O vírus da gripe não é o mesmo em cães e humanos, mas os sintomas são semelhantes: tosse, coriza, cansaço, espirros, febre, etc. Aprenda a identificar a gripe canina para evitar que ela piore e se torne pneumonia. Veja como identificar um cachorro gripado!

Você sabia que seu cão também pode ser afetado pela gripe? Fique tranquilo, não é a mesma tensão e não pode ser transmitido do animal para o homem, ou vice-versa.

O vírus da gripe do cão ataca suas vias aéreas. A infecção é altamente contagiosa e pode se espalhar de um cão para outro através da tosse, espirros, latidos e saliva.

Alguns fatos sobre a gripe canina

cachorro gripado

Foto: Freepik

  • A gripe canina geralmente não é fatal. É relatado que a taxa de mortalidade é inferior a 10% entre os cães infectados pela gripe.
  • Agora existe uma vacina para as cepas H3N2 e H3N8 mais antigas. Converse com seu veterinário sobre a melhor opção para seu cachorro, especialmente se eles passam muito tempo com outros cães.
  • Você não pode pegar a gripe do seu cão. Isso é altamente improvável, pois, de acordo com o CDC, seria necessário uma mutação celular considerável para uma infecção humana de um cão para infectá-lo.
  • Junho de 2018: Uma nova cepa foi detectada (H1N1) em cães na China. Isso está relacionado à cepa da gripe suína que infectou humanos em 2009. Atualmente, o CDC não considera o H1N1 ou qualquer outra cepa em cães uma ameaça à infecção humana. No entanto, estudos mostraram que é possível que o vírus H1N1 salte de cães para gatos.
  • O surto de gripe canina de 2015 (H3N2) foi rastreado até Chicago. Este vírus foi transferido de pássaros para cães.

O que é a gripe canina?

A gripe canina é uma doença relativamente nova composta por duas cepas virais: H3N8, relatado pela primeira vez em 2003, e H3N2, relatado pela primeira vez em 2015. Ambas as cepas são extremamente contagiosas e se espalham facilmente de cão para cão.

Muitos cães que visitam parques para cães e creches são vacinados contra a Bordetella em cães, uma doença que pode ser facilmente tratada com antibióticos. Mas para a gripe canina, existe apenas tratamento de suporte, e o vírus pode levar à pneumonia.

A gripe canina é uma doença respiratória contagiosa em cães causada por vírus específicos da gripe tipo A conhecidos por infectar cães. Estes são chamados de “vírus da influenza canina”.

Um cachorro gripado pode infectar pessoas?

cachorro gripado

Foto: Freepik

Em geral, acredita-se que os vírus da gripe canina representem uma baixa ameaça para as pessoas. Até o momento, não há evidências de disseminação do vírus da gripe canina de cães para pessoas.

Os sintomas da gripe canina

Às vezes, é difícil perceber os sintomas no cachorro gripado, mas é essencial agir para evitar que a doença se torne complicada e cause outras mais graves, como pneumonia. Então, seguem os principais sinais a serem observados:

  • Uma secreção nasal espessa, amarela ou esverdeada;
  • Uma falta de apetite persistente ou incomum;
  • Tremores, mesmo sem frio;
  • Letargia;
  • Aumento na temperatura corporal, febre;
  • Olho vítreo e/ou secreções oculares;
  • Tosse persistente;
  • Espirros desordenados e constantes;

A gravidade da doença associada à gripe canina em cães pode variar de nenhum sinal a doença grave, resultando em pneumonia e, às vezes, morte.

A maioria dos cães se recupera dentro de 2 a 3 semanas. No entanto, alguns cães podem desenvolver infecções bacterianas secundárias que podem levar a doenças mais graves e pneumonia.

Qualquer pessoa com preocupações sobre a saúde de seu animal de estimação, ou cujo animal esteja mostrando sinais de gripe canina, deve entrar em contato com o veterinário.

Como tratar um cachorro gripado

cachortto triste

Foto: Pixabay

O tratamento consiste em grande parte de cuidados de suporte que ajudam a manter o cão hidratado e confortável enquanto seu corpo monta uma resposta imune à infecção para facilitar a recuperação.

Na forma mais branda da doença, esse cuidado pode incluir medicamentos para tornar seu cão mais confortável e fluidos para garantir que ele permaneça bem hidratado.

Antibióticos de amplo espectro podem ser prescritos pelo seu veterinário se houver suspeita de infecção bacteriana secundária.

Não dê ao seu cão nenhum medicamento humano, pois eles podem ser mortais. Se acaso o seu animal de estimação tiver sintomas de gripe, ligue para o veterinário.

Enquanto aguarda a consulta, evite deixar o cão em contato com outros cães; portanto, evite ir ao parque ou fazer qualquer outra atividade em grupo.

O veterinário pode prescrever um tratamento adequado assim que o diagnóstico for confirmado.

O tratamento pode ser acompanhado por algumas boas ações que ajudarão seu amigo peludo a se recuperar mais rapidamente da gripe.

  • Primeiramente, certifique-se de que ele fique bem hidratado, enchendo a tigela com água regularmente.
  • Em seguida, coloque sua cama em um local quente e sem correntes de ar, com cobertores, secos e longe do barulho, para que ele descanse.
  • Ofereça alimentos saudáveis e incentive-os a comer.
  • Ofereça brinquedos limpos, tigelas e outros objetos com os quais o cão entra em contato.

De onde vêm os vírus da gripe canina e há quanto tempo ele existe?

cachorro gripado

Foto: Freepik

Os vírus da gripe canina H3N8 se originou em cavalos e se espalhou para cães.

Sabe-se que os vírus da influenza equina H3N8 (gripe equina) existem em cavalos há mais de 40 anos. Em 2004, casos de doença respiratória desconhecida em cães foram relatados nos Estados Unidos.

Uma investigação mostrou que esta doença respiratória foi causada por vírus da influenza equina A (H3N8).

Os cientistas acreditam que esse vírus pulou espécies (de cavalos para cães) e se adaptou para causar doenças em cães e se espalhar entre os cães, especialmente aqueles alojados em canis e abrigos.

Os vírus H3N2 da gripe canina se originou em aves e se espalhou para cães. Também foi relatada a transmissão do vírus da influenza canina H3N2 para gatos infectados.

O vírus canino influenza A H3N2 foi detectado pela primeira vez em cães na Coreia do Sul em 2007, e também foi relatado em cães na China, Tailândia e Canadá.

Cachorro gripado: Como ele adquire a doença?

A gripe canina também pode ser transmitida entre cães por meio de objetos contaminados, como tigelas de comida e água, coleiras, trelas, brinquedos, roupas de cama e contato nariz a nariz entre os cães.

O vírus é capaz de viver em superfícies por até 48 horas, em roupas por 24 horas e em mãos por até 12 horas.

Os cães mais suscetíveis à infecção são aqueles que passam muito tempo em torno de muitos outros cães.