Saiba o que cachorro não pode comer de jeito nenhum e atente-se à alimentação do seu amigo de quatro patas!

Até porque, quem é que pode resistir a esses grandes olhos castanhos e sorriso fofo de cachorrinho? Mas é possível que uma pequena recompensa da mesa realmente possa prejudicar seu cachorro? Sim! E isso varia muito sobre o que é este alimento e a sua composição.

 
cachorro comendo petisco

cachorro comendo petisco – Foto: Freepik

O que cachorro não pode comer jamais?

Se ele é composto pelo adoçante xilitol, é possível que provoque problemas graves ao seu amiguinho canino. De fato, há várias coisas que seu cachorro jamais deve consumir. E não é somente pelo fator de obesidade, mas porque determinados alimentos e produtos trazem muitos perigos à saúde do cão.

Alguns desses alimentos comuns podem surpreendê-lo. Fique atento!

1# Xilitol

Nessa lista entram os seguintes produtos:

  • Doces;
  • chicletes;
  • creme dental;
  • produtos de panificação;
  • alimentos dietéticos.

Todos esses citados são adoçados com xilitol. Isso pode provocar a queda da glicose sanguínea do seu cachorro, causando, por conseguinte, uma insuficiência hepática. Os sinais iniciais fazem a inclusão de vômitos, falta de coordenação e letargia.

De forma eventual, o cachorro também pode apresentar convulsões! Essa insuficiência hepática é passível de acometer o organismo canino dentro de poucos dias.

 
cachorro tomando sorvete

cachorro tomando sorvete – Foto: Freepik

2# Álcool

O álcool apresenta a mesma ação no fígado e na região cerebral nas pessoas e cães. Contudo, só um pouquinho do líquido já pode ser bastante prejudicial para o seu cão. Isso pode provocar diarreia, vômito, falta de coordenação, problema na respiração, coma e, inclusive, o óbito.

Além disso, quanto menor o seu cachorro, pior a situação.

3# Abacate

Um petisco da refeição que você está fazendo é bom para o seu cão? Talvez sim, talvez não. Os abacates, só para exemplificar, apresentam algo que chamamos de “persin“. É uma toxina que pode prejudicar muito a saúde do seu cachorro.

Em demasia, portanto, pode provocar vômitos ou diarreia em nossos amigos caninos. Se você promover o cultivo de abacates em sua residência, é importantíssimo manter o seu cão distante das plantas.

Persin está nas folhas, sementes e também em cascas, assim como em frutos. Ainda, as sementes do abacate podem permanecer na região intestinal ou estomacal do bichinho, podendo trazer fatalidades.

4# Café, chá e outras cafeínas

Quer ver seu amigo de quatro patas feliz? Dê brinquedos a ele. O café e seus derivados podem ser extremamente fatais.

É importante manter seu cachorro bem distante dos chocolates, cacau e qualquer tipo de bebida energética. A cafeína também está disposta em medicamentos para resfriado e medicações analgésicas. Seu cachorro ingeriu cafeína sem você ver? O contato ao veterinário deve ser imediato!

chihuahua ao lado de pote de ração

chihuahua ao lado de pote de ração – Foto: Freepik

5# Cebola e Alho

É imprescindível que seu cão não tenha nenhum tipo de contato com alho e cebolas, não importa o formato. Estes alimentos são o que cachorro não pode comer, porque podem acabar com os glóbulos vermelhos do animal, provocando anemias.

O consumo de cebola e de alho pode intoxicar o cão. Os sintomas da ingestão, portanto, são o vômito, fraqueza e condições problemáticas de respiração.

6# Uvas e Passas

Há várias guloseimas muito mais interessantes para serem distribuídas aos seus cães. Uvas e passas não são elas. Isto porque esses alimentos podem provocar a insuficiência dos rins caninos. Uma única quantidade, por menor que seja, pode deixar seu amigo doente.

Os sinais da ingestão são os vômitos constantes. Em apenas um dia, ele apresentará lentidão e estar muito deprimido. Mantenha-o longe de todos esses alimentos!