O que fazer ao se deparar com o seu cachorro tremendo? O que pode estar acontecendo? Estas são dúvidas que devem ser levadas muito a sério, pois podem indicar um grave problema ao animal.

Os cachorros são conhecidos por ter um comportamento um tanto anormal. No entanto alguns comportamentos são sinais de perigo, e é por esse motivo que os tutores de cães devem sempre estar atentos para sinais como tremedeira.

A melhor conduta nestes casos é levá-los ao veterinário, porém iremos abordar aqui algumas dicas que podem ajudar a entender o que está acontecendo.

Cachorro pata

Cachorro – Foto: Freepik

Manter a calma e buscar o auxílio do médico veterinário deve ser a primeira conduta a ser tomada pelos tutores do cãozinho, que devem sempre se atentar para outros sinais além dos tremores.

Embora os tremores quase sempre possam indicar algo sério, em muitas vezes pode ser algo que não ponha o animal em grandes riscos.

Conhecer o comportamento do seu cachorro é muito importante, pois deve ser levado em consideração se ele costuma apresentar tremores constantemente.

Por exemplo, os cães da raça Pinscher têm o costume de apresentar tremores quando estão estressados.

Além disso, os tremores podem estar associados ao tipo de alimentação que eles costumam receber, e não é muito comum ver cães com deficiência dos níveis de potássio, embora isto esteja associado a problemas mais graves.

Observar outros sinais além dos tremores ajudam na hora de entender o que pode estar ocorrendo, e para isso é muito importante que os tutores mantenham sempre a calma nestas ocasiões.

Se o seu cãozinho apresentou tremores acompanhados por outros sinais, como a perda da consciência, você deverá buscar auxílio veterinário o mais rápido possível.

Quais as possíveis causas para os tremores?

As possíveis causas para os tremores podem ser de origem psicológica ou também podem ser causadas por questões físicas. Observar os sinais é importante para saber a origem deste comportamento e pode ajudar a evitar problemas deste tipo.

Ansiedade

Alguns tipos de cães podem desenvolver tremores quando estão ansiosos. Principalmente quando são deixados sozinhos em casa por muito tempo.

A ansiedade afeta o sistema nervoso do animal, que por sua vez causa uma confusa reação motora, levando-o a apresentar tremores.

Se o animal possui problemas de ansiedade, o mais ideal é que ele seja acompanhado por um veterinário para que possa ajudar a resolver o problema da ansiedade com medicamentos, e com isso prevenir os tremores.

Cachorro tremendo com medo

Cachorro com medo

Cachorro com medo – Foto: Freepik

O medo é um problema que se desenvolve nos cachorros devido a fatores externos, e também está associado ao excesso de ansiedade, além de outras origens.

Assim, em épocas de festas, como as de fim de ano, as pessoas tendem a soltar fogos de artifício, e isso causa medo nos cães. Com a reação do medo, os cães passam a apresentar tremores.

O medo é uma causa mais fácil de ser diagnosticada, pois além dos cães apresentarem tremores, eles se escondem em locais para se protegerem das ameaças que os assustam.

Estresse

O excesso da ansiedade e do medo acaba afetando o animal de forma mais prolongada, e com o tempo, com o cachorro em uma rotina estressante, eles acabam desenvolvendo o estresse.

A falta de passeio, de carinho e atenção são os maiores causadores de estresse canino, causando tremores em muitas das vezes.

Cachorro tremendo com frio

O frio é uma das causas físicas que podem estar causando os tremores nos cães. Para se ter certeza, é importante observar se o ambiente está mais frio do que de costume.

Os cães costumam ter uma certa resistência ao frio, porém algumas raças de cães não são tão preparadas para o frio, e neste caso é importante manter o cãozinho agasalhado para evitar os tremores.

Conheça também 17 cachorros que não suportam o frio.

Epilepsia

A epilepsia é uma das causas mais frequentes que provoca o fenômeno “cachorro tremendo”, e nestes casos a ajuda veterinária é indispensável. Além disso, a epilepsia ocorre quando sinais de impulsos nervosos são mandados para todas as regiões do corpo, causando tremores involuntários em todo o organismo.

Além disso, é causada por um distúrbio de sinais nervosos e deve ser tratada somente pelo veterinário capacitado para estes tipos de doenças.

Cachorro tremendo de dor

Cachorro com dor

Cachorro com dor – Foto: Freepik

As dores podem causar tremores em cães, dependendo de sua intensidade. Geralmente os tremores surgem quando dores muito fortes acometem o animal, porém não costuma ser tão comum, já que estamos falando de dores muito fortes.

Tais dores podem estar associadas a problemas que precisam de intervenção cirúrgica, como cânceres e outros problemas.

Intoxicação

Embora não seja comum encontrar venenos em casas que sejam habitadas por cachorros, os nossos produtos de limpeza são extremamente tóxicos para os cãezinhos, e podem causar tremores. Neste caso, os tutores devem levar o animal ao veterinário o mais rápido possível.

Deficiência de Potássio

Quando descartados outros problemas, a deficiência de potássio pode estar associada aos tremores do cachorro. Mas nestes casos, os tremores costumam ser mais frequentes e tendem a durar mais tempo.

A ajuda e o acompanhamento veterinário poderá resolver o problema da deficiência de potássio através da sua reposição.

O que fazer quando o cachorro está tremendo?

Ao se deparar com o cachorro tremendo, é importante que se busque a ajuda veterinária o mais rápido possível, principalmente quando os tremores são acompanhados pela falta de consciência do animal, a presença de vômitos ou quando o animal apresenta dificuldades para andar. 

Cachorro no veterinário – Foto: Freepik

Nos momentos dos tremores, é importante que não seja ofertada nenhum tipo de líquido ao animal, pois nos casos de envenenamento e intoxicação a administração de líquidos piora o quadro, dificultando a lavagem gástrica na clínica veterinária.

Como prevenir?

Cachorro comendo – Foto: Freepik

A melhor prevenção para as doenças que causam tremores é uma rotina de acompanhamento veterinário, acompanhados de uma alimentação balanceada e rica em potássio.

Exames rotineiros também ajudam a prevenir os tremores e muitas outras doenças ainda mais graves. Alguns cuidados também são importantes, como evitar o acesso dos cachorros aos produtos de limpeza, além de evitar o contato dos cães com os produtos no momento da limpeza de ambientes.