Não é surpresa que muitos cães tem medo do aspirador de pó, um equipamento doméstico grande, barulhento e perturbador.

O jeito mais fácil de evitar o problema é colocar seu pet em um outro cômodo no dia da limpeza e dar a ele algum brinquedo para mantê-lo distraído. Ligar o rádio ou a televisão ajuda também a camuflar o barulho.

A solução mais eficaz, por outro lado, é treinar seu cão para superar o medo do aspirador de pó.

1. Cachorro e o aspirador: estabeleça uma associação positiva

Primeiro, você precisará da ajuda de outra pessoa e de um ambiente silencioso. Peça para seu ajudante trazer o aspirador de pó ao local, mantendo-o desligado e imóvel, enquanto você dá alguns petiscos ao seu cão.

Certifique-se de que o pet veja o equipamento doméstico.

2. Familiarize seu cão com o movimento do aspirador de pó

Peça para seu ajudante empurrar o aspirador de pó (ainda desligado) para frente enquanto você dá guloseimas para seu cão.

Quando interromper o movimento, pare também de alimentar seu pet. Repita essa etapa várias vezes, aproximando um pouco mais o equipamento do seu animal de estimação a cada tentativa.

3. Acostume seu cão ao barulho do equipamento

Essa é a etapa mais difícil do treinamento. Ainda que as fases anteriores tenham dado certo, talvez seja bom introduzir o barulho em um cômodo diferente e, aos poucos, aproximar o aspirador de pó do seu animal de estimação.

Peça para seu ajudante ligar o aparelho por alguns segundos enquanto você dá os petiscos para seu cão. Pare assim que o barulho for interrompido. Observe se o ruído não atrapalhou o progresso do seu pet.

4. Cachorro e o aspirador: treinamento bem-sucedido

Quando seu cão olhar para você com aquela expressão de “onde está meu petisco?” uma vez que o aspirador de pó esteja ligado, você saberá que ele está reagindo bem ao treinamento.