A infecção nos olhos dos cães deve ser tratada por um veterinário. Mas, em alguns casos, os remédios caseiros são possíveis para tratar conjuntivite em cães.

Remédios naturais como camomila, calêndula ou erva-doce são realmente eficazes quando se trata de conjuntivite canina?

Aqui estão algumas dicas sobre como ajudar a curar doenças oculares de cães com remédios caseiros naturais.

Os sinais de infecção no olho de cachorro

cão deitado

Antes mesmo de prosseguir com o tratamento, você precisa entender quais são os sinais de uma infecção no olho de um cachorro.

Os sintomas mais visíveis

A infecção ocular do cão causa uma série de sinais que nós, donos, devemos aprender a reconhecer. Os sintomas mais óbvios de uma infecção ocular são:

  • Coceira;
  • Irritação;
  • Presença de muco verde;
  • Estrabismo;
  • Turvação ocular;
  • Olho inchado.

Se o cachorro tiver uma infecção ocular, a dor e o desconforto podem afetar seu comportamento diário. O cão pode, portanto, ser mais ativo do que o normal e relutante em ser tocado (na área dos olhos, mas não só).

As infecções nos olhos dos cães podem ser semelhantes, mas ao mesmo tempo variam de um cão para outro (também há conjuntivite mais ou menos grave), por isso é importante que sejam examinadas por um veterinário.

Livrar-se de uma infecção ocular com tratamento adequado pode levar algum tempo, mas usar remédios caseiros pode acelerar o processo.

Remédios naturais para infecções oculares em cães

Como mudar o nome do cachorro

Cachorro deitado – Foto: Freepik

Aqui estão alguns dos remédios caseiros eficazes para usar além do tratamento médico (sempre depois de pedir conselho ao seu veterinário):

  • Limpar o olho – Misture meia colher de chá de sal em um copo de água fervente e deixe esfriar. Mergulhe um pouco de algodão na solução e dê tapinhas delicados na área ao redor dos olhos do cão.
  • Chá vermelho – Prepare um pouco de chá, espere esfriar e aplique na área infectada com um algodão. Outras lavagens com ervas podem ter um efeito positivo. Isso inclui calêndula e camomila.
  • Compressas quentes – Essas compressas também podem ajudar a aliviar os sintomas associados a uma infecção ocular. Isso pode ser feito facilmente aplicando-se uma toalha úmida e quente sobre o olho do cão por alguns minutos, algumas vezes ao dia. Este é um tratamento caseiro particularmente bom para o olho inchado, pois ajuda a remover o inchaço e a dor.
  • Vinagre de maçã – Isso também pode ser aplicado com cuidado, pois tem propriedades antibacterianas naturais, mas tenha cuidado, pois pode ser irritante para os olhos e piorar a dor.

Os remédios caseiros podem ser usados ​​pelo tempo que for necessário. No entanto, se o olho não melhorar após três dias, consulte o veterinário novamente para outro check-up.

Conjuntivite em cães: sintomas e causas

conjuntivite

Cão observador – Foto: Freepik

As causas da conjuntivite em cães são classificadas em causas primárias e secundárias. No primeiro caso, a patologia é uma doença independente e, no segundo, é uma complicação. Por isso, muitas vezes a automedicação apenas ameniza os sintomas existentes, provocando o desenvolvimento de uma forma crônica.

O processo inflamatório na região conjuntival se desenvolve sob a influência dos seguintes fatores:

Compostos químicos

O contato próximo com detergentes em pó, tinta de construção ou outros produtos químicos pode resultar não apenas em irritação, mas também na perda completa da função visual.

Conjuntivite e infecções

Refere-se a motivos secundários. São causadas por vírus, bactérias e fungos que infectam a membrana mucosa diretamente ou através de órgãos adjacentes.

Trauma mecânico e patologia dos órgãos da visão

Uma mancha ou cílios encravados presos no olho causam grande desconforto, fazendo com que o animal coce constantemente. Isso leva a danos à conjuntiva e à penetração de infecções secundárias.

Imunidade enfraquecida

Resfriados e doenças crônicas prejudicam as defesas do organismo, provocando múltiplas complicações.

Conjuntivite e alérgeno

Vermelhidão, inchaço e lacrimejamento são devidos à exposição a um alérgeno.

Processos inflamatórios em áreas vizinhas

A patologia existente, deixada sem tratamento, pode se espalhar para a membrana oftálmica.

Irradiação

Problemas de visão são causados ​​por radiação, raios X e raios ultravioleta.

Parasitas

A atividade vital dos parasitas leva à intoxicação aguda, que afeta a funcionalidade dos olhos e de outros órgãos.

Como prevenir infecções oculares em cães?

conjuntivite

Cachorro observador – Foto: Freepik

A infecção nos olhos dos cães não é fácil de prevenir, mas aqui estão algumas dicas que podem ajudar a melhorar a saúde ocular do cachorro.

  • Não deixe seu cão brincar com outros cães com infecções oculares, pois ele também pode pegar uma delas.
  • Limpe os olhos do cão diariamente conforme indicado anteriormente. Especialmente se o cão cava e fica sujo, ou nada em água suja.
  • Trate problemas como olhos secos, úlceras da córnea, anomalias nas pálpebras e nos cílios. Essas condições podem causar dor e secreção aquosa.
  • Alimente seu cão com uma dieta saudável e balanceada, rica em antioxidantes como a vitamina E. Desta forma, seu sistema imunológico será fortalecido.

A conjuntivite é contagiosa?

Depende. Se a inflamação foi causada por bactérias ou vírus, quase sempre é contagiosa.

Por outro lado, corpos estranhos ou correntes de ar são os gatilhos que desencadeiam uma doença não contagiosa da área dos olhos.

Veja a lista de diferentes tipos abaixo.

  • Do tipo viral, não será contagioso para você, mas para outros cães, portanto, você precisará mantê-lo em quarentena.
  • Tipo bacteriano, é contagioso para humanos e outros cães.

Conjuntivite alérgica

É uma reação alérgica e geralmente sazonal. É a tensão menos preocupante e não é contagiosa. A alergia é causada por pólen, poeira doméstica, mofo, pelos, certos cosméticos e perfumes que não são adequados para animais.

Também pode ser folicular, pois alguns cães podem ter pelos nos olhos que nunca conseguem remover. Isso pode causar infecções e olhos rosados.

Quais raças são mais propensas a infecções oculares?

A conjuntivite afeta todos os cães. No entanto, existem algumas raças que parecem sofrer mais com isso do que outras.

Cães com pálpebras caídas têm esse problema, porque suas pálpebras são naturalmente distorcidas. Algumas raças nesta categoria são:

Da mesma forma, raças com pálpebras compridas e estreitas sofrem com esse problema mais do que outras;, essas são os:

  • Collies;
  • Galgos afegãos;
  • Galgos.

Conjuntivite: quando levar o cachorro ao veterinário?

Todas as doenças oculares (incluindo infecções oculares em cães) requerem uma consulta veterinária, pois é difícil distinguir entre uma infecção ocular e um trauma ocular, que pode ser potencialmente muito sério.

As infecções oculares requerem remédios específicos, mas os remédios caseiros podem acelerar significativamente o processo de cicatrização.

Nos casos em que é fim de semana ou após o expediente e seu cão não apresenta sintomas graves, remédios caseiros podem ajudar a melhorar a condição do animal até que a clínica seja aberta.

Se os olhos não melhorarem em três dias com os medicamentos, leve o cão de volta ao veterinário.