Cada raça de cão tem predisposição a certas doenças. Vamos descobrir as doenças do Shih Tzu e patologias que afetam a raça.

O nome Shih Tzu significa leãozinho, mas não há nada de feroz nesta raça de cachorro. A raça foi criada exclusivamente para serem companheiros.

Shih Tzu são cães domésticos afetuosos e extrovertidos que amam nada mais do que seguir seu mestre de lugar em lugar.

Eles são ótimos animais de estimação e se dão bem com outros animais e crianças.

Vamos conhecer mais sobre sua saúde!

Alergias no Shih Tzu: tipos, sintomas, sinais, tratamento

Cão mais popular do mundo

Shih Tzu – Foto: Freepik

Uma alergia é uma reação do sistema imunológico causada por um alérgeno. Alérgenos incluem: alimentos, bem como proteínas de plantas, animais e insetos.

A resposta do sistema imunológico pode afetar adversamente o corpo do Shih Tzu. Ao longo de vários anos ou meses, o alérgeno intermitente pode sensibilizar e causar uma reação exagerada do sistema imunológico.

Na maioria das vezes, o corpo protege o animal de infecções, mas a reação do sistema imunológico terá um efeito devastador sobre ele.

Os sintomas de alergias no Shih Tzu são diferentes, por exemplo:

  • O rosto, lábios, nariz, pálpebras, orelhas ou moldes auriculares do animal podem inchar.
  • É possível coceira nas orelhas, olhos e nariz.
  • Às vezes, o espirro e a tosse são um sinal de reação alérgica.
  • Pode haver urticária ou pele vermelha e inflamada.

No Shih Tzu, a coceira na pele é mais comum, em uma área (localizada) ou em todo o corpo (generalizada). Às vezes, o sintoma é acompanhado por sibilos, espirros ou uma violação completa do sistema respiratório.

As alergias podem afetar o sistema digestivo, nesses casos, podem ocorrer diarreia e vômitos. Também pode haver uma secreção (líquido) do nariz e dos olhos.

As alergias são bastante comuns em cães, independentemente da raça e origem. Isso se deve ao fato de haver um grande número de substâncias que atuam como alérgenos.

Na maioria das vezes, a alergia ocorre em cães com seis meses de idade ou afeta um animal de estimação com mais de um ou dois anos.

As doenças mais comuns do Shih Tzu

shih tzu

Cachorro triste deitado. Foto – Freepik

A predisposição para qualquer doença não significa que todo Shih Tzu ficará doente. Fique de olho na condição e na atividade do seu animal de estimação. Se você notar algo errado com o comportamento do seu animal, é melhor entrar em contato com o veterinário.

As seguintes doenças não são comuns na raça, mas podem ocorrer:

1 – Alergia

As alergias são comuns em cães. Existem três tipos principais de alergia:

  1. As alergias alimentares, que são tratadas eliminando certos alimentos da dieta do cão;
  2. Alergias de contato, que são causadas por uma reação a substâncias como roupas de cama, pulgas, shampoos para cães e outros produtos químicos;
  3. Alergias por inalação, que são causadas por alérgenos transportados pelo ar, como pólen, poeira e mofo. O tratamento varia de acordo com a causa e pode incluir restrições alimentares, medicamentos e mudanças ambientais.

Alergia alimentar

Elas geralmente aparecem após o cão ter ingerido um alimento que é mal tolerado por seu corpo por um período prolongado de tempo. Elas podem surgir a qualquer momento da vida do animal, assim como nos humanos.

Esse tipo específico de alergia pode ter manifestações peculiares relacionadas ao sistema gastrointestinal com regurgitação, diarreia ou dor abdominal. 

Alergia de contato

Pode ser considerada uma das alergias mais frequentes. O cão coça com frequência e a pele pode ficar vermelha, descamar, podem aparecer bolhas ou até mesmo pode ocorrer queda de pelo. 

A tudo isto deve-se acrescentar que o desconforto experimentado pelo cão pode fazer com que ele piore o quadro clínico, pois tentará se coçar ou se morder na área afetada. 

Entre as causas desse tipo de alergia, encontramos também as pulgas; esses parasitas irritantes, de fato, com sua saliva e suas fezes podem desencadear um processo inflamatório responsável pela dermatite.

Alergias respiratórias

Este tipo de alergia manifesta-se das formas mais comuns com tosse, espirros e dificuldades respiratórias em geral. Entre as causas que podem levar a essas manifestações estão fragrâncias fortes, ácaros, mas também pólen e fungos.

Uma vez diagnosticado o tipo de alergia, será possível prosseguir com o tratamento mais adequado, que provavelmente envolverá a administração de pesticidas em vez de anti-histamínicos ou a imposição de regimes alimentares.

Uma coisa é certa, esses tratamentos terão uma vantagem se acompanhados de carinho e mimos.

2 – Displasia da articulação do quadril

Doenças do Shih Tzu

Shihtzu olhando para câmera – Foto: Freepik

Este é um distúrbio hereditário no qual o osso do quadril não se encaixa perfeitamente na articulação do quadril. Causa dor e claudicação em uma ou ambas as patas traseiras em alguns cães, enquanto em outros pode não causar desconforto.

Os raios X são a maneira mais segura de diagnosticar um problema.

3 – Luxação da patela

As causas da luxação da patela estão associadas principalmente a alterações anatômicas congênitas.

De fato, observou-se que a luxação costuma ser bilateral (portanto, ocorre em ambos os membros), mais frequente no sexo feminino e que, quando ocorre, não há sinais óbvios de trauma.

Embora possa haver alterações anatômicas ao nível do joelho, que levam a luxações frequentes e graves, parece que as que ocorrem acima, ao nível da articulação coxo femoral (o quadril deve ser claro), são as mais decisivas, especialmente em o caso de formas mais brandas.

Sintomas de luxação da patela. Como isso se manifesta?

A forma congênita geralmente não é dolorosa porque é crônica e está presente desde o nascimento.

Os sintomas de luxação congênita podem, portanto, ser resumidos, dependendo da gravidade, da seguinte forma:

  • Claudicação intermitente;
  • Andar agachado;
  • Posição incorreta da parte da pata;
  • Os músculos são menos desenvolvidos (hipotrofia muscular).

O sintoma típico que o dono relata é que o cão às vezes fica com a pata traseira levantada, sem indício de dor, e depois volta ao normal.

4 – Cálculos e infecções na bexiga

O sistema do trato urinário em cães, assim como em humanos, é responsável pela eliminação de água e substâncias tóxicas presentes no corpo.

O trato urinário inclui os rins, que filtram e purificam o sangue, os ureteres, responsáveis ​​pelo transporte do excesso de água e produtos químicos indesejados, a bexiga responsável pela coleta da urina e a uretra responsável por sua expulsão.

As doenças urinárias, portanto, são todas as infecções, bacterianas ou não, que afetam esses órgãos, um de cada vez simultaneamente.

Quais são os sintomas de doenças do trato urinário em cães

Se o seu cão sofre de doença do trato urinário, ele pode ter febre, apresentar sinais de depressão ou estresse, sentir-se nervoso e agitado mesmo em momentos de silêncio ou até mesmo perder o apetite.

E se o seu cão se comporta bem ao fazer seus negócios no jardim ou a passear, mas começa a fazer xixi em casa, saiba que você pode estar na frente de um sinal de alarme.

Os sintomas mais óbvios de doença urinária em cães são os seguintes:

  • Aumento da frequência de micção;
  • Tentativas de urinar;
  • Presença de sangue na urina;
  • Dor ao urinar;
  • Falta de urina.

Principalmente se você perceber que seu amigo fiel não está mais urinando, você precisará levá-lo imediatamente ao veterinário.

Como tratar uma doença do trato urinário em cães

A primeira coisa a fazer se você suspeitar que seu cão está sofrendo de uma doença do trato urinário é levá-lo ao veterinário.

O médico veterinário, seguindo o processo diagnóstico, certamente incluirá a análise físico-química da urina e do sangue e, se for o caso, também a ultrassonografia e a radiografia da área afetada.

5 – Problemas oculares

cachorro depressivo

Cachorro pegando sol – Foto: Freepik

Problemas oculares não são incomuns entre os Shih Tzu por causa dos seus olhos grandes.

As doenças incluem:

  • Inflamação da córnea que pode causar úlceras da córnea e cegueira;
  • Proptose, quando o globo ocular é deslocado da órbita e as pálpebras são comprimidas atrás do globo ocular;
  • Crescimento anormal dos cílios na borda do olho, fazendo com que os cílios se esfreguem contra o olho;
  • Ectopia dos cílios;
  • Atrofia progressiva da retina, uma doença degenerativa das células ópticas da retina que progride para a cegueira;
  • Olhos secos, córnea e conjuntiva secas.

6 – Infecções de ouvido

As aurículas de Shih Tzu criam um ambiente ideal para infecções. Verifique e limpe seus ouvidos semanalmente para evitar problemas.

7 – Doenças do Shih Tzu nos dentes e gengivas

Doenças do Shih Tzu

Cachorro sem dente – Foto: Freepik

Problemas com os dentes e gengivas não são incomuns porque os dentes do filhote de Shih Tzu podem permanecer intactos quando os dentes permanentes aparecem.

Às vezes, um veterinário precisa remover os dentes de leite. É importante escovar os dentes do seu cachorro regularmente e relatar ao veterinário problemas dentários, como mau hálito e dentes soltos.

Doenças do Shih Tzu – 8 – Hérnia umbilical

Presente no nascimento, uma condição em que a gordura abdominal ou órgãos internos se projetam perto do umbigo. Se a hérnia for pequena, não precisa ser tratada.

Algumas pequenas hérnias fecham-se espontaneamente quando o filhote atinge os 6 meses de idade, e alguns cães vivem com pequenas hérnias por toda a vida sem dificuldade.

Grandes hérnias requerem cirurgia, que geralmente é feita quando o cão é castrado.

A cirurgia é usada para prevenir uma condição mais séria em que uma alça intestinal fica presa em uma hérnia, causando estrangulamento intestinal com risco de vida.

9 – Espirro reverso

Doenças do Shih Tzu: O espirro reverso ocorre quando o cão está agitado demais, engole a comida muito rapidamente ou quando um alérgeno está presente. As secreções nasais entram no palato mole, causando o fechamento das vias aéreas.

O cão emite um som rouco e pode ficar alarmado. Fale com ele suavemente e tente relaxá-lo.

Doenças infecciosas do Shih Tzu

As doenças infecciosas de animais de estimação são um verdadeiro teste tanto para o cão quanto para todos os membros da família.

A maioria das doenças infecciosas é transmitida pelo contato com animais doentes. Isso inclui não apenas outros cães, mas também gatos e animais selvagens.