Os humanos têm muito em comum com seus amigos cães porque, em primeiro lugar, ambos são mamíferos. Assim, como os humanos, os cães também têm mamilos, mas eles vêm em muitas variações diferentes. Conheça fatos sobre os mamilos de cachorro.

Os cães têm vários mamilos, mas muitas histórias foram inventadas sobre eles, incluindo que o número de mamilos determina o número de filhotes que uma cadela grávida tem. Este mito tem algum significado?

Para que servem os mamilos de cachorro?

Antes de eu dizer quantos mamilos um cachorro tem, que tal primeiro descobrir se os mamilos de um cachorro tem um único propósito?

As fêmeas de mamíferos têm mamilos que produzem e excretam leite para alimentar seus filhotes. Isso acontece com as fêmeas.

Qual é o número exato de mamilos na cadela?

cadela lambe os filhotes

Cadela alimentando- Foto: Freepik

O número médio de mamilos que você pode encontrar em uma cadela é entre 8 e 10, mas isso varia de cachorro para cachorro.

Quando se trata de número de mamilos do seu cão, não existe um número perfeito. Alguns podem ter apenas seis, enquanto outros podem até ter doze.

Curiosamente, você também pode encontrar números ímpares como sete ou nove, o que não é estranho, mas raro. Normalmente os mamilos são mais visíveis em cadelas de pelo curto.

Não há nenhuma diferença notável no número de mamilos entre cães pequenos e raças grandes, respectivamente. Ambos podem ter o mesmo número de mamilos mencionados acima, só depende do cão.

Além de ter vários mamilos de cachorro, outra diferença entre cães e humanos no que diz respeito à glândula mamária é o tecido mamário.

As cadelas não têm seios protuberantes como os dos humanos na puberdade. O único sinal de glândula mamária em cães são os mamilos, enquanto o tecido mamário permanece plano mesmo quando a cadela está grávida (embora mudanças significativas ocorram nos mamilos durante este período).

É possível dizer que a cadela está grávida pelos mamilos?

gravidez psicológica em cadelas

Cadela gravida – Foto: Freepik

Durante a gestação, mudanças significativas começam a ser registradas no corpo, que irão crescer durante a gravidez e gradualmente voltar ao normal após o parto. É o mesmo com os cães.

Quando elas ficam grávidas, o inchaço do tecido mamário pode ser visto ao redor de cada mamilo. É um preparo para a produção de leite, que será dado aos filhotes quando chegarem.

Em alguns casos, os seios permanecem inchados por muito tempo, mesmo depois de terem tido mais de uma ninhada. Na maioria dos casos, entretanto, o tecido fica liso novamente.

A contagem dos mamilos de uma cadela pode prever o tamanho da ninhada?

Os mamilos de cachorro podem prever o cio e até a gravidez, mas não o tamanho da ninhada. O número de filhotes que um cão pode dar à luz pode variar dependendo do tamanho do cão.

Como esperado, raças de cães grandes tendem a ter mais filhotes do que os pequenos. No entanto, isso não significa que eles também terão mais mamilos caninos.

O número de mamilos em cães pode variar dependendo do cão. Novamente, o número de filhotes em uma ninhada pode aumentar ou diminuir, mas nunca é fixo para nenhum cão em particular.

O que fazer para minha cadela aumentar o leite

Filhotinhos de cachorro brincando ao ar livre. Foto: Freepik

Uma cadela agora pode ter oito filhotes, e a próxima ninhada pode ser menor, então o número de mamilos de um cachorro não pode dizer quantos filhotes esperar.

Se você realmente quer saber quantos filhotes a cadela tem, faça uma ultrassonografia.

O exame externo, conhecido como palpação abdominal, é outra técnica que pode determinar o tamanho da ninhada, mas deve ser feito por um especialista. No entanto, isso nem sempre é tão preciso quanto uma ultrassonografia, mesmo que o exame seja realizado por um especialista.

Os machos tem mamilos?

Tendo desmistificado algumas das ideias sobre o número de mamilos em cães, surge outra discussão sobre cães e mamilos. Você pode estar se perguntando – uma vez que eles não são realmente necessários, os machos podem não ter mamilos.

Na verdade, como os homens, os cachorros machos também têm mamilos. Os mamilos são iguais em machos e fêmeas, com exceção das cadelas grávidas. Normalmente, os mamilos parecem pequenas protuberâncias na barriga do cão, começando na região da virilha.

Os mamilos podem não ser visíveis se o seu cão tiver pelo comprido, mas são fáceis de detectar em cães com pelo curto.

Embora não possa ser explicado por que os machos têm mamilos, não podemos entender por que não. Eles são mamíferos, e os mamíferos têm seios e mamilos.

Os mamilos de cachorro macho costumam apresentar tumores?

cachorro deitado

cachorro deitado – Foto: Freepik

Os mamilos masculinos geralmente são inofensivos, mas em raras ocasiões podem causar problemas.

Os tumores de mama ocorrem mais comumente em fêmeas. No entanto, em casos muito raros, eles podem afetar machos.

Se você sentir que há um caroço sob o mamilo do seu cão, ou se houver alguma mudança anormal na aparência, consulte o veterinário.

Em alguns casos, o que você considera um mamilo pode na verdade ser outra coisa, como um tumor.

Alguns tumores de pele são benignos, como marcas na pele, enquanto outros podem ser cancerígenos.

Tumor de mama em um cão

mamilos de cachorro

Cadela alimentando- Foto: Freepik

Os tumores de mama são comuns em cães. Cerca de 50% de todas as neoplasias diagnosticadas são neoplasias malignas. A doença pode se desenvolver não apenas em fêmeas, mas também em machos.

O principal grupo de risco é a idade do animal, a partir de seis a sete anos. De acordo com as estatísticas, após 10 anos de vida, uma variedade de tumores de mama são diagnosticados a cada cinco animais.

As causas do aparecimento do tumor de mama:

  1. Perturbações hormonais;
  2. Predisposição hereditária;
  3. Fator genético.

Perturbações hormonais e tumor nos mamilos de cachorro

Os hormônios sexuais são o mecanismo desencadeador do desenvolvimento de muitas neoplasias. O fundo hormonal, perturbado por diversos motivos, leva inevitavelmente ao aparecimento de problemas de saúde no animal, incluindo tumores (benignos e malignos).

A falha em castrar um animal leva a um aumento significativo na probabilidade de tumores. Animais de estimação castrados não apresentam risco de câncer.

Os especialistas observam que a operação (castração) deve ser realizada dentro do tempo recomendado pelo veterinário (via de regra, na idade do animal – seis meses).

Ao realizar uma operação de castração em uma data posterior, a probabilidade de desenvolver tumores benignos é significativamente reduzida, mas tal operação não afeta significativamente a manifestação do câncer.

Predisposição hereditária

O risco de desenvolver tumores aumenta significativamente na presença de problemas semelhantes na família.

Fator genético

mamilos de cachorro

Filhotes – Foto: Freepik

Como mostra a prática veterinária, existem várias raças em que, em comparação com outras, as patologias oncológicas da glândula mamária são mais frequentemente diagnosticadas.

As seguintes raças de animais estão em risco:

  • Cocker spaniel inglês;
  • Poodles;
  • Cães Pastores Alemães e Caucasianos;
  • Cães de colo malteses;
  • Yorkshire terriers;
  • Setters.

Tipos de tumores nos mamilos de cachorro

Grupos principais:

  1. Tumor maligno da glândula mamária em cães.
  2. Tumor de natureza benigna.

Dezenas de tipos de tumores são diagnosticados, e somente um veterinário experiente, com base em exame externo, sintomas e pesquisas, pode tirar uma conclusão e indicar as medidas de assistência médica ao animal.

A complexidade do diagnóstico deve-se à histologia, localização do tumor, presença ou ausência de danos às estruturas celulares e teciduais e está disponível apenas para um especialista qualificado.

Tumor maligno

mamilos de cachorro

Cadela com seus filhotes – Foto: Freepik

Um sintoma característico é o rápido desenvolvimento da doença e o aparecimento de metástases. Existem duas formas de patologia:

  1. Nodal (pequeno tamanho das formações, natureza única ou múltipla).
  2. Difuso (com limites difusos, tamanho significativo com pior prognóstico).

Tumores dos seguintes tipos podem ser diagnosticados, a saber:

  • adenocarcinoma papilar;
  • sarcomas;
  • câncer tubular ou anaplásico;
  • carcinomas.

Com relação ao prognóstico posterior, a maior preocupação é a presença de adenocarcinoma.

Tumores de natureza benigna nos mamilos de cachorro

Eles diferem em um curso lento, não há metástases.

Tipos:

  • adenoma;
  • fibroadenoma (o tipo mais comum, quase metade dos casos);
  • papiloma;
  • forma mista.

Esses tumores não são fatais e respondem bem ao tratamento.

Diagnóstico de câncer nos mamilos de cachorro

mamilos de cachorro

Cadela e seu filhote – Foto: Freepik

Com base no exame visual do animal, é impossível determinar o tipo de tumor e o estágio da doença, portanto, estudos instrumentais e clínicos são realizados para obter o máximo de informações sobre a neoplasia.

O método de pesquisa mais confiável é o exame histológico do tumor. Para isso, é realizada uma biópsia e dela são retiradas várias células, pelas quais é determinada a benignidade ou malignidade da formação.

Se o tumor for maligno, ele pode metastatizar – crescer nos gânglios linfáticos mais próximos e nos pulmões do cão.

Novos tumores podem se formar e, a partir deles, as células cancerosas se espalham por todo o corpo. Portanto, ao examinar um cão, uma palpação completa dos gânglios linfáticos e uma radiografia de tórax são realizadas.

Para excluir metástases no fígado, rins, pâncreas, um ultrassom dos órgãos internos é realizado e, quando o cão manca, uma radiografia das patas é tirada para verificar se há presença de células cancerosas nos ossos.

Após o exame, é possível tirar uma conclusão sobre o estágio da doença – quanto mais as células cancerosas se espalham pelo corpo, mais difícil é o estágio. Mas o diagnóstico final é feito apenas após o exame histológico do tumor removido e dos gânglios linfáticos.

Mamilos de cachorro – Tumor benigno

Um tumor pode ser benigno, o que aumenta as chances de uma recuperação bem-sucedida. O curso dessa forma da doença é mais fácil do que o maligno.

O crescimento do tumor não é intenso, não penetra profundamente nos tecidos do órgão afetado, portanto não há metástases.

Um tumor benigno pode parar de crescer sem qualquer tratamento, mas esses casos são raros. Normalmente, a terapia é prescrita, que é mais suave do que nas neoplasias malignas.

Tumor maligno nos mamilos de cachorro

O tumor maligno se desenvolve de forma mais intensa, os sintomas pioram a cada dia, causando sensações de dor lancinante ao animal. Essa forma da doença ocorre em 50% dos casos, na maioria das vezes leva à morte.

Os tumores se desenvolvem de forma irregular e rapidamente se espalham para diferentes órgãos. A metástase intensiva leva ao aparecimento de novas formações, as células infectadas penetram profundamente nos tecidos.

Como resultado, o cão experimenta uma deterioração do estado geral diariamente. Existem os seguintes tipos de neoplasias malignas:

Mamilos de cachorro: Quanto tempo vivem os cães com tumor de mama?

A expectativa de vida depende de muitos fatores (estágio/tipo de tumor). Normalmente, no 1º e 2º estágio, o animal se recupera após medidas terapêuticas, no 3º estágio, as metástases são encontradas após cerca de seis meses.