Um cachorro baba demais por vários motivos. Para algumas raças, babar é até uma marca registrada: vamos descobrir quando devemos nos preocupar se o cachorro babar muito.

Seu cachorro baba demais? A salivação é uma condição que pode estar enraizada em diferentes causas.

O aumento da salivação se desenvolve por várias razões: fisiológicas, psicológicas ou patogênicas.

Assim, se a causa não parecer fisiológica, é aconselhável ir ao veterinário o mais rápido possível para um diagnóstico preciso e a terapia certa.

Funções da salivação no cachorro

cachorro babando

Cachorro caminhando na rua. Foto – Freepik

A saliva desempenha as seguintes funções:

  • Umedece os alimentos, ajuda a engolir os alimentos;
  • Tem efeito bactericida ao lamber feridas;
  • Protege o corpo da entrada de substâncias salgadas picantes e amargas, bem como de ácidos;
  • Seleciona alimentos e itens não comestíveis que são removidos com a saliva.
  • O cão é salvo do superaquecimento com o calor.

Raças com predisposições genéticas para babar

Como mudar o nome do cachorro

Cachorro de gravata – Foto: Freepik

Algumas raças de cães podem ter uma predisposição para salivar excessivamente. Isso geralmente é causado por lábios longos e caídos que de alguma forma predispõem à não contenção da saliva.

Este problema geralmente afeta:

  • Bloodhound;
  • Boxer;
  • Bulldogs ingleses;
  • Buldogues Franceses;
  • Bulmastiff;
  • Great Danes;
  • Newfoundlands ;
  • São Bernardo;
  • Spaniel.

No caso dessas raças, é importante limpar a boca do cão regularmente, para prevenir possíveis infecções bacterianas.

Cachorro baba – Causas da salivação

Como mudar o nome do cachorro

Cachorro deitado – Foto: Freepik

A saliva canina é um líquido viscoso produzido por três glândulas salivares diferentes: glândula parótida, sublingual e submandibular.

Razões psicológicas

O aumento da salivação pode ser observado em situações estressantes. Alguns cães ficam enjoados ao viajar de carro ou outro meio de transporte, assim, a saliva e a espuma começam a fluir abundantemente.

Cachorro baba – Causas patogênicas

O aumento da salivação pode ser um sintoma de certas doenças.

Estomatite

A estomatite é um processo inflamatório que afeta a mucosa oral de um cão. Ao mesmo tempo, o animal mastiga os alimentos com dificuldade, a saliva flui abundantemente. A membrana mucosa fica inchada, avermelhada, o cachorro fica com feridas ou feridas nas gengivas e bochechas.

Cachorro baba – Dor de dente

Em muitos casos, um cão baba porque tem um problema dentário.

  • Dor de dente;
  • Inflamação das gengivas;
  • Erupção ou perda do dente.

Essas são as causas mais comuns de baba repentina em um animal. Isso também pode ser causado por uma presença excessiva de tártaro ou um objeto preso entre os dentes.

Se algum dos sintomas acima ocorrer, entre em contato com o veterinário. A chave para prevenir esse tipo de problema é escovar os dentes do seu cão regularmente e cuidar de sua higiene bucal.

Infecção

A baba é observada em doenças infecciosas como raiva, leptospirose, cinomose, enterite.

Cachorro baba – Epilepsia

O aumento da salivação pode ser o prenúncio de uma crise epiléptica iminente.

Envenenamento

Um cão pode ser envenenado por quaisquer produtos ou substâncias: alimentos gordurosos, produtos químicos domésticos (incluindo detergentes), metais pesados, etc. Em caso de envenenamento, a saliva ou espuma do animal escorre, observa-se vômito e distúrbios nas fezes.

Raiva

Cachorro baba: Quando você pensa em um cachorro que baba demais, a associação infecciosa imediata é a raiva.

Normalmente, esse sintoma é acompanhado por uma série de outros sintomas, incluindo:

  • Convulsões;
  • Agressão;
  • Mudança no comportamento do cão.

Se você notar estes sintomas, entre em contato com o veterinário o mais rápido possível.

No entanto, é importante saber que a raiva é assintomática em um grande número de casos e seu aparecimento é bastante raro.

Intoxicação alimentar: cachorro babando e tremendo

Uma baba repentina e espessa em um cão pode ser um sintoma de envenenamento. Nessas situações, será importante conhecer o produto que desencadeou uma reação perigosa no cão para auxiliar o veterinário no diagnóstico.

Enjoo

Cachorro baba: Se esses sintomas ocorrerem durante a viagem, pode ser devido ao enjoo. Alguns animais não toleram muito bem viagens de carro, que podem se manifestar na saliva, vômitos e irritabilidade geral.

Nesta situação, você deve cuidar da comida do seu cão o mais tardar algumas horas antes da partida programada e, durante a viagem, certifique-se de dar água e ar fresco regularmente ao cão – especialmente durante os meses mais quentes. No entanto, isso nem sempre significa enjoo.

Às vezes, é apenas um sintoma de estresse na estrada. Isso pode acontecer principalmente se o cão não estiver acostumado a ser transportado de carro.

Além da salivação excessiva, o estresse também pode se manifestar por tremores corporais ou pelo desejo de se esconder no canto do carro.

Como reconhecer a baba excessiva em um cachorro

pastor alemão

Cachorro deitado na grama. Foto – Freepik

A baba costuma ser acompanhada por outros sintomas que podem ajudar a identificar a causa da doença.

  • Dores nas gengivas ou nos dentes;
  • Recusa-se a comer ou come com cuidado e devagar,
  • Não permite tocar no rosto ou reage de forma dolorosa e inquieta ao toque.

Cachorro baba – Diagnóstico e tratamento

Se o animal de estimação aumentou repentinamente a salivação, é necessário diagnosticar e identificar a causa dessa condição. Assim, lembre-se se seu animal de estimação entrou em contato com substâncias tóxicas ou novos alimentos.

Se você suspeitar de uma infecção ou doença nos dentes ou gengivas, o médico deverá examinar o animal, avaliar o estado das membranas mucosas e observar a presença de outros sintomas.

Prevenção do aumento da salivação

A prevenção deve ser baseada no cumprimento da higiene bucal do animal, nutrição adequada, cuidados e manutenção. É imperativo fortalecer a imunidade de um animal de estimação de quatro patas por meio de vacinação e atividade física. Tudo isso se tornará uma barreira para o surgimento de doenças perigosas.

É importante monitorar o estado do cão e a quantidade de saliva excretada por dia. Se o seu aumento significativo for determinado visualmente, esse é um motivo para procurar um especialista para um diagnóstico mais detalhado, fazendo o diagnóstico correto.

Cachorro baba – Quando consultar o veterinário?

cão de boca aberta

Cão de boca aberta – Foto: Freepik

Quaisquer alterações no bem-estar, estado de saúde e comportamento de um animal de estimação de quatro patas são um motivo para entrar em contato com uma clínica veterinária.

Infelizmente, é muito fácil para os cães não perceberem o desenvolvimento de uma doença perigosa. Assim que o dono do cão notar mudanças drásticas, recomendamos que você leve-o imediatamente ao médico.

Conclusão

Agora você sabe por que seu cachorro saliva muito. Por fim, lembre-se de que a salivação descontrolada que surge repentinamente no cão deve ser um sinal para que o dono observe atentamente o animal.

Este é um sintoma que não devemos ignorar. Em vez de pensar sobre o que é a salivação excessiva de um cão, devemos procurar uma maneira de aliviar o sofrimento que esse sintoma sinaliza.