Para quem ama plantas, ter um cachorro que estraga o jardim pode ser um verdadeiro pesadelo. E a maioria das pessoas realmente tem dificuldades em conciliar os animais com os vegetais. 

Então, para não precisar eliminar nem o cão e nem as plantas, você precisa saber como lidar com o cachorro que estraga o jardim. 

Mesmo que você precise ter bastante paciência e intensificar os cuidados, é possível sim ter uma convivência pacífica entre os animais e vegetais. 

Então, para descobrir as melhores dicas para lidar com cachorro que estraga o jardim, continue lendo esse post. 

cachorro no jardim

cachorro no jardim – Foto: Freepik

Melhores dicas para lidar com cachorro que estraga o jardim 

Se o seu cachorro estraga o jardim, não se preocupe porque é possível colocar em práticas algumas ações bastante simples, mas que costumam surtir bons efeitos na maioria das situações. 

Veja a seguir quais são as melhores dicas em relação a isso. 

Água de cravo e canela afasta cachorro que estraga o jardim 

Se o seu cachorro estraga o jardim, você pode usar algumas soluções práticas, simples e baratas. 

Uma das principais é borrifar água de cravo e canela na terra e, também nas folhas das plantas do seu jardim. 

Como essas duas espécies são aromáticas, o cheiro fica bem forte, repelindo os cães e deixando-os longe das plantinhas. 

cachorro no jardim

cachorro no jardim – Foto: Freepik

Para fazer essa mistura, utilize aproximadamente 4 paus de canela e um pouco de cravo, acrescentando-os a um litro de água. 

O ideal é deixar os ingredientes descansarem juntos por pelo menos uma hora e, depois disso ela já estará pronta para uso. 

A vantagem dessa solução é que além de ser muito barata, ela não provoca nenhum tipo de dano para as plantinhas e, também não é prejudicial ao animal. Além disso, ajuda a manter as formigas longe do seu jardim. 

Use técnicas de reforço positivo 

Muitas vezes quando os animais se divertem fazendo coisas que não devem e, isso pode deixar o tutor bastante irritado. 

Se isso acontece com você quando o seu cachorro estraga o jardim, pense sempre que não adianta muito repreender o animal depois que ele já fez a arte. 

Infelizmente, depois que já passou, o animal não sabe mais porque você o repreende. Então, isso só vai deixar os dois estressados e não vai resolver o problema. 

Sendo assim, tenha em mente que para uma bronca surtir algum efeito, ela deve acontecer exatamente no momento em que o animal estiver estragando o jardim. 

Dois Pastores de Beauce brincando

Dois Pastores de Beauce brincando – Foto: Freepik

Uma boa dica nesse caso é você usar um borrifador de água. Então pode dar a bronca e espirrar um pouquinho de água no rosto do cão. Assim ele irá associar a destruição a um evento negativo. 

Com o tempo isso deve ajudar o animal a compreender que não deve destruir as plantas e, ele vai acabar desistindo de fazer isso. 

Além disso, utilizar a técnica de reforço positivo é algo que ajuda bastante a ensinar o animal o que pode ou não fazer. 

Dessa forma, sempre que ele estiver no seu lugar certo, faça carinhos, brinque com o cão e ofereça petiscos a ele. 

Isso ajuda o animal a discernir adequadamente quais são os comportamentos adequados e inadequados. 

Mas seja consistente, fazendo isso sempre para que o animal entenda rapidamente que sempre que se comportar bem, terá a sua atenção e carinho. 

Use o cocô do cachorro que estraga o jardim ao seu favor

o temperamento do afegão hound

Cachorro na grama tomando sol. Foto: Freepik

Para afastar o cachorro que estraga o jardim, algo que dá certo com alguns animais é enterrar um pouco de fezes do próprio cão. 

O cheiro é desagradável para o animal e, com o passar do tempo provavelmente ele vai perder completamente o interesse pelas suas plantas. 

É importante deixar claro que essa dica pode não funcionar para todos os animais, afinal de contas, alguns até comem as próprias fezes sem nenhum problema. 

Reserve uma porção do jardim para o seu cão 

dicas de nomes para buldogue francês

Cachorro deitado na cama. Foto: Freepik

O cachorro que estraga o jardim faz isso para se divertir e não para chatear o seu tutor. Afinal de contas, os animais adoram a natureza e, os cachorros têm uma ótima relação com a terra especificamente. 

Sendo assim, ao invés de passar o dia inteiro brigando com o seu amiguinho peludo para fazê-lo sair do jardim, que tal deixar um cantinho reservado para ele brincar. 

Tenha a certeza de que ele ficará muito feliz por ter o seu pedacinho de terra e, assim o seu jardim não vai parecer tão atrativo. 

O truque aqui é deixar o ambiente aconchegante e familiar para o animal, colocando por exemplo, os seus brinquedos favoritos. 

Ajude o cachorro que estraga o jardim a gastar energia 

por que cães vivem menos

Mulher abraçando o cão. Foto: Freepik

Qualquer pessoa que conhece um pouco sobre comportamento animal sabe que os cachorros geralmente destroem o jardim e outras coisas quando estão entediados ou sozinhos. 

Considerando que a maioria dos cães tem bastante energia para gastar, o tutor precisa manter o cão sempre estimulado fisicamente, evitando que ele precise descarregar a sua energia em outras atividades, como destruir o jardim. 

Sendo assim, procure manter o animal mais ativo, propondo a ele passeios diários e brincadeiras que ajudem a gastar energia. 

Utilize barreiras físicas 

Mesmo que você tome todas as ações das quais já falamos, pode ser que o seu cachorro continue se sentindo atraído pelo jardim. 

Se esse for o caso, a melhor opção é inserir barreiras mecânicas, que evitem o acesso do animal às suas plantinhas. 

Uma boa opção é optar por pedras, que não estragam o jardim, mas ao mesmo tempo dificultam o acesso e ajudam na redução da quantidade de buracos que o animal cava. 

Além disso, pense na possibilidade de criar uma cerca bem bonita, que não deixe o jardim feio, mas que impeça o acesso do cão. 

Por que o cachorro estraga o jardim? 

cão brincando

Mulher brincando com cachorro. Foto: Freepik

Muitas pessoas se perguntam por que o cachorro estraga o jardim e, não há uma única resposta para isso. 

Cada animal é um e, pode haver vários motivos para tal comportamento. Os filhotes, por exemplo, amam se distrair roendo coisas. 

Nesse caso, é possível eliminar o comportamento oferecendo ao cãozinho brinquedos divertidos e macios que ele possa morder em segurança. 

O sabor das plantas também é bastante agradável para alguns animais e, por isso, a destruição no seu jardim pode acontecer quando o animal deseja um petisco. 

Sendo assim, busque por espécies vegetais que não sejam tão atrativas, mas que também não sejam tóxicas. 

Outra motivação importante é quando o animal está com problemas intestinais. Então, fique sempre de olho em sinais de dores abdominais, apatia, diarreia e vômito. 

Por fim, deficiências nutricionais também podem fazer o cão estragar o jardim em busca de nutrientes que faltam na sua dieta. 

Se você perceber que o comportamento está muito obsessivo, procure um veterinário capacitado que possa identificar as causas disso. 

De maneira geral, os cachorros adoram brincar na terra e, existem vários motivos pelos quais eles cavam buracos. Conheçam os principais a seguir: 

Cachorro estraga o jardim para se refrescar 

Quando as temperaturas estão muito elevadas, os cães buscam por alternativas para a manutenção do conforto térmico. 

Como a terra abaixo da superfície é mais úmida e fresca, essa parece uma boa ideia para o animal se manter confortável. 

Sendo assim, evite isso proporcionando ao animal uma casinha fresca e, também um pote de água sempre ao seu alcance. 

Cachorro cava para esconder coisas 

Os cachorros possuem um forte instinto de protegerem os seus objetos e, para isso têm o hábito de esconder eles em buracos na terra. 

Nesse caso, mais uma vez ressalta-se que criar um pedaço de terra que seja do cão é uma boa opção. 

Isso porque dessa maneira o animal vai poder ter o seu próprio território e proteger os seus pertences. 

Gasto de energia 

Por natureza, os cães são animais enérgicos, que precisam se manter em movimento para se sentirem bem. 

Caso isso não aconteça, o animal pode começar a buscar formas de se movimentar, como por exemplo, cavando buracos no seu jardim. 

Então, para evitar que o animal se sinta nervoso, agitado e entediado, estimule-o a se movimentar bastante, fazendo passeios e brincadeiras todos os dias. 

Instinto de caça 

Naturalmente os cachorros são caçadores e, por isso tendem a perseguir qualquer bichinho que apareça no seu território. 

Com um excelente olfato, esses animais conseguem identificar outras espécies à grandes distâncias. 

Sendo assim, nessa busca pela presa podem aparecer vários buracos no seu jardim. E a melhor maneira de lidar com isso é realmente eliminando pequenos animais do ambiente. 

Inclusive, isso ajuda a minimizar outros tipos de problemas, uma vez que os cães são sensíveis e alérgicos a alguns animais. 

Conclusão 

Se o seu cachorro estraga o jardim, primeiro você precisa entender que ele não faz isso por mal. 

Existem vários motivos reais para que isso aconteça e é preciso entender tal fato para buscar as melhores soluções para o dia a dia. 

Nesse texto você aprendeu alguns truques que vão te ajudar a lidar com o cachorro que estraga o jardim e acabar com esse problema.