Por que o cachorro fez cocô na minha cama? Vamos descobrir os principais motivos. Seja qual for o motivo, você deve corrigir o comportamento o cachorro de maneira adequada.

Todo dono de cachorro sabe muito bem como é fácil para os cães desenvolverem comportamentos negativos. Sendo assim, é fácil ficar com raiva, mas encontrar a raiz do problema é uma atitude muito melhor do que ficar com raiva do cachorro.

Cachorro faz cocô na cama – causas

cachorro na cama

Cachorro na cama – Foto: Freepik

Abaixo estão alguns dos possíveis motivos pelos quais ‘seu cachorro faz merda na cama’.

1. Medo

Cães nervosos que se assustam facilmente, literalmente fazem cocô nas calças. Ruídos altos e outras emoções desagradáveis ​​podem fazer seu cachorro fazer cocô.

2. Estresse e ansiedade

Assim como o medo, a ansiedade perturba o funcionamento do intestino do seu cão. Fatores estressantes como ficar sozinho por muitas horas, cheirar um cachorro novo, deixar um ente querido e se mudar para uma nova casa podem fazer seu cachorro fazer cocô na cama. Isso não é incontinência, mas ansiedade.

Nesse caso, seu cão não tem intenção de fazer cocô na cama. O estressor provavelmente é mais forte quando seu cão está deitado em sua cama. Em vez de gritar e punir seu cão, é melhor abordá-lo com calma.

3. Cachorro faz cocô na cama devido a problemas de saúde

Cachorro na cama com lençol – Foto: Freepik

Se o seu cão for totalmente domesticado, vários problemas de saúde podem fazer com que ele faça cocô repentinamente em sua cama.

Cachorro faz cocô na cama devido à irritação intestinal crônica

Cães com essa condição apresentam diarreia e vômitos recorrentes. Às vezes, a diarreia pode ser tão grave que seu cão não conseguirá sair correndo para se aliviar e manchará a cama.

Cães idosos

Além disso, cães idosos ou cães com mais de sete anos de idade começarão a ter controle intestinal deficiente.

Às vezes, um cachorro idoso pode cagar antes mesmo de sair da sua cama. Esta é uma fase normal, mas você ainda deve consultar o veterinário para descartar possíveis problemas de saúde.

4. Sem saída para a rua

Cachorro na cama com sua dona – Foto: Freepik

Você também deve considerar a possibilidade de seu cão não conseguir sair de casa. Você provavelmente trancou a porta ou não está por perto para deixá-los sair a tempo, então o local mais próximo pra ele pode ser a cama.

5. Cachorro faz cocô na cama porque não foi treinado corretamente

Observe que algumas raças demoram mais para aprenderem do que outros cães. Os cães difíceis de treinar incluem o:

  • Pug;
  • Dachshund;
  • Chow Chow;
  • Basset Hound;
  • Pomerânia;
  • Bulldog;
  • Jack Russell Terrier.

É preciso paciência para ter sucesso no treinamento desses cães.

O que fazer se o cachorro faz cocô na cama?

Cachorro na cama com livro em cima – Foto: Freepik

A orientação para evitar que o cão urine e faça cocô dentro de casa é manter a calma e nunca puni-lo (muito menos, tratá-lo com agressividade).

Puni-lo apenas aumentará seu estresse. O cachorro é seu amigo, ele o ama. Para ele, o dono é o mais importante.

Construir um bom relacionamento de amizade com o cão é fundamental, principalmente quando este ainda não terminou seu período de aprendizado ou adaptação à casa.

O que fazer em vez de punir?

A chave é usar reforço positivo! Ou seja, oferecer uma pequena e rica guloseima comestível para o cão quando ele fizer seus negócios fora de casa, no lugar certo.

Uma maneira muito mais divertida de tratar um amigo e fazer com que ele aprenda a se aliviar onde deveria!