Não é sempre que animais de espécies diferentes conseguem conviver em harmonia. Por isso, é importante saber se coelhos e cães podem viver juntos antes de colocar esses bichinhos dentro da sua casa.

Muita gente não pensa nisso com antecedência e depois acaba tendo problemas de convivência entre os animais.

Por isso, é fundamental conhecer os fatores que influenciam nessa relação e levar cada um deles em consideração para garantir a convivência pacífica entre os seus bichinhos de estimação.

E é claro que jamais se pode esquecer de que a introdução das espécies e a socialização adequada são fundamentais para se obter sucesso.

Afinal de contas, originalmente os cães são predadores carnívoros e, os coelhos são presas na natureza.

Sendo assim essa pode ser uma relação complicada. Mas continue lendo esse texto para descobrir se coelhos e cães podem viver juntos.

cropped-dicas-de-nome-para-chihuahua.jpg

Cachorro com olhos vendados dormindo com outro cão na cama: Foto Freepik

Coelhos e cães podem viver juntos dependendo da raça do cachorro

Na natureza os canídeos são carnívoros predadores, enquanto que os coelhos são herbívoros. Isso significa que são predados.

Esse é o primeiro ponto que não se pode jamais ignorar, uma vez que esse instinto predador está no DNA dos cães.

No entanto, existem raças criadas especificamente para a caça e, que por isso possuem um impulso bem maior em sair correndo e abocanhar a sua presa.

Sendo assim, sempre leve em consideração as características da raça do cachorro para analisar se coelhos e cães podem viver juntos.

Raças como Beagle, Terrier, Setter, Pointer, Dachshund e Dálmata possuem instinto de caça muito aflorado e, por isso pode ser mais difícil socializa-los com um coelho.

É claro que além do perfil da raça existe a personalidade do cão. Além disso, o tutor tem um papel fundamental na socialização doa animais e introdução das espécies em um mesmo ambiente.

Na hora de colocar os dois animais juntos, é muito importante se manter bem atento, mas ao mesmo tempo confiar nos bichinhos, esperando que eles interajam sem que você precise intervir.

Como fazer o primeiro contato

O primeiro encontro é definitivo e, apenas se houver sucesso nesse contato é que coelhos e cães podem viver juntos.

Nesse momento você já vai ter uma ideia de como a relação entre os dois animais será. Mas saiba que você vai ter que ser paciente e se dedicar bastante para conseguir fazer os animais interagirem.

Com certeza todo o esforço vai valer a pena depois quando você olhar para os seus pets convivendo em plena harmonia.

Mas voltando ao primeiro encontro, o ideal é que ele ocorra em um lugar que não seja território de nenhum dos animais.

Isso ajuda a diminuir um pouco a agressividade por proteção ao ambiente, sobretudo em cães que apresentem esse tipo de comportamento.

Esse local pode ser uma pracinha, por exemplo. Então, você deve colocar o coelho em uma caixa de transporte e o cão em uma guia.

Com a caixa fechada, permita que o cão se aproxime para que os dois animais sintam os seus cheiros.

Não tenha pressa nesse momento. Pode ser que o reconhecimento leve algum tempo. Mas é fundamental que os dois animais fiquem confortáveis um na presença do outro.

Depois que isso acontecer, é ideal abrir a caixa de transporte. Mas certifique-se de fazer isso de maneira segura, em um local onde o coelho não possa fugir.

O ideal é deixar a guia do cão mais longa e abrir a caixinha, deixando que os animais tenham um contato mais próximo.

É completamente normal que esse primeiro contato não dê muito certo. E você não precisa se preocupar com isso.

Desde que o cão não demonstre agressividade com o coelho está tudo bem. Então você deverá repetir o mesmo processo nos dias seguintes até que os dois animais se acostumem.

Pode ser que você precise de vários dias, mas com o tempo eles se acostumam um com a presença do outro e vão se sentir bem confiantes.

Quais são as melhores raças de cachorros para conviver com coelhos?

Hoje em dia existem mais de 300 raças de cachorros espalhadas por todo o mundo e, cada uma delas possui peculiaridades e características bem específicas.

Sendo assim, é muito importante conhecer as características do cão para garantir que ele conviva em harmonia com um coelho.

De maneira geral os coelhos e cães podem viver juntos mais facilmente quando o cachorro é de uma raça mais tranquila e que aceita bem animais de outras espécies em geral.

Como já foi dito, é preciso considerar também as especificidades do cão individualmente, mas algumas raças convivem melhor com outras espécies. Veja algumas delas a seguir:

  • Golden e Labrador Retriever: são duas raças que adoram brincar e que não apresentam traços de agressividade. Por isso, eles podem interagir muito bem com um coelho ou qualquer outro animal;
  • Maltês: lindos e sociáveis. Isso define a raça que consegue interagir muito bem com pessoas e animais. Especialmente com os membros da família, o cão Maltês se dá muito bem e pode amar se divertir com um coelho;
  • Pug: essa é mais uma entre as raças mais brincalhonas e tranquilas, que são capazes de conviver bem com animais de outras espécies. Dócil e muito adaptável, o Pug pode amar um novo amiguinho com quem brincar;
  • Shih-Tzu: alegre e brincalhão, esse cão adora se relacionar com as pessoas e animais. Também gostam muito de ter companhia, independentemente do tipo. Como não gosta de ficar sozinho, o Shih-Tzu pode amar ter um coelhinho.
cachorro pode comer uma vez por dia

Dois cachorros comendo – Foto: Freepik

Atenção à personalidade de cada cão

A raça não é o mais importante para saber se coelhos e cães podem viver juntos. É fundamental se atentar à personalidade do cão como indivíduo.

Isso vale também para os cachorros sem raça definida, em que não se sabe exatamente quais são as raças do cruzamento e, por isso não se tem uma ideia clara sobre as características gerais.

No caso de cães adultos, é muito importante analisar o comportamento dele na presença de outros cães.

Isso dá uma ideia clara sobre o nível de socialização do seu animal e, a capacidade de aceitação dele diante da mesma ou de outras espécies.

Se você tiver a oportunidade, veja qual é o comportamento do cão com gatos e pássaros para analisar como é o instinto de caça do seu cão.

Caso o seu pet se mostre agitado ou irritado na presença de animais de outras espécies, será preciso ter um pouco mais de atenção e paciência na hora de fazer a interação entre ele e o coelho.

Coelhos e cães podem viver juntos, mas precisam de espaços próprios

A convivência no dia a dia é fundamental para que coelhos e cães possam viver juntos. Mas se você vai manter os dois juntos, saiba que cada um deles precisa ter um espaço próprio para descanso e alimentação.

Nesse caso é preciso considerar que no momento da alimentação os dois animais ficam vulneráveis porque acabam se concentrando a comida e baixam a guarda.

E assim deve ser realmente, de modo que se deve deixar o cãozinho tranquilo para uma boa refeição saudável.

Somente assim coelhos e cães podem viver bem e ter uma convivência amigável.

Dessa forma, o tutor precisa garantir que cada um dos seus animais possa ter um ambiente tranquilo, onde ele fique seguro e livre de estresse.

Todo mundo gosta de ter o seu espaço respeitado e, o mesmo vale para os animais. Além disso, sempre que você sair, procure deixar os animais em ambientes separados.

Tenha um cuidado especial com o coelho, uma vez que essa é a espécie mais vulnerável e, que pode acabar sofrendo maior estresse.

Caso não seja possível deixar o coelhinho em um ambiente específico, prefira prendê-lo em uma gaiola enquanto você estiver fora de casa.

A socialização e treinamento do cão são essenciais

Independentemente da raça, um cachorro bem socializado contribui para a relação entre as duas espécies.

Esse é um processo que deve ocorrer preferencialmente enquanto o animal ainda for filhote. O treinamento e socialização são essenciais.

O treinamento é importante para garantir a boa relação entre o cão e o seu tutor. E isso facilita a convivência com o coelho, uma vez que assim o animal vai obedecer ao seu comando, evitando dessa forma que aconteçam fatos indesejados.

Independentemente de o cão já ser da casa ou ter chegado agora, sempre há a possibilidade de ensiná-lo a respeitar as regras.

Comece por comandos mais básicos, pois assim ele se sentirá estimulado a aprender cada vez mais coisas importantes.

Assim, cães e coelhos podem viver juntos desde que você dedique alguns minutos diariamente para trabalhar a relação entre eles.

Uma dica bem legal nesse caso é começar com apenas quinze minutos por dia e ensinar ao cão um comando mais básico.

Dê a ele um petisco ou um brinquedo de que goste muito. Dessa forma ele vai associar rapidamente a execução do comando com algo positivo.

Isso inclusive pode ser bem legal para a relação entre você e o cão, uma vez que os treinamentos são ótimas oportunidades para vocês passarem um tempo juntos e se divertirem.

Respeitando as necessidades coelhos e cães podem viver juntos

Respeitar o espaço dos animais é necessário, mas também é fundamental se atentar a tudo de que cada animal necessita.

Lembre-se de que cães e coelhos pertencem a espécies diferentes e, por isso possuem necessidades bem distintas.

Sendo assim, cabe ao tutor se assegurar de que todas elas sejam adequadamente satisfeitas. O primeiro ponto é perceber que ambas as espécies necessitam de espaço.

Por isso, coelhos e cães podem viver juntos desde que ambos possam se movimentar livremente pela casa.

Gastar energia e exercitar a musculatura é fundamental. Então, certifique-se principalmente de que o coelho esteja conseguindo fazer isso.

Em muitos casos esse animal pode se sentir ameaçado e, com isso acaba não se movimentando como deveria.

Desconfie disso se perceber que o coelhinho está sempre amuado em algum cantinho se escondendo ou se foge ao menor barulho.

Garanta que ambos tenham a sua atenção

Tanto coelhos quanto cães são animais sociáveis, que necessitam de atenção e que adoram ficar sempre perto das pessoas da família.

Sendo assim, tenha a certeza de que os seus pets tenham a atenção de que necessitam para viverem felizes.

Sempre reserve algum tempo específico para cada um e, preferencialmente interaja com eles separadamente também.

Tenha ainda momentos de interação com ambos ao mesmo tempo e, use a sua imaginação para criar brincadeiras e jogos legais com os quais todos possam se divertir.

Jamais se esqueça de garantir que as individualidades de cada um sempre sejam respeitadas.

Mantenha a alimentação adequada

Um dos maiores desafios de pessoas que têm pets de espécies diferentes diz respeito a manter a alimentação adequada, ou seja, separar a comida dos seus bichinhos como se deve.

No caso, coelhos e cães podem viver juntos desde que as necessidades nutricionais de ambos sejam satisfeitas.

É fundamental saber que o cão não deve comer a ração do coelho e vice versa. Isso principalmente porque os cães são carnívoros enquanto que os coelhos são vegetarianos.

Obviamente, caso aconteça de um experimentar a comida do outro, não tem problema. O importante é garantir que na hora das refeições cada um receba as porções certas da ração adequada.

Conclusão: Coelhos e cães podem viver juntos sim ou não?

A leitura desse texto deve ter te dado uma ideia bem mais clara sobre os desafios que existem na convivência entre animais de espécies diferentes.

Apesar disso, coelhos e cães podem sim viver juntos, desde que se tenha muita paciência e cuidado para fazer a aproximação entre os animais.

A paciência é peça chave nesse processo, mas também é fundamental levar em consideração o perfil dos animais envolvidos.

Nesse caso, as características da raça do cão, bem como o perfil do animal em si dão indícios claros sobre se a convivência pode ser sadia e feliz.

Lembre-se de que é importante que coelho e cão tenham seus espaços e, que as necessidades de cada um sejam atendidas com atenção.

Levando tudo isso em consideração, coelhos e cães podem sim viver juntos muito bem e sem intercorrências.