A queda de pelos no cachorro é algo comum e que fica mais intenso durante a troca de pelos, mas em alguns casos, uma perda excessiva pode estar acompanhada de outros problemas. O mais indicado, ao perceber uma perda de pelos excessiva, é levar o pet a um veterinário.

Dependendo da causa, o tratamento pode ser feito com administração de remédios prescritos pelo profissional, em outros casos, remédios caseiros podem ser um grande aliado no tratamento de queda de pelos.

queda de pelo

queda de pelo – Foto: Freepik

Antes de conhecer quais tratamentos caseiros são indicados para perda de pelos é preciso saber diferenciar quando a queda de pelo é normal, ou quando é um sinal de algum outro problema.

Quando é normal a queda de pelos em cachorro?

É bastante normal a queda de pelos, sendo que a quantidade pode depender da raça, já que algumas podem ter uma queda mais expressiva.

queda de pelo

queda de pelo – Foto: Freepik

O importante é saber que todos os cães perdem pelos diariamente, isso ocorre pelo envelhecimento dos pelos, que são substituídos por novos.

A perda de pelo é bem mais acentuada durante a troca de pelos, que acontece duas vezes ao ano.

Durante a primavera, onde a pelagem é trocada por uma mais fina, para preparar o cão para épocas mais quentes e no outono os pelos são substituídos por uma mais densa e grossa, preparando o animal para o inverno.

queda de pelo

queda de pelo – Foto: Freepik

Mas, para saber diferenciar quando essa queda é natural ou um sintoma de algum problema de saúde, é preciso ficar atento e observar como essa queda vai ocorrer.

Como identificar que a queda de pelo é natural ou um problema?

Em uma queda saudável, o cachorro não tem sua pelagem afetada, que continua brilhante e uniforme, sem a presença de alopecia, uma condição que faz com que o cão tenha uma perda de pelos, que pode ser em alguma região ou até uma perda total.

queda de pelo

queda de pelo – Foto: Freepik

Observe se o cachorro está com uma queda de pelos maior que o habitual, cães em época de troca de pelos, os idosos ou fêmeas em período de cio ou gestacional são mais afetados com a queda de pelos, se o cachorro não faz parte de nenhum desses grupos pode ser que a queda desse pelo seja um problema no organismo do animal.

O que causa a queda de pelo em cachorros?

Quando o cão está com uma queda anormal de pelos ele pode apresentar outras alterações na pelagem como escamações, coceira, feridas, alopecia, vermelhidão, pelagem fraca, áspera e sem brilho, vermelhidão.

Ao apresentar alguns desses sintomas é provável que o cão esteja sofrendo de algum problema de saúde, sendo necessário uma consulta com um veterinário para fazer um diagnóstico correto.

queda de pelo

queda de pelo – Foto: Freepik

Causas

A perda de pelo, associada com alguns desses sintomas pode ser um indicio de problemas como dermatites e até alterações hormonais. Conheça as principais causas de perda de pelos no cachorro:

  • Ectoparasitas – As pulgas e carrapatos podem causar alergias no cão, eles também são vetores de protozoários e bactérias, que causam infecções no animal fazendo com que a perda de pelo seja acentuada. A dermatite alérgica à picada da pulga é uma das principais causas de perda de pelos causada por parasitas. Além da perda de pelo, o cão pode apresentar coceira intensa.
  • Alergia alimentar – Reação alérgica a algum alimento também pode causar perda de pelos. Outros sintomas são: coceira intensa, problemas gastrointestinais e dificuldade respiratória.
  • Alterações hormonais – O pet também pode estar com algum problema endócrino. Essa alteração pode causar no animal sintomas como apatia, perda ou ganho de peso, perda de pelo, ressecamento da pele e sonolência. Uma doença endócrina frequente em cães é o hipotireoidismo, que é uma alteração dos hormônios da tireoide.
  • Estresse – O estresse pode ser uma das causas de perda de pelos. Como os humanos, o cão também pode sofrer de estresse. Em casos de estresse crônico, o cão pode apresentar perda de pelos, que muitas vezes é causada por lambidas compulsivas que o animal desenvolve, uma das áreas com maior queda é as patas, onde o cachorro acaba lambendo com excesso e causando a queda do pelo. O cachorro pode apresentar outros sintomas como agressividade, perda de apetite, falta de atenção, hiperatividade e latidos excessivos.
  • Fungos – Os fungos são causadores de infecções, que podem causar diferentes tipos de sintomas no cachorro. Um dos sintomas mais frequente em casos de infecção por fungos e a perda de pelos. Os outros sintomas são: vermelhidão, feridas, irritação na pele, coceira e perda de apetite.
  • Alimentação com deficiência nutricional – Se o animal não possui uma alimentação balanceada e com a presença de todos os nutrientes essenciais, pode acabar fazendo com que os pelos fiquem fracos e quebradiços.

Tratamento para queda de pelo em cachorro

queda de pelo

queda de pelo – Foto: Freepik

A primeira coisa a fazer ao perceber que o amigo de quatro patas está com uma queda excessiva de pelos em excesso é procurar ajuda com um veterinário.

Dependendo dos sintomas que acompanham essa perda, o diagnostico pode ser feito sem ajuda de exames, mas alguns casos são necessários uma maior investigação. É muito importante seguir a orientação do profissional que vai indicar o melhor tratamento de acordo com o problema apresentado.

Como as causas da perda de pelo pode ser diversas, a melhor forma de tratar essa queda é tratando o causador.

Então se o cachorro sofre com infestação de algum parasita é necessário tratar esse problema para que o animal recupere à saúde dos pelos.

Para auxiliar no tratamento, alguns remédios caseiros podem ajudar no tratamento, mas antes de iniciar qualquer tratamento é indicado buscar opinião com o veterinário.

Vinagre de maçã

Vinagre de maçã

Vinagre de maçã – Foto: Freepik

O vinagre de maçã é bastante conhecido por seus diversos benefícios. Ele é um grande aliado para manter o pet saudável já que age como um antiparasitário, sendo um repelente para as pulgas e carrapatos.

O uso do vinagre de maçã deve ser feito com água, sendo que cada substancia deve ser misturada em partes iguais.

Essa mistura deve ser usada após o banho, por todo o corpo do cachorro. Essa mistura também pode ser usada em casos de alergia, onde a aplicação deve ser feita no local irritado.

Camomila

camomila

Camomila – Foto: Freepik

Uma das coisas que pode causar a queda de pelo é a irritação cutânea, que pode ser um sintoma presente em diversos desses problemas que causam a perda de pelos.

A camomila já é conhecida por seu efeito calmante, o que vai ajudar a controlar a coceira e a irritação na pele do cachorro.

Para utilizar a camomila no pet, a primeira coisa a ser fazer é o chá da planta. Depois de feito é necessário esperar que o chá esfrie para fazer a aplicação na área afetada. Se o pet está sofrendo com coceira, o chá deve ser aplicado sobre toda à pelagem.

Babosa

Para tratar feridas, um bom remédio é a babosa. Por possuir propriedades cicatrizantes, a babosa vai ajudar a tratar as feridas no pet, fazendo com que a área seja recuperada.

O uso da babosa é bem simples, só é necessário retirar o gel presente nas folhas da planta e aplicar diretamente no local.

Para evitar que o cachorro tenha contato com a babosa, o ideal é que o local seja coberto por alguma gaze, já que o consumo da babosa pode ser toxico para o animal.

Alimentação balanceada

cachorro pode comer salada

Cachorro comendo salada. Foto: Freepik

Uma das causas da perda de pelos é uma alimentação com deficiências nutricionais. Se o animal não tem acesso a esses nutrientes pode acabar sofrendo com essa carência.

A melhor forma de evitar essas carências é oferecendo uma dieta balanceada para o cachorro.

Se o pet se alimenta com alimentos, o melhor a se fazer é procurar orientação com um profissional para montar a dieta ideal para o animal.

Para o que consome ração, algumas marcas oferecem rações com qualidade superior e enriquecida com vitaminas. Também é possível encontrar suplementos alimentares para o pet.

Escovação regular 

A escovação é muito importante para manter os pelos do cão saudáveis.

Com uma escovação regular, os pelos mortos são removidos e a oleosidade natural dos pelos é espalhada por todo o comprimento fazendo com que fiquem brilhantes e saudáveis. A escovação também evita a formação de nós.

Cuidado com a higienização

Cachorro tomando banho na banheira

Cachorro tomando banho na banheira – Foto: Freepik

O cachorro precisa de uma boa higienização, com produtos próprios para o uso. Os banhos precisam ser frequentes, mas não excessivos, já que o excesso de banhos acaba removendo a oleosidade natural da pele, o que acaba favorecendo na perda de pelos.

O pet também fica exposto aos fungos e alergias, que também são responsáveis pela perda de pelos. Depois do banho, o cão deve ser seco, já que a umidade pode favorecer no surgimento de fungos e bactérias.

Passeios e banhos de sol 

Para evitar que o animal fique estressado, uma boa forma de manter a saúde emocional do pet é com passeios ao sol.

Isso vai relaxar o cachorro e vai ajudar a produzir serotonina, que é responsável por regularizar o sono e promover um bom humor ao cachorro.

Com o animal menos estressado, a queda de pelo tende a diminuir. Antes de sair para passear com o cão, procure um melhor horário para evitar queimaduras causadas pelo sol. Prefira os horários antes das 10h e depois das 16h.