Os cães estão sempre se comunicando e por isso é comum ver que um cachorro morde as orelhas de outros cachorros.

Na verdade, acontece que os cachorros possuem uma forma de comunicação muito eficiente e complexa, de modo que tudo o que eles fazem de alguma maneira possui algum significado.

Seja uma lambida ou mordida, tudo quer dizer algo. Para a comunicação entre os indivíduos, os cães utilizam gestos, movimentos do corpo e a sua capacidade de vocalização.

Por mais que nos cães esse tipo de comportamento pareça mais primitivo, ele é bastante semelhante ao que acontece com os humanos.

As orelhas são de fácil acesso e, por isso acabam sendo alvo de lambidas e mordidas. O ato de lamber pode ser visto como parte da higiene, enquanto que morder é uma forma de chamar a atenção.

Sendo assim, dois cachorros que convivem podem ter esses comportamentos com frequência. Mas para entender melhor por que um cachorro morde as orelhas de outros cachorros, continue lendo esse texto.

Cachorros mordendo uns aos outros

cachorro morde as orelhas de outros cachorros

Cachorro mordendo. Fonte: Freepik

O olfato e paladar são bastante aguçados nos cães e, por isso esses animais utilizam os seus sentidos com frequência para identificar outros cães.

Mas no caso de animais pertencentes a um mesmo grupo, existe o sentido de respeito, carinho e companheirismo em relação aos membros da matilha.

Ao se lamberem eles mostram que amizade e os laços que possuem. Mas essa é também uma maneira bastante eficiente de proteger os animais de problemas auditivos, uma vem que a lambedura serve como ritual de higiene.

Além disso, existe a possibilidade de que alguns cães simplesmente gostam de sentir o sabor da cera de ouvido.

Isso pode até parecer estranho, mas os cães têm predileção por sabores que sejam salgados e, esse é o caso da cera. A pele no interior da orelha também tem esse sabor.

Cachorro morde as orelhas de outros cachorros: os cães e os seus sentidos

Os cães costumam experimentar diferentes sensações por meio dos seus sentidos, mais ou menos como acontece com os próprios humanos.

Entretanto, a maneira como eles o fazem é diferente, uma vez que eles têm olfato, paladar e audição muito desenvolvidos.

Dessa maneira, os cães têm o hábito e instinto de experimentar o mundo por meio do olfato e do paladar. Assim conseguem explorar e aprender muitas coisas novas.

Assim, quando um cachorro morde as orelhas de outros cachorros, quer dizer que ele está interagindo com o grupo e, ao mesmo tempo explorando a relação com os seus membros.

Isso também indica um nível de desenvolvimento emocional bastante avançado. Mas também pode apenas ser uma forma de os animais brincarem e chamarem a atenção uns dos outros.

Quando o comportamento pode ser preocupante?

cachorro morde as orelhas de outros cachorros

Cachorro mordendo orelha. Fonte: Freepik

Quando um cão morde as orelhas de outros cachorros, na maioria das vezes não há nenhum motivo para preocupações.

Mas em alguns casos isso pode acabar se tornando uma atitude compulsiva e, assim é preciso dar uma certa atenção ao que pode estar acontecendo.

Deve-se considerar ainda que se um cão lambe a orelha de outro com frequência e por se prolonga nisso, acaba aumentando a umidade do canal auditivo, o que pode provocar problemas de saúde graves nessa área.

Se isso acontecer, o animal vai acabar apresentando sinais típicos de otite, como:

  • Vermelhidão excessiva no interior da orelha;
  • Coceira intensa;
  • Demonstração de dor;
  • Excesso de umidade constante;
  • Sangramentos;
  • Odor desagradável no canal auditivo;
  • Inchaço e lesões na pele.

Cachorro morde as orelhas de outros cachorros: lamber a orelha pode ser sinal de submissão

Lamber as orelhas é um sinal de confiança, mas também pode indicar submissão. Os lobos, por exemplo, lambem o rosto do alfa para demonstrar submissão ou para pedir comida.

E os cães têm esse mesmo hábito, seja em relação a outros animais que convivem com ele, seja com o próprio tutor e demais pessoas da família.

Lamber ou morder as orelhas também é uma maneira de conseguir informações importantes e de se familiarizar com odores e fluidos.

Cão morde as orelhas de outros cachorros para chamar a atenção

Por mais que morder e lamber as orelhas de outros animais signifique submissão ou sirva para reconhecimento de grupo, essa também é uma estratégia que serve para chamar a atenção.

É comum ver um cachorro que morde as orelhas de outros cachorros durante as brincadeiras como uma forma de interação.

Se um cão sai correndo, o outro pode tentar puxá-lo justamente pela região das orelhas, de modo a traze-lo para mais perto de si.

Se ele quiser apenas chamar o companheiro, pode dar um latido e depois uma mordiscada na orelha.

Tudo isso é absolutamente normal entre os animais e, é uma forma de comunicação e interação deles.

Por isso, é até mesmo saudável, uma vez que demonstra que o cão ainda possui alguns dos seus instintos selvagens.

Sendo assim, não tem com o que se preocupar, a não ser que o animal que está sendo mordido não aceite isso e se estresse.

Além disso, em alguns casos, a mordida na orelha pode iniciar uma briga entre dois animais. E nesse caso é preciso interferir para evitar o problema.

Quando a mordida se torna um problema

Quando um cão morde a orelha de outros cachorros, isso geralmente não é um problema, uma vez que ele não costuma fazer isso por mal.

No entanto, em alguns casos o animal desenvolve o hábito de morder aos outros ou acaba exagerando na força, o que provoca ferimentos ou brigas entre os animais.

Nesse caso, é preciso ensinar ao cão que ele não pode agir dessa forma. Isso pode ser feito por meio de um treinamento eficiente e bem executado.

Quando o animal ainda é filhote, é ainda mais fácil ensiná-lo de que esse comportamento é inadequado.

Em outras situações, o cão que é alvo das mordidas pode ser intolerante em relação a isso. Nesse caso ele pode avançar no outro provocando uma briga.

Se isso estiver acontecendo na sua casa, você terá que ter atenção ao treinamento dos dois animais.

Somente assim eles aprenderão a se respeitar e vão parar de brigar. Isso é essencial principalmente no caso de cães de grande porte porque uma briga pode levar um deles à morte.

Cão que morde compulsivamente

Muitos cães adquirem o hábito de morder compulsivamente os demais animais de sua convivência ou até mesmo as pessoas que convivem com ele.

Por mais que isso pareça ser inofensivo a princípio, é muito importante conhecer as causas. Será que isso é realmente apenas uma brincadeira ou tem um motivo secundário?

Enquanto o cachorro morde as orelhas de outros cachorros ou morde as pessoas, sempre observe bem os sinais corporais.

Eles que demonstram como o cão está se sentindo e, assim é possível determinar se ele está se sentindo nervoso, com medo, ansioso ou qualquer outra coisa.

Um dos maiores motivos para essas manifestações de mordidas é o acúmulo de energia. Assim, para diminuir o problema você pode tentar brincar mais com o animal e fazer passeios diários com ele.

Mas tenha atenção porque a atividade física deve ser adequada para cada animal, levando em conta o perfil e a idade dele.

Além disso, para evitar problemas com cães demasiadamente agitados e ansiosos, é preciso deixar o animal um pouco cansado antes de sair para um passeio na rua.

Para fazer isso, você pode simplesmente passar algum tempo jogando uma bolinha ou outro brinquedo para o cão ir buscar.

Brinquedos podem ajudar

Quando um cachorro morde as orelhas de outros cachorros é muito importante se certificar de que ele não esteja fazendo isso por necessidade oral.

Alguns cães sentem necessidade de roer objetos e, isso vale principalmente para os filhotes. Por sorte, existem diversos brinquedos fabricados pensando nisso.

Esse é o caso de mordedores como brinquedos de nylon, ossos, chifres de boi, entre outros. E eles podem ajudar bastante o animal a ficar bem mais tranquilo.

Cachorro morde as orelhas de outros cachorros – Filhotes tendem a morder mais

Cachorros filhotes tendem a morder mais porque essa é uma maneira de eles brincarem e chamarem a atenção de pessoas e outros animais.

No entanto, essa também é uma fase em que acontece a troca dos dentes, que provoca coceira na gengiva, aumentando a necessidade de morder.

Nesse caso é importante ir mostrando ao cão o que pode e o que não pode. Além disso, oferecer brinquedos e objetos gelados ajuda a controlar esse impulso de morder.

Cachorro morde as orelhas de outros cachorros: quando pedir ajuda a um profissional?

Se você perceber que o seu cão está descontrolado e morde as orelhas de outros cachorros e tudo mais o que encontra pela frente, talvez seja preciso buscar orientação de um veterinário ou adestrador.

Primeiramente é preciso identificar as causas do problema para depois aplicar o treinamento mais adequado levando em conta as características do próprio animal e as suas necessidades.

Outras formas comuns dos cães se comunicarem com a boca

A boca é uma região muito importante para os cães porque se relaciona com o paladar e, também tem uma ligação com o olfato.

Sendo assim, existem várias coisas que os cachorros costumam fazer. Veja algumas delas e uma pequena discussão a respeito disso.

Cães têm o hábito de lamber

Os cães lambem e isso é um fato. Mas talvez você não saiba que existem mais de dez maneira diferentes que um cachorro pode te lamber.

Cada uma delas tem um significado que diz muito sobre o que o animal está querendo naquele momento.

Mas geralmente quando o cão lambe as pessoas e outros cães, essa é uma maneira de demonstrar respeito e submissão.

Cachorro morde as orelhas de outros cachorros – Cães lambem o rosto do tutor

Os cães possuem uma ligação muito intima com as pessoas com as quais convivem e, se preocupam com o bem estar geral delas.

Por isso, eles podem tentar fazer de tudo para conseguirem demonstrar afeto e fazerem o tutor se sentir bem a todo momento.

E é justamente isso o que eles fazem sobretudo quando tentam lamber o rosto. Por mais que isso pareça um pouco incômodo, é uma bela demonstração de amor.

É bem comum que os cães recebam o seu tutor em casa com algumas lambidelas no rosto.

Lamber a boca do tutor

Quando os cães são filhotes, por instinto lambem a boca da mãe para que ela regurgite o alimento.

Sendo assim, se o seu cão lamber a sua boca, pode ser que ele esteja com fome e faça isso por instinto para te pedir comida.

Mas é possível que essa seja apenas uma maneira do seu animalzinho demonstrar que te ama.

Cachorro morde as orelhas de outros cachorros – Cachorro lambe os pés do tutor

Existem algumas razões para que os cães tenham a mania de lamber o pé do seu tutor e, a maior explicação disso é a atração pelo odor que ele exala.

Por mais que isso possa parecer bem esquisito, o suor é repleto de sais e outras substâncias que atraem muito a atenção dos animais.

Assim, a lambedura pode acontecer como forma de brincadeira, de provar novos odores e sabores ou, como uma maneira de chamar a atenção apenas.

Cão lambe a mão do tutor

Os cães adoram lamber tudo o que encontram para explorar o mundo e, lamber as mãos do tutor é uma maneira de conhecer muitas coisas e, até mesmo de saber por onde ele andou,

Por isso, se você chegar em casa e o seu cão começar a lamber as suas mãos sem parar, não estranhe.

Além de demonstrar afeto, com isso ele consegue perceber sabores diferentes de coisas que você tocou ao longo do seu caminho.

Cachorro morde as orelhas de outros cachorros: conclusão

Existem diversas razões pelas quais um cachorro morde as orelhas de outros cachorros. Mas isso se relaciona sobretudo à comunicação e identificação desses animais.

Os cães possuem olfato e paladar bastante aguçados e, por isso, preferem explorar o mundo usando esses sentidos em específico.

Sendo assim, é absolutamente normal ter esse e outros comportamentos orais, seja em relação a outros cães ou em relação às pessoas da casa.

No entanto, se isso se tornar uma compulsão é preciso ter o cuidado de tratar de alguma forma as causas e eliminar esse comportamento.