Sem dúvida, os cachorros são muito fofos, não é mesmo?! No entanto, algumas pessoas sofrem com um problema que impede que se possa curtir tanta fofura: a alergia a cachorro.

De fato, muitos tem esses tipo de alergia, mas não fazem ideia de sua existência. Afinal de contas, é difícil pensar que a causa sejam os cãezinhos fofos.

Porém, se você tem a suspeita de que você, ou mesmo algum familiar ou conhecido, possa ter esse tipo de alergia, veja os sintomas. Aliás, vale lembrar que tem tratamento.

Quer saber mais sobre os sintomas e o tratamento? Bom, para isto basta continuar a leitura. Veja, vai ser muito interessante!

Alergia a cachorro: sintomas de alerta

Feira Adote e Viva

Foto: Freepik

É importante lembrar que essa alergia pode ser tanto a cachorro quanto a qualquer outro tipo de animal. Por isso, fique atento a todos os sintomas, pois eles são genéricos.

Além disso, caso as suas suspeitas de alergia a cachorro aumentem após a conclusão da leitura deste artigo, é imprescindível que você procure um médico. Somente ele poderá afirmar a você com toda a certeza de que você tem, de fato, alergia a cachorro.

Fique esperto, os sintomas são esses:

  • – Olhos lacrimejantes e vermelhos;
  • – Nariz coçando e também pingando;
  • – Bolinhas vermelhas pelo seu rosto;
  • – Tosse seca, intensa e constante;
  • – Dificuldades na respiração, como falta de ar e peito chiando;
  • – Garganta irritada, com coceira e seca;
  • – Coceira intensa e a pele áspera nas mãos;
  • – Espirros;
  • – Crises de asma.

De fato, todos esses sintomas podem corresponder a um tipo de alergia respiratória. Além disso, também denotam alguma alergia a contato a pelos.

Agora, caso você esteja se perguntando como tratar no caso de uma alergia desse tipo, saiba a resposta a seguir!

Tratamento para alergia a cachorro

cães podem prever

Foto: Freepik

O tratamento para uma alergia a cachorro vai depender muito do que o paciente está apresentando de sintomas. Na maioria das vezes, no entanto, é aconselhado o uso de remédios anti-histamínicos.

Porém, é importante ressaltar, ainda, que somente um médico, como o otorrino ou o demartologista, podem prescrever algo do tipo.

Para quem não sabe, os remédios anti-histamínicos, usados para tratar alergia a cachorro, são aqueles como o Hidroxizina, a Loratadina ou então a Cetirizina. De fato, as pessoas os conhecem popularmente como anti-alérgicos.

Sobretudo, esses remédios podem causar alguns efeitos colaterais, principalmente os de primeira geração, ou clássicos. Dentre esses efeitos, é possível encontrar:

  • – Grande sonolência;
  • – Sensação de sedação;
  • – Fadiga;
  • – Problemas de memória.

Já os remédios para alergia a cachorro de segunda geração ou não clássicos não apresentam efeitos tão intensos, por isso são os mais receitados. Afinal, eles não penetram tanto no sistema nervoso e, assim, o corpo elimina de maneira mais fácil e rápida.

como cuidar dos olhos do cachorro

Foto: Freepik

Além disso, o tratamento pode ser aliado a corticoides inalatórios. Um grande exemplo desse tipo de remédio é o Budesonida em spray.

Aliás, as pessoas que sofrem com a asma podem desencadear crises no caso de haver alergia a cachorro. Assim, é necessário que estejam sempre com a sua bombinha para asma.

De fato, para pessoas com alergias, o mais recomendado é que se evite animais domésticos desse tipo, como cães e gatos. Assim, as tartarugas, peixes, répteis ou então os porquinhos-da-índia sem pelos são os grandes indicados para quem deseja, de fato, um animalzinho para dedicar amor e carinho.

Porém, é sabido que por mais que haja a alergia a cachorro, é difícil resistir a esses animais. Por isso, ainda há a opção de escolha entre as raças menos alérgicas de cães.

Assim, confira a seguir as raças de cachorros mais indicadas para quem tem alergia a cachorro. Sem dúvida, eles são muito fofos!

Raças para quem tem alergia a cachorro

Para quem tem alergia a cachorro, mas deseja ter um cãozinho em casa, as raças mais indicadas são essas:

Bedlington terrier

O Bedlington terrier é perfeito para quem tem alergia a cachorro. Afinal, apesar de uma pelagem semelhante ao do poodle, que é encaracolada e sedosa, a descamação da pele desse cão não provoca reação alérgica tão facilmente.

Ele tem em média 40 cm de altura e pesa, no máximo, 10,5kg. Sobretudo, a sua expectativa de vida é de 12 anos, assim terá muito tempo para brincar com as crianças de sua casa.

Maltês

Maltese Bichon

Foto: Freepik

Se você tem alergia a cachorro e procura uma raça de porte pequeno que seja indicada para a sua condição, saiba que o maltês é super indicado. Ele mede, no máximo, 28 cm e pesa de 2 a 3 kg.

Além disso, ele vive cerca de15 anos e é muito inteligente. No entanto, pode ser um pouco genioso, dependendo de como for criado.

Bichon Frisé

bichon frisé

Foto: Freepik

Outra raça ideal para pessoas com alergia a cachorro é o Bichon Frisé. Eles são de porte pequeno, com a altura chegando ao máximo de 30 cm e pesando entre 3 e 6 kg.

Além disso, esses pequenos também são muito parecidos com o poodle, por conta dos pelos brancos, finos e encaracolados. Ao ver um cãozinho dessa raça, se tem a impressão que é uma grande bola de algodão, tamanha é a sua fofura.

Cão d’água português

Agora, caso você queira um cãozinho porte médio e que seja indicado para a sua alergia a cachorro, uma grande opção, sem dúvida, é o Cão d’água português.

De fato, essa fofura vive de 10 a 14 anos. Além disso, é muito alegre, ativo e obediente. Outra grande vantagem é o seu fácil adestramento, sendo ideal para quem procura o primeiro animal de estimação.

Cão de Crista Chinês

Sem dúvida, você já deve ter visto algum cão desta raça. Sobretudo, eles são conhecidos pela falta de pelos no corpo e a longa crista.

O Cristado Chinês, ou Cão de Crista Chinês, é uma raça de porte pequeno e de temperamento dócil. Assim como os outros citados, ele é ideal para quem apresenta alergia a cachorro.

Esse cão vive de 10 a 14 anos e, também, apresenta a segunda variação da raça, na qual o corpo é coberto com lindos pelos.

Pelado mexicano

Também de porte pequeno, o Pelado Mexicano é um cão muito fofo. Assim como o nome já diz, ele não apresenta muitos pelos em seu corpo, por isso é altamente indicado para quem tem alergia a cachorro.

De fato, essa raça se dá muito bem com crianças e, além disso, se adapta muito bem em apartamentos. Sobretudo, eles vivem de 15 a 20 anos e apresentam duas variações de tamanho: a toy e a pequena.

Aliás, é uma raça muito amorosa, ativa, alerta e inteligente. Porém, não gostam de ficar muito tempo sem alguma companhia.

Tenha cuidado com a saúde: alergia é algo sério

como criar vínculo com o cão

Foto: Freepik

A alergia a cachorro é, inegavelmente, algo muito sério. Afinal, se trata de um problema que afeta a sua respiração, bem como outras funcionalidades do corpo. Assim, é importante que você siga as recomendações do seu médico.

Aliás, caso decida adotar um animalzinho, converse com o médico. Somente ele poderá te afirmar se um bichinho de estimação não vai piorar o seu quadro.

Além disso, lembre-se que as alergias se desenvolvem de maneira diferente em cada indivíduo. Assim, algum parente seu ou conhecido pode ter alergia a cachorro e apresentar reações bem mais fracas que a sua.

Cuide de sua saúde! Com alergia não se brinca.