A saliva do cachorro não é livre de bactérias, mesmo que entre alguns povos primitivos fosse costume os cães lamberem as feridas para desinfetá-las.

Na realidade, na saliva de cães e outros animais existem substâncias, como a proteína lisozima, que possuem funções bacteriostáticas, ou seja, controle, mesmo que não eliminação total, das populações bacterianas.

Mas que fique claro, porém, que a saliva de um cão doente, como a de uma pessoa doente, ainda pode causar doenças, das quais a mais conhecida é a raiva.

Vamos descobrir se a saliva do cachorro transmite doenças para o ser humano.

1. A saliva do cachorro pode transmitir doenças infecciosas? VERDADE

cachorro lambendo ferida

cachorro lambendo ferida – Foto: freepik

Sim, claro, a saliva dos cães pode transportar vírus e/ou bactérias.

Não nos esquecemos que os nossos cães se limpam e passam a maior parte do tempo com o focinho no chão lambendo-o, pelo que é muito fácil para eles entrarem em contato com bactérias e vírus que também podem ser problemáticos para o dono.

Entre as bactérias, em particular, devemos ter em mente que existe um microrganismo que vive na gengiva de cães e gatos e que se transmite com uma mordida ou uma lambida.

2. A saliva do cachorro pode transmitir parasitas? VERDADE

Nomes para cachorro fêmea

Cachorrinha lambendo o nariz. Foto: Freepik

Sim, a saliva dos cães pode ser um veículo para parasitas que também podem criar problemas para os humanos, isso porque eles se limpam lambendo seus órgãos genitais e, quando o cão está infestado de parasitas, os ovos dos parasitas são encontrados nesta área.

3. A saliva do cachorro pode causar alergias? VERDADE

cachorro lambendo

Cachorro lambendo o dono. Foto: Pixabay

Sim, infelizmente para algumas pessoas pode desencadear uma alergia real. Em indivíduos alérgicos, de fato, a saliva do cão é perigosa porque contém algumas proteínas que, erroneamente interpretadas pelo corpo humano como “perigosas”, ativam um tipo de anticorpos específicos (IgE) no sistema imunológico.

Os sintomas de alergia à saliva de cachorro podem ser mais ou menos evidentes e desencadear inflamação do trato respiratório, incluindo:

  • Espirros repetidos;
  • Lacrimejamento profuso;
  • Inchaço dos olhos;
  • Asma;
  • Tosse seca;
  • Dificuldades respiratórias.

Quais são os riscos de deixar o cachorro me beijar no rosto?

cachorro lambendo

Cachorro lambendo o tutor. Foto: Freepik

Cada dono sente seu cachorro quase como se fosse seu próprio filho e por isso o deixa lamber e tolera gestos que não deveriam ser permitidos, como lamber o rosto ou pior ainda, na boca.

Existem motivos pelos quais você não deve permitir que eles façam isso.

Contaminação fecal

Não devemos esquecer que os nossos amigos de quatro patas limpam com a boca as patas, genitais e lambem o chão, pois é muito provável que na boca do cão existam vestígios de bactérias fecais que também podem ser contagiosas para o homem.

Infestações parasitárias

lambendo a boca

Cachorro no mato com língua de fora. Foto Freepik

Os cães lambem os órgãos genitais ou as ruas, os cães entram em contato também com muitos parasitas, alguns dos quais também podem infestar o corpo humano.

Infecções fúngicas

Micose é uma das infecções fúngicas que podem ser mais facilmente transmitidas de um cão para o homem através do beijo.

Um cão que sofre de micose pode ser reconhecido pelo fato de ter áreas sem pelos com descamação da pele. É bom que o cão seja tratado imediatamente e, entretanto, limite o contato físico e aumente a limpeza das mãos.

Infecções bacterianas

Um microrganismo que vive na gengiva de cães e gatos pode ser transmitido por uma mordida ou lambida e é muito perigoso.

Indivíduos com outras doenças crônicas estão mais expostos à infecção, e os sintomas variam de gripe normal a septicemia fulminante.

A partir desta lista, compreende-se rapidamente que as consequências de um simples “beijo” também pode ser muito problemático para os humanos e, por isso, é bom perder o hábito de entrar em contato com a boca e a saliva do seu cão para preservar a sua saúde.