É normal que os tutores fiquem bem preocupados se o cachorro comeu um rato. Afinal de contas, isso pode ser extremamente prejudicial para a saúde do animal. 

Os ratos são animais selvagens que possuem um estilo de vida bem diferente em relação aos cães domésticos. 

Por isso, eles podem carregar contaminações e transmitir doenças importantes, como infecções. Então, é importante entender bem essa situação para evitar problemas mais graves.

Assim como em qualquer situação de risco, é fundamental manter a calma e saber como agir. Sendo assim, leia esse texto para saber o que fazer se o se cachorro comer um rato. 

personalidade do rottweiler

Cachorro na beira da lagoa. Foto: Pixabay

Meu cachorro comeu um rato, e agora? 

É absolutamente normal que você fique preocupado se o seu cachorro comeu um rato, mas fique tranquilo porque na maioria dos casos a situação não é grave. 

Antes de fazer qualquer coisa com o cachorro ou com o rato, coloque luvas de borracha. Caso não as tenha, improvise pelo menos uma sacola plástica íntegra. O importante é não ter contato direto com o roedor. 

Você precisa ajudar ao cão, mas também precisa se proteger bem. Quando estiver pronto, pegue o cachorro gentilmente e lave toda a área do seu corpo que teve contato com o rato. 

Preferencialmente use um sabonete neutro e, tente massagear a pelagem com cuidado, removendo qualquer impureza que possa estar presente na área. 

tipos de poodle

Cachorro na grama. Foto: Pixabay

É importante ter uma atenção especial com as patas e o focinho, pois nesses locais o contato costuma ser mais intenso. 

Ao fazer essa higienização, já é possível diminuir bastante as chances de transmissão de qualquer doença do rato para o cachorro. 

E enquanto você faz o procedimento de higiene, procure por sinais de arranhões ou mordidas. Caso encontre alguma coisa, intensifique a limpeza nesses locais, uma vez que a chance de ocorrer contaminação é ainda maior. 

Sobretudo se o pet estiver com ferimentos pelo corpo, é bom leva-lo a uma consulta com o veterinário para uma avaliação cuidadosa de se o cachorro pode ter sido contaminado. 

Caso seja necessário, o profissional pode fazer um curativo e, em casos mais graves pode até aplicar um medicamento. 

Observe o comportamento do animal

o temperamento do afegão hound

Cachorro com pelo preto. Foto: Freepik

Mesmo tendo levado o cãozinho ao veterinário, é importante ter atenção ao seu estado e comportamento nos dias seguintes. 

Isso porque existe uma preocupação especial com a leptospirose, que é uma doença grave que pode ser transmitida por ratos. 

No entanto, por mais que se fale nessa transmissão, apenas os ratos contaminados com a bactéria podem passar a doença ao cachorro em casos específicos. Então, fique calmo. 

Sendo assim, não é porque o cachorro comeu um rato ou o mordeu que ele adquiriu tal doença. Por isso, o mais importante é realmente observar o animal durante os dias seguintes. 

Se meu cachorro comeu um rato ele pode morrer? 

Nariz de cachorro

Cachorro sério. Foto: Pixabay

Os ratos de rua possuem a péssima fama de serem animais perigosos, sujos e, por serem vetores de doenças. 

Em partes, isso até é verdade. Por isso, a maioria das pessoas evita ao máximo o contato com esses animais. 

Obviamente os cachorros não possuem o mesmo comportamento, até porque eles possuem um instinto de caça bastante forte. 

Então, costumam perseguir qualquer animal pequeno que se movimente por aí. Não tem jeito, eles não entendem os perigos disso. 

E quando um cachorro come um rato ou apenas mata ou morde o roedor, podem acontecer algumas coisas diferentes. 

O cachorro pode se envenenar de maneira secundária ao ingerir um veneno usado para matar o rato. 

cores do husky siberiano

Cachorro posando para a foto. Foto: Pixabay

Por outro lado, o cão pode contrair uma doença do roedor. Mas o mais provável é que não aconteça nada disso e, simplesmente o cachorro saia ileso da situação. 

Definitivamente, a leptospirose é preocupante e, o rato é o hospedeiro da doença. A bactéria pode então passar para humanos e outros animais por meio da urina, mordidas e arranhões. 

Sendo assim, se você perceber que o cachorro sofreu mordidas e arranhões, precisa leva-lo imediatamente ao veterinário. 

Saiba que quando o diagnóstico é precoce e certeiro, existem terapias medicamentosas que funcionam muito bem. 

Inclusive, se o atendimento e início do tratamento for imediato, a doença pode até mesmo nem chegar a se desenvolver. 

Reconheça os sinais da leptospirose canina

personalidade do Maltês

Dona abraçando o cachorro. Foto: Freepik

Se o seu cachorro comeu um rato ou brigou de alguma forma com o roedor, é importantíssimo ficar atento ao aparecimento de possíveis sinais de que uma infecção possa estar acontecendo. 

É importante ter cuidado com a interpretação, porque nos estágios iniciais da doença, os sinais se confundem com os de outras doenças. Nesse caso, é comum o animal apresentar:

Com o avanço da doença os sintomas tendem a mudar e se agravar. Isso geralmente acontece depois de mais ou menos 10 dias. 

Nesse caso, os sinais são bem mais graves e preocupantes, uma vez que prejudicam muito mais a vida do pet. 

Então, ao perceber o aparecimento deles, leve o animal ao veterinário com urgência. São eles: 

  • Diminuição ou ausência total de apetite;
  • Hematomas e lesões na pele;
  • Apatia;
  • Amarelamento das mucosas e dos olhos;
  • Presença de sangue na urina;
  • Fraqueza e cansaço extremo.

No caso de perceber esses sinais mais graves e avançados da doença, é fundamental levar o cão ao veterinário rapidamente. 

O diagnóstico e o tratamento precoces são a principal chave para que o cão possa se curar rapidamente e não tenha sequelas. 

Meu cachorro comeu um rato. Isso é normal? 

cachorro comeu um rato

Cachorro olhando de rabo de olho. Foto: Freepik

Respondendo logo de cara a essa pergunta, sim, é normal que os cães comam pequenos animais, uma vez que esses animais possuem forte instinto de caça. 

É claro que o processo de domesticação acaba por inibir um pouco esse comportamento, mas não é capaz de eliminar completamente. 

Mesmo que atualmente os cães vivam muitas vezes dentro de casa, não se deve jamais esquecer que esses são animais originalmente selvagens, que descendem dos lobos. 

Além disso, muitas raças que existem hoje foram selecionadas justamente para terem habilidades específicas. 

Levando isso em conta, muitos tiveram esses comportamentos de caça aprimorados, como é o caso dos que ajudavam os seus tutores a capturar as presas, como o Labrador Retriever. 

Os cães pastores, como o Border Collie e, os farejadores, como o Beagle, também costumam ter esse instinto de caça aprimorado. 

Apesar dessas raças perseguirem as suas presas, os que mais possuem o instinto realmente de caça são os animais de raças como o Pinscher, Terrier e Schnauzer, por exemplo, que foram realmente selecionados para essa finalidade. 

cachorro comeu um rato

Cachorro deitado no chão. Foto: Freepik

Não se pode esquecer também daquelas raças que foram selecionadas para a luta e, que possuem comportamentos de perseguir animais por causa da sua constituição genética. 

Diante de tudo isso, pode-se realmente afirmar que é normal que os cachorros persigam ratos. Então, da próxima vez que você perceber que o seu cachorro comeu um rato, lembre-se de que esse é um comportamento instintivo.

A relação histórica entre cães e ratos 

Já foi dito aqui que os cachorros realmente possuem instinto de predação e, que é normal eles caçarem rato. 

Mas talvez você nunca tenha ouvido falar que existem raças de cachorros que foram selecionadas exclusivamente para a caça de ratos. 

Geralmente essas são raças de pequeno porte, que têm facilidade em se enfiar nos menores cantinhos para buscar pelas suas presas. 

Muitas dessas raças foram escolhidas para acompanhar marinheiros nas embarcações para eliminarem os roedores dos navios. 

O Maltês é um desses, que também tinha a função de proteger lojas e estábulos e afastar esses animais. 

cachorro comeu um rato

Cachorro na grama. Foto: Freepik

Os animais Terrier também foram selecionados para caçar roedores e pequenos animais. Sendo assim, eles continuam tendo esse instinto ainda hoje. 

Fox Terrier, Pinscher, Maltês e Yorkshire Terrier são alguns dos caçadores de ratos mais famosos de toda a história. 

A história que se conta sobre os Yorkshire Terriers como cães caçadores de ratos é bastante interessante. 

Esses animais surgiram na Grã-Bretanha porque era preciso eliminar todos os ratos das minas. Mas eles eram tão bons nisso, que seus tutores acabaram criando competições de matança de rato. 

Nessas, os animais eram colocados em um espaço repleto de ratos e, tinham que matar o maior número deles em poucos minutos. 

Obviamente, esse tipo de competição já não existe mais. De qualquer forma, se você perceber que o seu cachorro comeu um rato, já sabe que isso faz parte da genética deles. 

O que fazer se o cachorro comeu um rato? 

Se o seu cachorro comeu um rato, é normal que você se preocupe. Apesar disso, é muito importante manter a calma. 

Afinal de contas, é mais provável que não aconteça nada. Para descartar maiores preocupações, é melhor observar e, se perceber qualquer sinal diferente no animal, é fundamental leva-lo ao veterinário. 

Por meio de exames será possível determinar se o cachorro pegou alguma doença do rato ou se foi prejudicado por veneno que estava no corpo do roedor. 

Conclusão 

Se o seu cachorro comeu um rato, é preciso ter todos os cuidados com ele e, observar se surgem sinais de problemas de saúde. 

De qualquer forma, lembre-se de que esse comportamento é normal e está relacionado com os instintos dos cães.Â