O temperamento do Maltês é considerado extremamente tranquilo. Ele não é um cachorro que causará muitos problemas no seu dia a dia e, mesmo que isto aconteça, você poderá ensiná-lo facilmente o que é errado. Porém, é preciso também considerar alguns outros aspectos nesta jornada de adoção. Mesmo que você seja um tutor experiente, é preciso entender que cada animal é único.

Mas, o que isto quer dizer? Quer dizer que, por mais que hajam diversas características que assemelham um maltês a outro, não podemos simplesmente reduzir a criação dele a um método ou passo a passo. É preciso entender a personalidade do cachorro para que, desta forma, você possa compreendê-lo melhor. É assim com todas as raças.

E justamente por isso, preparamos este texto para lhe auxiliar no processo de amadurecimento da ideia de ter um Maltês na sua casa. Antes de mais nada, podemos afirmar: ele é um excelente cão para companhias, brincadeiras e muita diversão! Além de ser lindo, obviamente. E isto talvez já sejam ótimos argumentos para tê-lo, não é mesmo?

Assim sendo, acompanhe o texto para saber tudo sobre o temperamento do Maltês.

Para ler depois: O temperamento do Chihuahua

O temperamento do Maltês

Foto: Freepik

O temperamento do Maltês – Como o cão se comporta?

Se você está pensando em adotar um cão da raça Maltês para a sua família, saiba que está a alguns passos de ter dentro da sua casa uma fonte de amor, carinho e muita felicidade. Isso mesmo. Estas palavras talvez sejam suficientes para definir a personalidade desta raça de cachorro que possui um temperamento facilmente adaptável ao ambiente em que vive.

E isto muitas vezes é tudo que os tutores buscam: fácil adaptação! Pois, como você sabe, um cachorro precisa passar pelo processo adaptativo dentro do novo lar. Todos eles, independente da raça, estranham o lar nos primeiros dias. Principalmente quando ainda são filhotes e acabaram de sair de perto de sua mãe. É normal.

O temperamento do Maltês, no caso, poderá ser adaptado de diversas formas. Mas, é preciso entender como ele reage à diversas situações que podem ocorrer no dia a dia. Hoje, falaremos especificamente de alguns pontos importantes para quem busca criar um Maltês com saúde, segurança e muito amor. Algumas características do temperamento do Maltês:

  • Um cão carinhoso e afetuoso;
  • Ama crianças e aceita outros animais;
  • Um cão que late muito;
  • Um cachorro não agressivo;
  • Ele pode adorar roer móveis e objetos;
  • Muita inteligência para treinamentos;
  • Adora ser o centro das atenções;
  • Adestramentos desde filhote podem ajudar;

Estas são algumas características evidentes e que podem ser trabalhadas de diversas formas. A partir de agora, entenderemos cada uma delas de forma detalhada! Vamos lá?

O temperamento do Maltês

Foto: Freepik

O Maltês é um cachorro extremamente carinhoso e afetuoso

O primeiro critério que podemos mencionar sobre o temperamento do Maltês, é o carinho e o afeto. Este é um animal extremamente preocupado com estes dois pontos. Na verdade, de forma geral, sabemos que todos os cães são carinhosos e afetuosos. Mas o que conta, neste caso, é a personalidade. O Maltês busca o carinho dos tutores o tempo inteiro. Ele adora um colinho e um cafuné na cabeça.

Ou seja, se você quer um cachorro para ser um excelente cãopanheiro, com perdão do trocadilho, pode contar com o Maltês! Quanto mais você der atenção a ele com brincadeiras ou jogos, mais ele se tornará próximo de você. O que tem pontos positivos e, claro, também tem pontos negativos. Falaremos mais sobre este excesso de presença mais a frente no texto.

Continue lendo!

O temperamento do Maltês

Foto: Freepik

O Maltês com crianças e pessoas estranhas

Quem é tutor de primeira viagem ou mesmo quem já tem alguma experiência, sempre precisa ficar atento a este critério. Afinal, é importante entender como o seu animal de estimação se comporta com a presença de crianças ou pessoas estranhas no ambiente. Principalmente se você tiver filhos pequenos, a escolha do cão ideal precisa ser extremamente cautelosa para que não corram acidentes. Depois, veja nosso artigo com algumas dicas de cães para casa com bebês.

Desta forma, temos uma boa notícia para você: o temperamento do Maltês faz com que ele seja excelente com pessoas estranhas ou crianças! Na verdade, ele adora receber carinho e atenção de todo mundo. E isto faz com que ele não ligue muito para alguma possível “anormalidade” no círculo social que ele está acostumado.

Quando o Maltês notar uma pessoa estranha, é claro que ele poderá estranhar nos primeiros segundos. É normal. Mas, principalmente se você estiver junto, em pouco tempo ele começará a abanar o rabo e pedir a atenção do visitante. A interação pode acontecer sem problemas.

O temperamento do Maltês

Foto: Freepik

O comportamento do Maltês com outros cachorros

E como o Maltês se comporta com outros cachorros no ambiente? Bom, aqui, também temos uma boa notícia: ele adora a presença de outros animais para poder brincar e correr. Na verdade, o temperamento do Maltês faz com que ele até mesmo peça por saídas para o parque justamente para socializar.

Há cães que não podem ver outros na rua que já começam a latir. Um exemplo disso, é o temperamento do Pinscher. Ele faz com que o animal perca noção do seu próprio tamanho e parta pra cima de animais muito maiores do que ele. No caso do Maltês, isto também acontece. Mas não para brigar. Mas sim, para brincar!

E por isso, é extremamente importante que você tome conta da situação para que ela não saia do controle. E também, é fundamental tomar cuidado para que seu Maltês não encontre na rua algum cão de grande porte sem paciência para brincar. Pois é muito provável que, enquanto seu Maltês queira brincar, o outro queira brigar. Evitar acidentes é sempre importante, ok?

O temperamento do Maltês

Foto: Freepik

O Maltês costuma latir muito durante o dia?

A resposta para esta pergunta a respeito do temperamento do Maltês é simples: sim! O Maltês costuma latir muito. E estes latidos possuem diversos tipos de motivações. Mas, o principal deles, é a necessidade de atenção. O Maltês não costuma latir por estar bravo ou estar com raiva de alguma situação. Ele late para chamar a sua atenção! E isto acontece também com diversos outros animais, uma vez que você consegue interpretar.

Portanto, se você não quer ter no seu apartamento um cachorro que late muito, infelizmente, o Maltês talvez não seja a opção certa. Mas, claro, tudo é administrável, não é mesmo? E você poderá, de alguma forma, adestrá-lo para que estes latidos não aconteçam de forma tão constante. Com o profissional certo, é possível fazer o cachorro entender quando ele pode e quando ele não pode latir.

Para lidar com vizinhos de porta, talvez a melhor opção seja um cão que late pouco, como por exemplo, o Chow Chow. E, por falar nisso, leia nosso artigo sobre o temperamento do Chow Chow para entender um pouco mais sobre ele.

O temperamento do Maltês

Foto: Freepik

A agressividade do Maltês não chega a ser um problema

Da mesma forma que o Maltês costuma latir muito para chamar sua atenção, ele não é um cachorro agressivo. Muitas pessoas acabam por confundir o latido como uma forma de ameaça. Mas nem sempre isto é verdade. O latido nada mais é do que uma forma de comunicação que o cachorro tem com seus tutores ou com o ambiente em que ele vive. E os latidos podem significar uma série de coisas a respeito dele. Inclusive, agressividade canina.

Mas, não é o caso do Maltês. Ele não é um cão agressivo e não chega nem perto disso. Por isso, se você busca um animal para fazer companhia no dia a dia e não ter que se preocupar com o comportamento agressivo dele, talvez ele seja uma ótima opção. Cachorros agressivos normalmente são assim pelo fato de terem algum desequilíbrio comportamental. Ciúmes, necessidade extrema de proteção ou qualquer outro aspecto neste sentido ajudam a desenvolver comportamentos agressivos.

Mas, no caso do Maltês, tudo isso pode ser facilmente administrado. Principalmente se você adestrá-lo desde cedo, quando ainda filhote. Este processo será extremamente benéfico e você colherá excelentes resultados.

comportamento

Foto: Freepik

Este cão gosta de roer ou destruir objetos em casa?

Depende. De alguma forma, todos os cães gostam de roer alguma coisa. E o objeto em questão será escolhido de acordo com uma série de critérios relacionados a saúde mental do cão. Mas, o que isto quer dizer? Quer dizer que, quanto mais condicionado a roer objetos o cão for, mais ele roerá. E este condicionamento está ligado a diversos fatores, como falta de carinho, falta da presença dos donos, alimentação desequilibrada e excesso de energia acumulada.

Portanto, sim, o temperamento do Maltês pode fazer com que ele roa objetos dentro da sua casa. Mas, saiba que isto é absolutamente controlável. Principalmente se você ensiná-lo, desde filhote, o que pode e o que não pode. É preciso criar um ambiente favorável para que o cachorro gaste energia e divirta-se com outros tipos de brincadeiras e jogos para cães. Caso contrário, ele poderá sim começar a destruir almofadas, portas e móveis.

Outro fator que faz o Maltês buscar esta “destruição”, é a síndrome da ansiedade da separação. Ela acontece basicamente por você, tutor, ficar muito tempo fora de casa. Neste período, o cachorro sente-se sozinho, ansioso e precisa, de alguma forma, fazer o tempo passar.

comportamento

Foto: Freepik

A inteligência acima da média faz ele entender facilmente adestramentos

Mas, se qualquer tipo de problema relacionado ao temperamento do Maltês surgir, saiba que existe uma “rota de fuga” muito interessante. Trata-se da inteligência do animal! Isso mesmo. O Maltês é um cachorro muito inteligente e você poderá explorar esta inteligência para o próprio bem dele, com adestramentos e treinamentos voltados ao convívio social e comportamento.

O Maltês é um cachorro que entende diversas situação na base do adestramento com reforço positivo. Ou seja, toda vez que ele acertar alguma coisa, ele recebe uma recompensa. E esta recompensa pode ser um elogio, pode ser um abraço ou pode ser um delicioso petisco. Não meça esforços para mostrar ao animal quando ele está indo pelo caminho certo! Isto começará a criar um excelente condicionamento mental nele.

comportamento

Foto: Freepik

Um cachorro que adora ser o centro das atenções de tudo e de todos

O temperamento do Maltês faz com que ele queira chamar atenção de tudo e de todos. Ele é um cachorro para quem busca interação e muito convívio no dia a dia. Ele pode facilmente se socializar, pois adora receber elogios e brincar com quem esteja disposto a lhe dar atenção. E isto vem de encontro com alguns dos tópicos anteriores, onde falamos do carinho, do amor e da aceitação por pessoas estranhas.

Se você deixar o seu Maltês muito tempo de lado, saiba que, de alguma forma, ele irá chamar a sua atenção. Com latidos, pulos ou até algum choro. Tudo que ele quer é ser feliz. E, ao mesmo tempo, ele precisa saber que está lhe fazendo feliz também. O Maltês é muito amor!

Comece o adestramento desde cedo para obter todos estes benefícios

E, por último, precisamos falar do adestramento canino! Este talvez seja o caminho mais viável para que você consiga “organizar” a mente do seu Maltês de forma que ele viva bem, equilibrado e comportado. Comece o adestramento desde cedo e você verá que o cachorro terá muita qualidade de vida e terá um comportamento extremamente obediente ao tutor.

A inteligência do animal faz com que ele capte rapidamente alguns processos, e isto facilita muito o percurso. Cuide do seu pet e boa sorte!