Criador de cachorro tecnicamente é qualquer proprietário de um cão com pedigree que traz ninhadas de filhotes com pedigree. Mas quem é realmente um criador, por que e como as pessoas se tornam um?

Criadores são pessoas que desejam reproduzir cães com pedigree. Alguém só quer brincar com os cachorrinhos. Há até quem queira ganhar algum dinheiro com este negócio. 

Um criador de cães não é apenas alguém que tem um filhote à venda. Um verdadeiro criador é um criador, geneticista e muito mais, que é apaixonado pelo seu negócio e se esforça para melhorar a raça.

Entenda o que é preciso para se tornar um criador de cães e como abrir seu próprio canil.

O que significa tomar conta de uma cria?

cadela prenha

Cadela brincando com os seus filhotes. Foto: Freepik

Primeiro considere se você tem o tempo, o compromisso o e dinheiro que são necessários para tomar conta de uma cria de cachorros. Faça as seguintes perguntas e considerações:

  • Eu tenho dinheiro para arcar a cria?
  • Tanto o macho quanto a fêmea foram testados em busca de brucelose, um tipo de doença venérea?
  • Eles devem ser testados em busca de problemas genéticos, possíveis condições que poderiam ser passadas para seus filhotes, como problemas nos olhos e coração.
  • A fêmea também deve ser vacinada e vermifugada antes de cruzar.
  • Uma vez grávida, ela precisará fazer exames de pré-natal, e possíveis radiografias e ultra-sonografias abdominais.
  • Se houver algum problema durante a gravidez, ela poderá precisar de um procedimento de emergência. Você como criador de cachorro tem que providenciar.
  • Depois do nascimento, os filhotes precisarão de exames no veterinário, vacinação, vermifugação, remédio para Dirofilariose (o parasita do coração), antes de serem mandados para casa.
  • Posso lidar com o processo de nascimento?
  • Você estará lá para auxiliar com o processo de nascimento?
  • Você sabe o que fazer se houver um problema? Se houver alguma complicação, a mãe e/ou o filhote podem não sobreviver.
  • Você como criador de cachorro tem tempo para cuidar da cria? Algumas mães rejeitam seus filhotes, ou desenvolvem mastite (infecção nos seios que pode acontecer após o nascimento), tornando difícil para elas poderem cuidar da cria. Caso uma mastite ocorra, você deverá alimentá-los diversas vezes por dia.
  • Também você precisará passar uma boa parte do seu tempo limpando. É interessante também que os filhotes já sejam treinados, antes de ir para outro lar, para fazer as necessidades em um canto específico.

Veja também: Canil de confiança: Como escolher um para comprar cão de raça?

Quais são as minhas responsabilidades como criador de cachorro?

cadela não consegue parir

Filhotes – Foto: Freepik

  1. Cruzar cachorros de raças puras para melhorar a raça. Seguir o padrão da raça e testar tanto a fêmea quanto o macho em busca de defeitos genéticos. Possuir os papeis de tais testes comprovando a saúde dos animais.
  2. Dar atenção suficiente para cada filhote, e trabalhar para que eles se socializem com outros animais e com humanos.
  3. Entrevistar donos em potencial para achar os melhores lares para os filhotes.
  4. Fazer com que os donos assinem um contrato. O contrato possuindo cláusulas como a obrigação de castrar o filhote ou caso haja negligência no cuidado do filhote, o dono é obrigado a devolver o animal para o criador.
  5. Garantia de saúde. Possuir os papéis necessários provando que o os filhotes passaram por uma avaliação física pelo veterinário e estão com todas as vacinas e medicamentos em dia.
  6. Estar disponível para oferecer conselhos por meses, até mesmo anos.

Há riscos no processo?

Sempre há riscos associados com gestação, especialmente com cadelas que são muitos jovens ou muito idosas.