Problemas com orelhas pelo menos uma vez na vida ocorrem em quase todos os animais de estimação. No entanto, o motivo do cachorro coçando orelhas pode ser causado por razões completamente diferentes, de inofensivas a mortais.

Uma vez que experimentar coceira constante é um tormento para qualquer animal, do qual ele não consegue se livrar sozinho, a tarefa do dono é reconhecer os desvios da norma no comportamento do cão com o tempo, determinar por que isso está acontecendo e fornecer toda a ajuda possível.

1 – Parasitas

coceira exagerada em cachorros

Cachorro sentado se coçando – Foto: Freepik

Esta é uma das razões mais comuns pelas quais o seu cão coça as orelhas com frequência. Eles se espalham facilmente e fazem com que nossos cães fofos arranhem e esfreguem no chão sem parar.

Devido às picadas de carrapatos e pulgas, os cães podem passar o dia tentando aliviar a coceira e a dor, e alguns podem até sofrer de reações alérgicas.

Geralmente são encontrados nas orelhas dos cães, pois nessa parte do corpo eles mordem e se alimentam com facilidade. Portanto, se o seu fiel companheiro está constantemente coçando as orelhas, ele pode ter um destes parasitas, que você deve saber identificar e eliminar.

Cachorro coçando orelhas pode ser carrapatos

como matar pulgas

Cão se coçando por causa das pulgas – Foto: Freepik

Existem muitos tipos de carrapatos em cães, mas eles são divididos principalmente em carrapatos duros e moles.

É importante que você remova os carrapatos corretamente para não danificar a orelha do seu cão. Deve-se usar um produto especial recomendado pelo seu veterinário ou uma pinça e muito delicadamente pegar o parasita e puxá-lo aos poucos, sem girar ou fazer movimentos bruscos.

Cachorro coçando orelhas pode ser pulgas

cachorro coçando orelhas

Cachorro sentado se coçando – Foto: Freepik

As pulgas são outro dos parasitas mais comuns em cães e geralmente se espalham por todo o corpo. Portanto, se você perceber que seu cão coça muito as orelhas, mas também coça outras partes do corpo, é provável que ele tenha pulgas.

Se for este o caso, verifique com o veterinário qual o produto mais indicado para retirar as pulgas do seu cão, e tome cuidado com a dosagem indicada com base no peso do animal.

2 – Fungos nas orelhas de cachorros

cachorro coçando orelhas

A coceira pode ser um sintoma de alergia. (Foto: Freepik)

Outra possível razão pela qual seu cão coça muito as orelhas é porque ele tem fungos, que podem crescer facilmente em condições de calor e umidade.

O mais famoso é a micose, mas existem muitas outras espécies. Se você perceber que seu cão tem uma lesão na orelha, ele não para de coçar, perdeu o pelo nessa parte e sua pele está vermelha ou escurecida, provavelmente ele tem algum tipo de fungo que causa coceira e desconforto.

Nesse caso, você deve entrar em contato com o veterinário de confiança para diagnosticar que tipo de fungo está causando os problemas de saúde do seu cão e prescrever o tratamento adequado.

3 – Cachorro coçando orelhas pode ser otite média

cachorro coçando orelhas

Cachorro na grama Foto: Freepik

Esta é uma das principais razões pelas quais os cães podem coçar continuamente devido à coceira intensa. Trata-se de inflamação do canal auditivo, que pode ser causada, entre outras coisas, por um corpo estranho no ouvido, parasitas ou alergias.

Aqui estão alguns sintomas para ajudá-lo a saber se seu cão tem inflamação no ouvido:

  • Cachorro coça muito as orelhas;
  • Esfrega a cabeça em superfícies como chão, sofá ou cama;
  • Balança muito a cabeça;
  • Tem feridas e queda de cabelo;
  • Tem perda de equilíbrio.

Isso geralmente leva a infecções de ouvido. Por esse motivo, você deve consultar um especialista para diagnosticar otite média e possíveis infecções antes que se tornem muito mais complexas e causem mais problemas de orelha e orelha em seu cão.

Assim, além de todos esses motivos que reagem ao motivo pelo qual seu cão coça muito as orelhas, existem algumas possibilidades mais simples e fáceis de resolver quando tratadas imediatamente.