Você sabia que existem vários tipos de Dachshund? Isso mesmo, o cãozinho mais conhecido como salsicha tem algumas variações bem importantes.

Esse é um pequeno farejador que foi criado originalmente para a caça de pequenos animais, como texugos, raposas e coelhos.

Justamente por isso, a raça é conhecida pelo faro apurado e pela personalidade muito obstinada a conseguir o que deseja.

Dentro da nomenclatura da F.C.I. o Dachshund possui três variedades e três tipos de pelagem diferentes.

Se você quer entender melhor sobre isso, acompanhe os próximos tópicos.

filhote

Filhotes carinhosos juntos. Foto freepik

Conheça os tipos de Dachshund e a história da raça

O Dachshund também é conhecido como Dackel ou Teckel e é uma raça bastante antiga, reconhecida desde o período da Idade Média.

Nesse período era comum criar cães que fossem derivados dos Bracos, que tinham habilidades para caçar sob a terra.

E foi justamente a partir de cruzamentos desse tipo que surgiu o Dachshund, que acabou sendo reconhecido como uma das raças mais úteis e, também versáteis para os seres humanos em toda a história da relação entre animais e pessoas.

Dachshund

Dachshund. Fonte: Freepik

Além disso, deve-se dizer que o cão é incrível na realização de trabalhos em ambiente terrestre, sendo muito habilidoso com a caça.

Isso principalmente porque o cãozinho é muito silencioso e consegue se locomover sem despertar a atenção da presa.

Ademais, a raça tem um instinto de busca bastante apurado, perseguindo assim os animais que possivelmente estejam feridos.

Graças a essas características incríveis, esses cãezinhos vêm sendo criados há várias décadas em algumas variações.

São 3 diferentes tamanhos (Teckel Standard, Teckel Anão e Kaninchen) e 3 diferentes pelagens (Pelo Curto, Pelo Duro e Pelo Longo).

Ou seja, dentro do grupo da raça existem nove variedades possíveis.

As variedades do Dachshund

cão salsicha

Cão salsicha no quintal – Foto: Freepik

Diante das variações citadas, existem nove tipos de Dachshund. A divisão é feita de acordo com:

  • Tipo de pelagem: curta (mais frequente), longa e dura (pelagem áspera e, presença marcante de barba e bigode);
  • Três tamanhos de acordo com a circunferência do tórax: Kaninchen (até 32 cm de peito), Miniatura ou anão (acima de 32 até 37cm de peito) e Standard (acima de 37 até 45cm de peito).

Uma coisa interessante de se perceber é que essa é a única raça conhecida na qual os tamanhos são divididos de acordo com a circunferência do tórax e não pela altura do animal.

No que diz respeito ao peso, ele não é usado na definição dos tipos de cão, mas de qualquer forma existe uma proporcionalidade, de modo que o peso saudável dos cães é mais ou menos o seguinte:

  • Kaninchen – de 3 a 5kg;
  • Miniatura: de 5 a 7kg;
  • Standard: de 8 a 12kg.

É claro que o peso depende muito mais do estilo de vida e do manejo do cão do que exatamente do padrão.

Animais muito ativos, por exemplo, que participam de competições de agility ou que são habituados a caçar, geralmente têm peso corporal mais baixo.

Por outro lado, animais com alimentação descontrolada e que sejam sedentários tendem a engordar, ainda mais levando em consideração que a raça tem tendência à obesidade.

Como já foi dito, a altura não é usada para definição dos padrões da raça. Mas o Dachshund em geral apresenta altura na cernelha entre 15 a 23 cm e comprimento de 30 a 46 cm.

Tipos de Dachshund de acordo com pelagem

Cachorro salsicha no gramado

Cachorro salsicha no gramado. Foto: Freepik

Diante dos vários tipos de Dachshund, há grandes variações nos padrões de pelagem desses animais.

Sendo assim, conheça melhor cada uma delas:

Pelo curto

No caso do Dachshund de pelagem curta, o pelo deve ser denso, brilhante, bem assentado e levemente áspero.

Não há regiões sem pelo e, até mesmo a cauda é recoberta por uma camada fina, mas cheia, onde não há cobertura tão abundante. Pode acontecer de os pelos serem um pouco mais longos na extremidade inferior da cauda.

dicas de nomes para dachshund

Mulher levantando cachorro salsicha. Foto: Freepik

Em relação às cores, pode-se encontrar exemplares com os seguintes padrões:

  • Unicolor: pode ser amarelo, vermelho, um tom intermediário entre os dois. E pode ou não haver a presença de pelos pretos entre os demais. É comum que alguns exemplares tenham alguns pelos brancos e isso é permitido de acordo com o padrão. Em relação às unhas e trufa, é ideal que sejam pretos;
  • Bicolor: o animal pode ser predominantemente preto ou marrom, tendo manchas castanhas ou amarelas em áreas como olhos, laterais do focinho, antepeito, partes internas das patas e n região inferior da cauda. Trufa e unhas devem ser pretas ou marrons de acordo com a cor predominante na pelagem;
  • Arlequim: a base é sempre a tonalidade mais escura, que pode ser vermelho, cinza ou preto. Ao longo da superfície do corpo surgem manchas irregulares cinza ou bege. Trufa e unhas devem ser escuras.

Dachshund de pelo duro

cachorro dormindo

Cachorro dormindo. Foto: Freepik

A pelagem nesse tipo de Dachshund deve ser bem uniforme ao longo do corpo inteiro. Mas no focinho, sobrancelhas e orelhas podem ocorrer pequenas variações.

Fora isso, a pelagem deve ser densa, bem assentada, de arame e com subpelo bem estabelecido. No focinho há a presença de barba e as sobrancelhas também são mais espessas.

Nas orelhinhas a pelagem é ainda mais curta em relação ao restante do corpo do animal e, é também quase lisa.

A cauda também é muito uniforme e tem pelos aderentes.

Nesse caso a coloração pode ir desde o mais claro até mais escuro, sendo geralmente amarronzada. Se não for assim, o animal pode apresentar as mesmas cores do tipo de pelagem curta.

Pelagem longa

Dachshund

Cachorro deitado e prestando atenção. Foto: Pixabay

Por fim, existe ainda o Dachshund de pelagem longa, que tem como característica principal os pelos brilhantes e sedosos.

Ao contrário do que pode parecer, o animal possui subpelo bem aderido ao corpo. Na parte inferior do corpo e na região do pescoço o animal a pelagem pode ser mais longa.

Além disso, as orelhas são franjadas, ou seja, os pelos ultrapassam a sua superfície.

Por fim, no que diz respeito ao padrão de cores, ele é bem semelhante ao Dachshund de pelagem curta.

Como você viu, existem vários tipos de Dachshund e todos eles são uma fofura, não é mesmo? E aí, qual é o seu favorito?