Eu sei que, assim como eu, você precisa garantir que seu animal de estimação receba tudo de que precisa com sua dieta. Vitaminas, minerais, ácidos graxos. Abaixo, detalharei a importância do fígado para cachorro.

O fígado é bom para cães?

Sim. O fígado não é apenas muito apetitoso, mas também uma das melhores fontes de proteína para incluir na dieta canina.

Por ser um órgão, o fígado é rico em nutrientes essenciais para a boa saúde e nutrição do seu cão. É rico em proteínas, ácidos graxos, minerais e vitaminas.

fígado para cachorro

Fígado para cachorro – Foto: Freepik

Adicionar fígado à dieta do cachorro oferece muitos benefícios, incluindo:

  • Vitamina A;
  • E;
  • D;
  • Ferro;
  • Cobre;
  • Zinco;
  • Magnésio;
  • Fósforo;
  • Manganês;
  • Sódio;
  • Iodo;
  • Selênio;
  • Proteína (incluindo aminoácidos essenciais).

Com isso em mente, os cães podem e devem comer fígado como parte de sua dieta. Apenas certifique-se de moderar a quantidade e prepará-la corretamente.

Fígado cru ou cozido para cães?

fígado cru

Fígado cru – Foto: Freepik

O fígado (na verdade, todos os órgãos secretores) é considerado um dos superalimentos naturais mais potentes.

Por que o fígado é bom para o seu cão? O fígado de tudo, da carne ao pato, é muito rico em muitos nutrientes essenciais.

Ao longo da história, pessoas em todo o mundo valorizaram carnes de órgãos, como o fígado, por ajudar na fertilidade, no crescimento e no desenvolvimento, mantendo altos níveis de energia, saúde mental e muito mais.

Algumas culturas consideram o fígado tão valioso que não o tocam com as mãos.

Para que um cão realmente obtenha os ricos benefícios do fígado, ele deve ser comido cru. Na verdade, o USDA publicou um artigo de 2007 mostrando a perda de nutrientes no preparo de vários alimentos. Eles descobriram que, ao cozinhar, o fígado perde:

  • 40% de ferro, magnésio e vitamina A;
  • 55% de niacina e B6;
  • 35% de ácido fólico;
  • 30% de fósforo;
  • 25% de cobre e vitamina C.

O fígado cru é rico em vitamina B12

fígado cru

Fígado para cachorro – Foto: Freepik

O benefício nº 1 de fígado para cachorro é que ele é muito rico em vitamina B12. Na verdade, o fígado cru é a maior fonte de vitamina B12 para seus cães.

A vitamina B12 promove a formação de glóbulos vermelhos e melhora a função celular. Seus cães também precisam de vitamina B12 para o sistema nervoso, suporte metabólico e saúde cerebral.

Alimentar seus cães com alimentos crus ricos em vitamina B12 ajuda a prevenir as deficiências de B12, que podem causar fadiga, fraqueza muscular, diminuição da função mental e alterações de humor.

O fígado cru é uma excelente fonte de vitamina A

O fígado é uma das fontes naturais mais concentradas de vitamina A. A vitamina A é uma vitamina solúvel em gordura essencial para uma boa visão, saúde geral dos olhos, saúde da pele, saúde da tireoide, ossos fortes, regulação gênica e facilitação da diferenciação celular e função imunológica.

Também ajuda a reduzir a inflamação, combatendo os danos dos radicais livres.

Fígado cru é rico em ferro

Figado na pedra – Foto: Freepik

Se seu cão está lutando contra qualquer tipo de anemia, que geralmente está associada à deficiência de ferro, o fígado é um dos melhores alimentos para se alimentar.

O fígado contém uma combinação potente de ácido fólico, ferro e vitamina B12. Estas são três vitaminas e minerais que seu cão precisa para superar a anemia naturalmente. Essa combinação também pode ajudar a tratar sintomas como fadiga ou problemas neurológicos.

Qual fígado para cachorro é o melhor?

Fígado cozido  – Foto: Freepik

O fígado de diferentes animais tem propriedades ligeiramente diferentes, mas na maior parte, o fígado de diferentes animais oferece propriedades nutricionais semelhantes.

Abaixo estão os diferentes tipos de fígado que você pode encontrar em supermercados ou açougues:

  • Fígado de Galinha – O fígado de galinha tem o sabor mais suave, então é um bom lanche. O fígado de galinha contém mais gordura, folato e ferro do que o fígado de vaca.
  • Fígado de boi – comparado ao fígado de galinha, o fígado de boi contém um pouco mais de vitamina B12, vitamina B6, vitamina A, zinco e fósforo.
  • Fígado de peixe – o fígado de peixe (melhor ainda, peixe inteiro) é uma excelente fonte de ácidos graxos ômega-3, vitamina A e vitamina D.
  • Você também pode alimentar com fígado de cordeiro, pato, peru, ganso e coelho.

Com que frequência posso oferecer fígado para o cachorro?

Fígado frito – Foto: Freepik

Você não deve oferecer o fígado mais do que 1-2 vezes por semana. O tamanho das porções depende do tamanho do animal.

Para cães com peso inferior a 10 kg, é melhor dar 1-2 peças. Para raças de tamanho médio, a dosagem é aumentada para 5-6 peças. Animais grandes podem comer 7-8.

Guloseimas de fígado

Uma alternativa muito popular ao fígado fresco tradicional são os deleites comerciais de fígado. Muitos proprietários acham que essas guloseimas facilitam o controle da quantidade de fígado que o cão está comendo.

Nesse caso, uma boa recomendação seria dar a ele no máximo 1-2 guloseimas, 2 vezes por semana se ele for um cão pequeno; 3-4 trata 2 vezes por semana, se médio; e 5-6 trata do fígado se for um cão de raça grande.

Sempre opte por produtos de alta qualidade e preste atenção às possíveis recomendações do fabricante.

Contraindicações e advertências sobre fígado para cachorro

Existem várias razões para não exagerar no fígado!

Toxicidade do cobre

Se você tem um Bedlington Terrier, não exagere com o fígado. Existem várias raças de cães que têm problemas com o metabolismo do cobre. Há muito cobre no fígado. 

Os Bedlington Terriers são geneticamente menos capazes de excretar cobre. Que outras raças também podem ser mais suscetíveis à toxicidade do cobre? 

O fígado é bom para cães com anemia?

O fígado é um dos melhores alimentos para combater a anemia canina. Graças à sua contribuição de proteínas, ferro e vitaminas do grupo B, o fígado ajuda a restaurar os níveis de ferro no sangue do cão, o que por sua vez se traduz em um aumento da produção de glóbulos vermelhos.

Em caso de anemia, consulte o veterinário sobre a quantidade de fígado mais adequada para incluir na dieta diária. Você pode começar com uma pequena porção.

Da mesma forma, o veterinário pode sugerir qual a forma de consumo mais eficaz para tratar a anemia do seu cão; por exemplo, ele pode recomendar dar o fígado cru em vez de cozido.

Dica final

Se o seu cão não está acostumado a comer fígado, comece devagar. Por ser tão rico em nutrientes, pode causar mal-estar estomacal ou fezes amolecidas. Inclua-o em sua dieta gradualmente, por exemplo, ½ colher de sopa de fígado, 2 vezes por semana.

Dependendo de como seu sistema digestivo reage, você pode aumentar o tamanho da sua porção.