Você notou que ultimamente seu cachorro começou a lamber o chão sem motivo aparente? Acredite ou não, se o cachorro lambe o chão esse é um comportamento normal para a maioria dos cães.

Existem muitas razões pelas quais eles usam a boca para explorar o mundo ao seu redor, e a maioria delas provavelmente não prejudicará seu animal de estimação.

Por outro lado, se o seu companheiro canino lambe constantemente superfícies incomuns, como carpetes ou móveis, isso pode sinalizar um problema mais sério.

Por que o cachorro lambe o chão ou o tapete?

cachorro lambendo ferida

cachorro lambendo ferida – Foto: Freepik

Enquanto lamber ocasionalmente uma superfície não comestível é considerado comportamento canino típico e não é motivo de preocupação, lamber incessantemente é de natureza diferente.

Na medicina veterinária, a lambida constante de objetos como pisos, paredes e móveis é chamada de lambedura excessiva da superfície.

Cães com esse problema lambem frequentemente e profusamente carpetes, pisos, sofás ou qualquer outra superfície da casa. No entanto, eles podem não ter nenhuma razão ou motivo óbvio para isso.

Lamber uma superfície que recentemente teve comida derramada não é considerado um comportamento anormal para animais de estimação. Pois se o seu animal de estimação cheirar algo saboroso, ele irá (compreensivelmente) explorar a descoberta!

Nesse caso, geralmente não há com o que se preocupar, a menos que a substância derramada seja potencialmente tóxica.

Quanto à lambedura excessiva da superfície, pode ser causada pelos distúrbios listados abaixo.

Cachorro lambe o chão devido a problemas gastrointestinais

Um estudo da Universidade de Montreal descobriu que 14 dos 19 cães com esse problema também apresentavam anormalidades gastrointestinais. Estas incluem distúrbios como:

  • Pancreatite crônica (inflamação do pâncreas e doenças relacionadas);
  • Síndrome do intestino irritável (SII);
  • Esvaziamento retardado do estômago;
  • Giardíase (infecção parasitária).

Muitos desses distúrbios gastrointestinais são desagradáveis ​​ou dolorosos para os animais de estimação e podem levar a consequências mais graves. Principalmente se não forem tratados.

Esta é apenas uma das razões pelas quais é tão importante levar seu filhote ao veterinário se ele constantemente lambe o chão ou o tapete.

Após o tratamento do distúrbio gastrointestinal subjacente, a maioria dos cães estudados se recuperou do hábito de lamber excessivamente as superfícies. Mais da metade deles se livrou completamente do problema.

Cachorro lambe o chão devido a problemas com dentes e boca

dentista veterinário

Cão escovando os dentes – Foto: Freepik

Qualquer dano aos dentes, boca ou gengivas também pode levar ao problema de lamber o chão.

Cães com doença oral também podem tocar a boca, babar mais do que o normal, ter dificuldade para mastigar ou ter mau hálito.

Algumas das doenças orais mais comuns incluem:

  • Doença dentária (por exemplo, doença oral, infecção gengival, dentes quebrados);
  • Trauma (por exemplo, lesão penetrante por mastigação);
  • Objeto estranho preso na boca, como um pedaço de osso;
  • Úlceras estomacais;
  • Tumores na boca, que podem causar desconforto ou dor.

O veterinário examinará cuidadosamente a boca do seu cão na consulta, mas em alguns casos, pode ser necessária sedação ou anestesia geral para avaliar completamente a área.

Cachorro lambe o chão devido a problemas neurológicos

cachorro com a língua de fora

Cão deitado – Foto: Freepik

Problemas cerebrais também podem levar a mudanças no comportamento do cão, incluindo lamber o chão.

Cães mais velhos que lambem o chão ou o tapete, muitas vezes começam a apresentar disfunção cognitiva canina, alterações relacionadas ao envelhecimento cerebral semelhantes à demência em humanos.

Convulsões, hidrocefalia (acúmulo de líquido no cérebro) e tumores cerebrais são outras causas potenciais de alterações comportamentais.

Se o veterinário estiver preocupado com a possibilidade de um distúrbio neurológico, ele discutirá testes de diagnóstico com você, que podem incluir exames de sangue e urina, raios-x, tomografia computadorizada, ressonância magnética e outros.

Pica

cachorro lambe o chão

cachorro lambendo ferida – Foto: freepik

Seu animal de estimação está realmente tentando comer itens incomuns e não comestíveis? Este comportamento é conhecido como “pica”.

Cães nesta condição muitas vezes roem itens com mau cheiro, como meias sujas, toalhas ou roupas íntimas. Eles podem ocasionalmente roer a madeira devido à sua textura. Eles também podem ser atraídos por um tapete desgrenhado.

A pica deve ser considerado uma doença grave que requer investigação adicional. Os itens que seu cão ingere com essa condição podem ser tóxicos ou causar um bloqueio (obstrução intestinal).

A polifagia (aumento do apetite) devido a diabetes ou uso de esteróides é mais uma causa possível.

Mesmo problemas comportamentais, como tédio ou ansiedade de separação, muitas vezes levam à pica em cães.

O veterinário provavelmente fará alguns testes de diagnóstico, incluindo exames de sangue e urina, para tentar determinar a causa subjacente.

Cachorro lambe o chão devido a distúrbios comportamentais

Ao levar seu cão ao veterinário é recomendável filmar e trazer um vídeo do comportamento incomum de seu animal de estimação.

Outra dica antes de ir para a consulta é verificar se o seu cão reage a você enquanto lambe o chão. Tente chamar seu animal de estimação pelo nome ou distraí-lo com comida.

Também pode ser útil manter um diário de quaisquer padrões recorrentes ou gatilhos comportamentais. Essas dicas podem ajudar o veterinário a montar o quebra-cabeça de por que seu cão decidiu começar a exibir esse comportamento.

Transtornos compulsivos

cachorro lambe o chão

Os transtornos compulsivos são caracterizados por ações repetitivas na tentativa de aliviar o estresse crônico e a ansiedade.

Esse comportamento interfere significativamente nas atividades diárias normais dos animais de estimação.

Comportamentos compulsivos observados em cães incluem lamber superfícies excessivas, perseguir a cauda, ​​morder os lábios, andar de um lado para o outro e etc.

Ansiedade e tédio

cachorro lambe o chão

Cachorro ansioso escondido debaixo da cama. Foto: Freepik

Conforme discutido anteriormente, o ato de lamber o chão pode se tornar um “comportamento de substituição” para aliviar o estresse e a ansiedade.

Você pode notar que seu cão começa a lamber o chão em resposta a um determinado gatilho. Pode ser um barulho alto ou alguém gritando. No entanto, esses gatilhos nem sempre são fáceis de detectar.

Os cães também lambem as patas ou coçam em resposta ao estresse ou ansiedade. O tédio resultante da falta de estimulação ambiental também pode causar esses sinais, muitas vezes em combinação com mastigação de móveis ou arranhões na parede.

Por que os cães lambem o chão quando estão doentes?

Embora saibamos que existe uma forte associação entre lamber o chão e distúrbios gastrointestinais, o mecanismo exato de por que os cães exibem esses comportamentos quando se sentem mal é desconhecido. Há uma suspeita de que a lambida excessiva seja uma reação à náusea.

No entanto, muitos dos cães no estudo não exibiram nenhuma das outras atividades “típicas” comumente associadas à náusea em cães, como lamber os lábios ou babar.