Como os humanos, alguns cães são mais verbais do que outros. O pastor australiano, por exemplo, canta uma nova ópera canina todas as manhãs. Descubra como escolher o nome do seu cão e como treiná-lo para entender.

Os cães são igualmente variados quando se trata de entender a linguagem humana. Alguns entendem apenas algumas palavras básicas, enquanto outros, entendem mais de 1.000 nomes para objetos diferentes. Mas quando se trata de seus próprios nomes, como os cães imaginam quem são e com quem estão falando?

Como os cães entendem os humanos

nome de cachorro

Cães aprendem palavras através de uma combinação de raciocínio dedutivo e reforço positivo.

Em outras palavras, quando digo “Bom dia, Pingo”, ele não está pensando: “Mamãe está dizendo olá para mim, cujo nome é Pingo!”

Ele pode simplesmente estar pensando: “Tem mamãe. Ela está fazendo aquele som que geralmente significa que algo bom está prestes a acontecer. Eu prevejo café da manhã!

Cães, é claro, também leem contexto e linguagem corporal. Quando eu pego a coleira, não importa o que eu diga: o cachorro espera sair.

Há maneiras definidas de ajudar seu cão a entender quando você está falando com ele e de garantir que ele responda quando você precisar dele. Aqui estão algumas dicas!

Escolhendo o nome do seu cão

Se não for tarde demais, você deve escolher um nome para seu cachorro que seja curto (uma ou duas sílabas) e distinto em termos de som.

Nomes mais suaves com muitas vogais, se destacarão menos. Nomes longos, como Floquinho são mais propensos a soar confusos aos ouvidos dos cães.

Ensinando a um cachorro o nome dele

ensinar cachorro

Comece com sessões curtas de treinamento de cinco minutos. Traga o seu cachorro para perto e mantenha-o na coleira para que ele não possa fugir.

Comece dizendo o nome do seu cachorro, faça contato visual e diga “sim!” E dê a ele um agrado.

Faça isso várias vezes e inclua algumas frases que seu cão definitivamente não entenderá.

Em seguida, adicione o nome dele novamente (tente dizer sempre no mesmo tom, com o mesmo toque) e quando ele fizer contato visual, diga “sim!” E dê um agrado a ele.

Repita várias vezes durante um período de minutos.

Aumente a distância e continue treinando

treinando cachorro

Continue com o mesmo tipo de treinamento descrito acima, mas aumente a distância entre você e seu cão.

Mantenha o seu cão na coleira, mas deixe-o vagar e se distrair. Diga o nome dele de uma maneira otimista, usando o mesmo tom positivo. Quando ele olhar para você, diga: “Sim!” E deixe que ele venha até você para um agrado.

Com a prática repetida, seu cão aprenderá a parar o que está fazendo e procurará orientação ou reforço positivo quando você chamar o nome dele.

Mais dicas para ensinar ao cachorro o próprio nome

nome do seu cão

  • Diga o nome do seu cão da mesma maneira (tonalmente, melodicamente) a cada vez.
  • Ofereça reforço positivo quando o seu cão responder ao seu nome. Você pode dizer “sim” ou “bom cachorro”, ou oferecer carinho ou um prazer.
  • Não use o nome do seu cão quando não quiser que ele responda. Se você está falando sobre o seu cão para outro humano enquanto o seu cachorro estiver na sala, tente usar um nome diferente. Caso contrário, seu cão ouvirá o nome dele, mas aprenderá que talvez nada esteja prestes a acontecer. Isso criará confusão, ele deve responder ou não?
  • Não use o nome do seu cachorro para punição ou quando estiver frustrado com o cachorro. Você quer que seu cachorro associe seu nome a sentimentos e ações positivas.

Em suma, o nome do seu cão deve ser falado sempre uma ocasião feliz!

Veja também: Nomes de cachorros mais usados no Brasil em 2018