comunicação desses animais.

No entanto, às vezes é preciso fazer alguma coisa para acalmar o animal e fazer com que ele pare de vocalizar.

Primeiramente, é preciso compreender o motivo, seja ele alegria, tristeza medo ou qualquer outro tipo de sentimento.

cachorro latindo dentro de casa

Cão feliz – Foto: Freepik

Então, continue lendo esse post para entender melhor os possíveis motivos e aprender como acalmar cães latindo.

Para acalmar cães latindo, você deve conhecer o motivo

Latir é a principal forma de comunicação dos cães e, é normal que eles façam isso com bastante frequência. No entanto, algumas raças fazem mais barulho do que outras. Em algumas situações eles fazem isso para demonstrar alegria.

Mas é comum também que demonstrem que algo não vai bem, alertando o tutor com um pouco de barulho.

dicas para cuidar do cachorro

Cão latindo – Foto: Freepik

Latir e uivar quando estão sozinhos é algo comum, pois é uma forma de os animais pedirem para que as pessoas voltem para casa.

Quando uma pessoa diferente chega em casa, se prepare porque o seu cão vai latir para te avisar que tem alguém por lá.

E se o animal quiser brincar, é bem provável que também use sons para te convencer de se juntar a ele em algumas atividades.

Já deve ter dado para entender que cachorros realmente latem por uma série de motivos. As diferentes manifestações estão sempre muito carregadas de sentimentos.

Se você prestar bastante atenção ao comportamento do cão, vai perceber que existem diferenças entre os tipos de latidos.

Aprenda a identificar o motivo do latido

cachorro latindo

Cão na cama com sua dona. Foto: Freepik

Você não precisa ser um especialista em comportamento animal para perceber que há diferenças na forma como seu cão late em diversas situações.

Então, você pode observar o comportamento canino pra aprender a identificar sinais variados. Assim vai ficar bem mais fácil saber como acalmar cães latindo.

Acima de tudo, você deve prestar atenção em questões como:

  • Situação: verifique o que levou o animal a latir. Se há alguém na porta, houve algum barulho ou tem um cão passando na rua, por exemplo;
  • Expressões: observe a forma que o animal se movimenta, a posição das suas orelhas, forma como porta a cauda, o olhar e verifique se os pelos estão eriçados;
  • Tipo de latido: os sons variam de acordo com a ocasião. Sendo assim, considere se o latido é único, intermitente ou contínuo. Veja também se o cão rosna.

Compreender as características dos latidos vai te ajudar a perceber o porque o animal tem esse comportamento e, quais são os motivos que existem por trás disso.

Você precisa perceber os sinais de agitação que o animal apresenta, para determinar de maneira mais eficiente se ele sente medo, raiva, alegria ou solidão. Assim é mais fácil direcionar as ações para acalmá-lo.

Como acalmar cachorro latindo

cachorro latindo

Cão bocejando. Foto: Freepik

Primeiramente você precisa ter em mente que latir é a forma que o cachorro tem para se comunicar.

Por isso, não se deve proibir o animal de latir, pois isso seria vetar completamente a sua expressão.

No entanto, quando os latidos são frequentes, incomodam muito e, você pode até ter problemas com vizinhos.

Por isso, a melhor alternativa é treinar o animal de maneira eficiente e adequada para que ele entenda que deve parar de latir sempre que o tutor der o comando para isso.

Então, será necessário que você ensine ao animal o comando “quieto”. Para treiná-lo você deve dar o comando e permanecer em silencio até que ele se acalme. Quando isso acontecer elogie ou dê um petisco.

acalmar cães latindo

Cachorro latindo. Foto: Freepik

No início você vai precisar de um pouco mais de paciência, mas não demora muito para que o animal aprenda como se comportar.

Durante o treinamento, você deve tratar o animal com respeito, mas ao mesmo tempo ser firme com ele.

Mas jamais bata no seu cão ou grite com ele porque está latindo. Isso vai fazer com que ele crie traumas e, não vai resolver adequadamente o problema.

Sempre procure acalmar o animal na medida do possível ao invés de deixar o ambiente ainda mais agitado do que já está.

Além de ensinar ao animal esse comando, você pode retirá-lo de perto do que o está fazendo latir.

Se ele estiver nervoso por causa de um cão que passa na rua, tente coloca-lo em um outro ambiente da casa, onde ele não tenha acesso e nem visão.

acalmar cães latindo

Cão rosnando. Foto: Freepik

Caso ele esteja com medo, você pode apenas dizer que está tudo bem e, fazer um leve carinho, passando um ar de tranquilidade ao animal.

Essas são estratégias que podem funcionar. Mas o ideal é adequar à técnica de acordo com o motivo pelo qual o cão está latindo.

Ações que evitam que o cachorro fique latindo muito

A melhor maneira de evitar os latidos excessivos é treinar o cachorro. E isso não serve apenas para que ele pare de latir na hora.

Contrate um especialista

Muitos cães latem porque se sentem ansiosos, com medo ou porque ficam assustados. E essas são situações que podem ser facilmente corrigidas com um pouco de paciência.

Por isso, se o seu cão demonstra excesso de agitação e parece ter algum problema de ordem comportamental, a melhor alternativa é contratar um especialista em adestramento que possa ensinar o animal qual é a maneira adequada de agir.

Passe mais tempo com o cachorro para acalmar cães latindo

acalmar cães latindo

Cão bravo. Foto: Freepik

Além disso, você deve observar o porque o cão late. Se for por falta de atenção, por exemplo, procure passar mais tempo com o seu animal e, experimente conversar e brincar com ele.

Cães latindo também pode ser um sinal de tédio ou falta de atividades físicas intensas que gastem a sua energia.

Dessa forma, manter o animal ativo e, dar a ele brinquedos interativos é uma ótima maneira de evitar a barulheira.

Caso o animal comece a latir por causa de barulhos altos, procure colocar uma música ou ligar a televisão. Isso deve ajudar a mantê-lo entretido e calmo.

Conclusão

Esse texto te mostrou como acalmar cães latindo, mas a melhor estratégia é evitar a agitação com treinamentos e manejo adequado.