Você já ouviu falar em glucosamina? Sabia que ela tem uma importante atuação na saúde do seu cão? Isso mesmo, com ela o seu cachorrinho fica mais saudável e corre menos riscos de contrair doenças de articulações.

De fato, esse aminoácido combinado ao condroitina ajuda a tratar e, até mesmo, prevenir doenças nas cartilagens. Assim, seu cãozinho não sofrerá com aquelas fortes dores no corpo.

Que tal conhecer mais sobre esse assunto? Afinal, quem não quer que a saúde do seu bichinho de estimação fique sempre 100%?! Veja, vai ser super interessante!

O que é glucosamina?

glucosamina

Foto: Freepik

Sem dúvida, antes de mais nada é necessário explicar o que é a glucosamina. De fato, ele se trata de uma espécie de açúcar compõe as articulações dos animais, ou seja, as cartilagens.

Sobretudo, esse aminoácido é muito importante para a produção de glicosaminoglicanos, um componente muitíssimo importante para as cartilagens.

Aliás, quando se fala em glucosamina, também é falado sobre condroitina. De fato, esses dois são associados, pois a condroitina é encontrada nas articulações de cães. Além disso, ela tem o poder de inibir a produção de certas enzimas que são prejudiciais às cartilagens.

Desta maneira, esses nutrientes são utilizados para melhorar as articulações dos cães. Inclusive, eles são encontrados em diversas fontes.

A glucosamina, por exemplo, pode ser extraída de alguns mariscos. Alguns deles são o camarão, a lagosta e o caranguejo. Já a condroitina pode ser encontrada em moluscos, suínos, cartilagens de aves e até mesmo em peixes.

Agora, veja um pouquinho mais sobre as vantagens que a glucosamina tem a oferecer! Sem dúvida, é um aminoácido muito importante para o seu cachorro.

Quais são os benefícios da glucosamina?

São muitos os benefícios da glucosamina para o seu cão. Que tal conhecer alguns? Eles são muito importantes para o corpo do seu animalzinho de estimação. Confira a seguir:

  • Ela é responsável por amenizar a dor e a rigidez das articulações do seu cão;
  • A glucosamina retarda o processo de degeneração das cartilagens;
  • É ótima tanto para prevenir quanto para tratar doenças.

No entanto, não seria nada estranho se você estivesse se perguntando sobre os efeitos colaterais. Afinal, todos podem apresentar, mesmo que de maneira rara, algum efeito.

Assim, a glucosamina não é tão diferente. Entretanto, seus efeitos colaterais são extremamente raros,. Por isso, fique tranquilo. Alguns desses efeitos podem ser:

  • Gases;
  • Vômito;
  • Diarreia.

Além disso, esse aminoácido pode afetar no tratamento com a insulina. Porém, os cientistas ainda não descobriram os reais efeitos que uma tem sobre a outra. Sendo assim, é necessário que você veja com o seu veterinário se o tratamento é indicado caso o seu cão tenha diabetes.

Aliás, não só para os cães diabéticos, mas todos os outros cães. Não se deve medicar o seu animal de estimação a prescrição de um especialista no assunto. Afinal, muitas vezes algumas condições físicas nas quais a ingestão de algum remédio é desaconselhada pode passar desapercebida.

Esse aminoácido pode ajudar os cães?

glucosamina

Foto: Freepik

Sem dúvida, sim. Principalmente os cães de porte grande, que são os que mais sofrem com doenças nas articulações. No entanto, mesmo que o seu cão seja de porte pequeno, é importante ficar atento a qualquer anormalidade.

Inegavelmente, o consumo desse nutriente fará com que o seu cão não sinta tantas dores no caso do tratamento. Além disso, fará com que todo o processo de envelhecimento desse sistema seja retardado.

Aliás, seus cães irão agradecer. Afinal, eles vivem para correr e brincar por aí. Porém, isso não é possível quando se há uma dor que esteja tirando a paz do seu animalzinho.

Também, outro ponto super interessante a ser mencionado é a questão da presença da condroitina em algumas rações para cães idosos. Isso porque a condroitina e a glucosamina são grandes aliadas no tratamento dessas doenças.

Quais doenças que a glucosamina pode prevenir ou tratar?

Inegavelmente, já foi mencionado que a glucosamina ajuda a tratar e a prevenir doenças. Por isso, ela passou a ser muito importante para os cães. Que tal saber quais são elas para você ter uma ideia maior sobre a importância desse aminoácido?

Artrite

De fato, a artrite se trata de uma inflamação que afeta as articulações dos cães. Assim como a dos humanos, essa doença causa uma dor muito forte caso não seja tratada.

Além disso, faz com que os cães limitem os seus movimentos. Afinal, eles entender que o que causa um maior desconforto são os movimentos feitos para qualquer ato.

Geralmente, essa doença acomete cães de raças de porte médio e grande. No entanto, os pequenos também sofrem e não são raros os casos.

Assim, a glucosamina serve tanto para o tratamento quanto para a prevenção. Por isso, é aconselhado que você procure um veterinário. Afinal, ele irá indicar a dosagem certa.

Artrose

Sem dúvida, a artrose é uma doença que gera muita dor ao cão. Afinal, ela se trata de uma doença degenerativa. Ou seja, o quadro vai agravando sem que haja muito mais que possa parar isso.

Além disso, a artrose é uma doença crônica. Sendo assim, não apresenta um tratamento que vá curá-la. Tudo o que poderá ser feito poderá apenas amenizar a dor do seu cão.

Aliás, ela não é uma doença muito incomum e, além do mais, costuma atingir cães com mais idade. Seus principais sintomas são a dor, a letargia, a respiração ofegante ou até mesmo os latidos sem uma causa aparente.

Desta maneira, para que essa degeneração que atinge as cartilagens e o sistema articulatório seja amenizada, o melhor tratamento é o com glucosamina. Desta forma, o cão poderá conseguir mais qualidade de vida caso tenha essa doença terrível.

A glucosamina faz a diferença na saúde do seu cão

Foto: Freepik

Sem dúvida, a glucosamina faz a diferença quando se trata da saúde do seu cãozinho de estimação. Afinal, além de servir de tratamento contra doenças, ela ainda serve para a prevenção.

Sobretudo, para a doença de artrose a glucosamina se mostra muito efetiva. Especialmente porque aumenta a qualidade de vida do cão que está sofrendo com essa terrível doença crônica degenerativa.

Aliás, não há nada melhor do que prevenir, não é? Especialmente quando se trata da saúde desses seres que trazem tanta alegria para a casa. Para algumas famílias, inclusive, os pets são como filhos ou como membros da família.

Sendo assim, não deixe de consultar o veterinário e conversar sobre a possibilidade de usar a glucosamina com o seu são. Afinal, somente alguém especializado no assunto poderá indicar ou não.

Além disso, é necessário avaliar a condição de saúde do seu animalzinho antes de qualquer prescrição. Lembre-se que cães com diabetes não são aconselhados a tomarem esses remédios.